Governo Português lança Portal da Transparência Municipal

8184
0
Share:

A Xpand IT implementou para o Governo de Portugal o Portal da Transparência Municipal, desenhado para consulta de dados de natureza social, financeira e orçamental dos 308 municípios agregados.

Esta plataforma online disponibiliza mais de 100 indicadores relativos à gestão dos respetivos municípios, centralizando toda a informação dispersa ao longo das várias bases públicas. Esta solução é única no contexto nacional e internacional, na medida em que apresenta os dados de forma simples, clara e intuítiva, oferencendo possibilidades de exploração.

gestão do portal ficará a cargo da Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL) e da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), tendo a Xpand IT participado na definição do conceito e respetiva implementação. A plataforma foi oficialmente lançada no passado dia 21 de Julho, sendo mais um caso de sucesso na integração de tecnologias open source na Administração Pública, estando já disponível para consulta em www.portalmunicipal.pt

Para Miguel Poiares Maduro, Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional: “Este é um importante instrumento que visa melhorar a qualidade da nossa democracia. Além disso, o portal vai permitir combater o que existe de preconceito quanto à qualidade da nossa gestão autárquica, até porque a grande maioria dos municípios é exemplar. Por outro lado, os dados também vão ajudar a prosseguir a agenda de descentralização do Governo nas áreas da Saúde, Educação e Segurança Social”.
Para Ricardo Pires, Associate Partner & Business Intelligence Lead, Xpand IT: “Tratando-se de um projecto sobre transparência fazia todo o sentido a adopção de uma tecnologia open source e daí a escolha da plataforma Pentaho Business Analytics. Com base no estudo de design e na flexibilidade da plataforma foi possível criar um portal verdadeiramente diferenciador e acessível à generalidade das pessoas. Esperamos com o desenvolvimento deste portal ter dado o nosso contributo para uma melhor sociedade com cidadãos mais informados e participativos”.


Share:

Deixe o seu comentário