135 0

GMV desenvolve Arquivo de Armas digital para a PSP

A GMV foi a empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto RIDAP (Repositório de Informação Digital sobre Armas e Proprietários) para o Departamento de Armas e Explosivos (DAE) da Polícia de Segurança Pública (PSP), em coordenação com o – Gabinete de Sistemas de Informação (GSI).

A PSP possui um arquivo de mais de um milhão de fichas em papel referentes ao cadastro de armas e proprietários que é objeto de pesquisas frequentes, e cuja informação não se encontrava disponível no SIGAE (Sistema Integrado de Gestão de Armas e Explosivos), sistema operacional para gestão da informação de armas e explosivos. O facto destas fichas apenas se encontrarem em formato físico fazia com que os processos de consulta fossem naturalmente demorados e difíceis de realizar, com significativo impacto nas atividades da PSP que deles dependiam.

Com o desenvolvimento e implementação do projeto RIDAP, integrado na estratégia global de modernização administrativa, a PSP cumpriu o objetivo principal de desmaterializar (por digitalização) e indexar este arquivo, passando a dispor de um repositório digital estruturado, acessível através de uma interface web de pesquisa, simples e eficaz. Adicionalmente, foi desenvolvido um conjunto de interfaces aplicacionais que permite a integração desta informação noutros sistemas aplicacionais da PSP, em particular no sistema SEI (Sistema Estratégico de Informação) e no já referido sistema SIGAE.

A implementação do projeto decorreu entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro trimestre de 2017 e dividiu-se em duas grandes fases:

  1. digitalização e indexação das fichas de armas e proprietários;
  2. ii) desenvolvimento aplicacional, com a implementação da componente web de pesquisa e das APIs para integração aplicacional.

Related Post

Leave a Comment:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *