Google, Delta e Nestlé são as empresas com melhor reputação em Portugal

16104
0
Share:

A Google, Delta e a Nestlé são as companhias e marcas com melhor reputação em Portugal, de acordo com a edição de 2014 do Portugal RepTrak Pulse – Companies & Brands, da autoria do Reputation Institute. Participaram neste estudo mais de 40.000 cidadãos representativos da população em termos de região, género, idade e grau de formação, que em duas fases entre Outubro de 2013 e Março de 2014 avaliaram um universo de mais de 170 empresas a actuar no mercado português, que ultrapassaram com sucesso o índice de familiaridade e notoriedade espontânea. O score empresarial do país permitiu ainda determinar a reputação do Ambiente Económico em Portugal que este ano aumentou em relação aos dois anos anteriores.

No top 10 das empresas/ marcas mais reputadas em Portugal seis são portuguesas, entre elas constam a Delta, a Renova, a Sumol Compal, a Luso, Vista Alegre e RFM. A SuperBock, Pingo Doce e TAP estão no Top 20. As multinacionais voltam a dominar a lista do top 20, liderada pela Google, mas onde também se incluem a Nestlé, Danone, Microsoft, Rolex, Sony, Ikea entre outros.

A boa reputação das marcas e empresas é decisiva para os consumidores com 73% destes a recomendar e assumir ter intenção de compra de produtos e serviços das empresas no top 10 das mais reputadas. O ranking das marcas e empresas mais reputadas também é relevante para os investidores, onde 52% referem estarem dispostos a investir no grupo das 10 com melhor reputação.

Em períodos de crise os consumidores tendem a defender e proteger as marcas e empresas que lhe são mais próximas, como é o caso das marcas portuguesas. Por outro lado, as marcas e empresas que mais investiram no último ano, na relação e interacção com os seus stakeholders e que estão mais presentes no seu dia-a-dia, são aquelas que tendem a ser mais valorizadas ao nível da reputação”, comentou Pedro Tavares, representante do Reputation Institute em Portugal.

A reputação média das empresas e marcas a actuar em Portugal aumentou em 2014, atingindo este ano 66,5 (reputação moderada (> 70 reputação robusta)), o que significa que o Ambiente Económico, uma das três dimensões que constroem a Marca Portugal (as outras duas dimensões são: Governação e Ambiente Social) cresceu pela primeira vez depois de em 2012, o score empresarial ter caído face a 2011 e o mesmo aconteceu em 2013 em relação ao ano anterior.

O estudo deste ano comprova que a crise e a intervenção externa no País foram determinantes para avaliação da reputação das empresas a operar no nosso mercado, considerando que 2012 e 2013 os resultados apresentaram uma tendência de decrescimento da reputação das empresas em Portugal. Com o aproximar do fim da intervenção externa, a confiança dos inquiridos aumentou e esse factor reflectiu-se nos resultados deste ano”, acrescentou Pedro Tavares.

As mais Reputadas da Bolsa e por Sector

O estudo Portugal RepTraK Pulse 2014 também avaliou a reputação das empresas que integram o PSI 20, onde os inquiridos consideram a SONAE como a empresa mais reputada entre as cotadas na bolsa portuguesa, seguindo-se os CTT, a Galp, a Jerónimo Martins e o Grupo Portucel Soporcel.

No sector da Energia, a Galp lidera a lista seguida da EDP e da Repsol. No topo da lista da Banca estão dois bancos nacionais: a Caixa Geral de Depósitos e o Montepio, completando o pódio o banco alemão Deutsche Bank.

O Ikea é a companhia mais reputada no sector do Retalho, seguido pela Fnac e pelo Pingo Doce. A Renova, a L’óreal e a Unilever completam o Top 3 das empresas mais reputadas do sector de Produtos de Consumo. O sector da Alimentação & Bebidas é também liderado por uma empresa portuguesa, a Delta, seguindo a Nestlé e a Danone.

A cadeia portuguesa de “Hambúrgueres Gourmet”, H3 foi considerada pelos inquiridos como a empresa mais reputada no sector da Restauração, McDonalds e Telepizza completam o top 3. Os inquiridos também consideraram a TAP como a transportadora aérea com melhor reputação em Portugal, à frente da Emirates e da Easy Jet.

A Vodafone foi considerada a marca/empresa mais reputada no sector das Telecomunicações, atrás ficou a Zon/Optimus e a PT-Meo.  No sector dos Media, duas rádios e uma estação de televisão foram consideradas pelos consumidores como as marcas com melhor reputação em Portugal: a RFM, a SIC e a Rádio Comercial.

A Bayer foi considerada pelos inquiridos como a empresa/marca mais reputada no sector Farmacêutico, a Bial e a MSD- Merck Sharp Dohme completam este ranking. A Google, a Microsoft e a Apple foram consideradas as empresas mais reputadas no sector de Computer. A Sony ficou à frente da Samsung e, Philips na área de Electrical & Eletronics.


Share:

Deixe o seu comentário