GMV fornece sistemas tecnológicos de suporte a projetos do Estado Português

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A GMV anunciou o seu suporte e envolvimento tecnológico em dois projetos promovidos pelo Estado Português: ‘Transporte a Pedido na Região do Médio Tejo’ e ‘Portugal Porta-a-Porta’.

Recentemente o Governo Português apresentou no ‘Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas – Horizonte 2014-2020’, o sistema de ‘Transporte a Pedido na Região do Médio Tejo’ como um exemplo a seguir para a implementação do programa ‘Portugal Porta-a-Porta’, o qual faz uso de tecnologia desenvolvida pela GMV.

O programa ‘Portugal Porta-a-Porta’ pretende fomentar o desenvolvimento do transporte flexível de passageiros de forma a satisfazer as necessidades de mobilidade dos cidadãos nas zonas de baixa densidade populacional e com custos sustentáveis para o erário público.

O sistema de ‘Transporte a Pedido na Região do Médio Tejo’ foi implementado pela Comunidade Municipal do Médio Tejo inicialmente no concelho de Mação e será alargado brevemente ao concelho do Sardoal e a algumas freguesias de Abrantes. Distingue-se do transporte regular de passageiros porque é o cliente que desencadeia a viagem, através do seu pedido para uma central de reservas. Deste modo, as viaturas envolvidas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só passam nas paragens que tiverem reservas.

Os sistemas tecnológicos de suporte ao ‘Transporte a Pedido na Região do Médio Tejo’ foram fornecidos pela GMV e permitem:

A implementação de todas as funcionalidades do serviço: reservas, definição de rotas ótimas com base nas reservas existentes e nas viaturas disponíveis, cancelamentos de viagens, etc
Acompanhamento em tempo real da execução do serviço pelos operadores de transporte, através de uma ferramenta de seguimento das viaturas envolvidas
O cálculo do valor a ser pago aos operadores de transportes com base nos Kms reais percorridos pelas viaturas e outros parâmetros contratualizados pela entidade pública
A monitorização da qualidade e dos níveis de serviço prestado pelos operadores de transporte
A criação de estatísticas sobre a utilização do serviço
A realização de inquéritos de satisfação sobre o serviço entre a população


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