31719 0

Google, Delta e Nestlé são as empresas com melhor reputação em Portugal

A Google, Delta e a Nestlé são as companhias e marcas com melhor reputação em Portugal, de acordo com a edição de 2014 do Portugal RepTrak Pulse – Companies & Brands, da autoria do Reputation Institute. Participaram neste estudo mais de 40.000 cidadãos representativos da população em termos de região, género, idade e grau de formação, que em duas fases entre Outubro de 2013 e Março de 2014 avaliaram um universo de mais de 170 empresas a actuar no mercado português, que ultrapassaram com sucesso o índice de familiaridade e notoriedade espontânea. O score empresarial do país permitiu ainda determinar a reputação do Ambiente Económico em Portugal que este ano aumentou em relação aos dois anos anteriores.

No top 10 das empresas/ marcas mais reputadas em Portugal seis são portuguesas, entre elas constam a Delta, a Renova, a Sumol Compal, a Luso, Vista Alegre e RFM. A SuperBock, Pingo Doce e TAP estão no Top 20. As multinacionais voltam a dominar a lista do top 20, liderada pela Google, mas onde também se incluem a Nestlé, Danone, Microsoft, Rolex, Sony, Ikea entre outros.

A boa reputação das marcas e empresas é decisiva para os consumidores com 73% destes a recomendar e assumir ter intenção de compra de produtos e serviços das empresas no top 10 das mais reputadas. O ranking das marcas e empresas mais reputadas também é relevante para os investidores, onde 52% referem estarem dispostos a investir no grupo das 10 com melhor reputação.

Em períodos de crise os consumidores tendem a defender e proteger as marcas e empresas que lhe são mais próximas, como é o caso das marcas portuguesas. Por outro lado, as marcas e empresas que mais investiram no último ano, na relação e interacção com os seus stakeholders e que estão mais presentes no seu dia-a-dia, são aquelas que tendem a ser mais valorizadas ao nível da reputação”, comentou Pedro Tavares, representante do Reputation Institute em Portugal.

A reputação média das empresas e marcas a actuar em Portugal aumentou em 2014, atingindo este ano 66,5 (reputação moderada (> 70 reputação robusta)), o que significa que o Ambiente Económico, uma das três dimensões que constroem a Marca Portugal (as outras duas dimensões são: Governação e Ambiente Social) cresceu pela primeira vez depois de em 2012, o score empresarial ter caído face a 2011 e o mesmo aconteceu em 2013 em relação ao ano anterior.

O estudo deste ano comprova que a crise e a intervenção externa no País foram determinantes para avaliação da reputação das empresas a operar no nosso mercado, considerando que 2012 e 2013 os resultados apresentaram uma tendência de decrescimento da reputação das empresas em Portugal. Com o aproximar do fim da intervenção externa, a confiança dos inquiridos aumentou e esse factor reflectiu-se nos resultados deste ano”, acrescentou Pedro Tavares.

As mais Reputadas da Bolsa e por Sector

O estudo Portugal RepTraK Pulse 2014 também avaliou a reputação das empresas que integram o PSI 20, onde os inquiridos consideram a SONAE como a empresa mais reputada entre as cotadas na bolsa portuguesa, seguindo-se os CTT, a Galp, a Jerónimo Martins e o Grupo Portucel Soporcel.

No sector da Energia, a Galp lidera a lista seguida da EDP e da Repsol. No topo da lista da Banca estão dois bancos nacionais: a Caixa Geral de Depósitos e o Montepio, completando o pódio o banco alemão Deutsche Bank.

O Ikea é a companhia mais reputada no sector do Retalho, seguido pela Fnac e pelo Pingo Doce. A Renova, a L’óreal e a Unilever completam o Top 3 das empresas mais reputadas do sector de Produtos de Consumo. O sector da Alimentação & Bebidas é também liderado por uma empresa portuguesa, a Delta, seguindo a Nestlé e a Danone.

A cadeia portuguesa de “Hambúrgueres Gourmet”, H3 foi considerada pelos inquiridos como a empresa mais reputada no sector da Restauração, McDonalds e Telepizza completam o top 3. Os inquiridos também consideraram a TAP como a transportadora aérea com melhor reputação em Portugal, à frente da Emirates e da Easy Jet.

A Vodafone foi considerada a marca/empresa mais reputada no sector das Telecomunicações, atrás ficou a Zon/Optimus e a PT-Meo.  No sector dos Media, duas rádios e uma estação de televisão foram consideradas pelos consumidores como as marcas com melhor reputação em Portugal: a RFM, a SIC e a Rádio Comercial.

A Bayer foi considerada pelos inquiridos como a empresa/marca mais reputada no sector Farmacêutico, a Bial e a MSD- Merck Sharp Dohme completam este ranking. A Google, a Microsoft e a Apple foram consideradas as empresas mais reputadas no sector de Computer. A Sony ficou à frente da Samsung e, Philips na área de Electrical & Eletronics.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

GSTEP cresce 75% em 2014

A GSTEP acaba de anunciar os resultados financeiros de 2014 e as perspetivas até ao final do ano. Em 2014, a empresa atingiu os 2,8 milhões de euros

Apresentação de Resultados: Check Point continua a crescer

A Check Point anuncia os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2015, concluído no passado dia 30 de setembro, dos quais se destaca uma faturação de 404 milhões de

Ericsson lança solução de recuperação de desastres para emissoras

Não estar “no ar” é talvez o que todas as emissoras mais receiam, e, ainda assim, o custo proibitivo de sistemas de emissão redundantes implica que poucas possam

Check Point apresenta resultados financeiros do terceiro trimestre

A Check Point Software Technologies Ltd. anunciou os seus resultados financeiros para o terceiro trimestre do seu ano fiscal, que terminou a 30 de Setembro de 2012. “Os resultados do

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *