Connect with us

Leak Business

GfK lança plataforma para sector financeiro

Patricia Fonseca

Publicado a

Chama-se Financial Market Intelligence e consiste na nova solução da GfK que reúne numa única plataforma dados sobre a conjuntura, mercado, marcas e consumidor, no sector da banca e seguros. Resultado de uma parceria com a Cortex, esta solução agregadora, inovadora e inteligente, é única no mercado nacional.

A consultoria e conhecimento em pesquisa de mercado da GfK aliada à experiência tecnológica em inteligência artificial e analítica da Cortex, é reflectida nesta solução através do acesso imediato, da permanente actualização da informação e da personalização das análises.

Este é um projecto agregador para a área financeira, que reúne os tradicionais KPI’s de consumidor, do sector, de mercado e marca, até agora dispersos por diferentes estudos, nomeadamente quotas de mercado, notoriedade das marcas, da comunicação e de sponsoring, imagem das marcas, satisfação, NPS, entre outros.

É, ao mesmo tempo, inovador, na medida em que acrescenta novos indicadores até aqui não avaliados, ou avaliados apenas esporadicamente – como share-of-voice nos meios de comunicação social (notícias do sector e das marcas), share-of-voice nos social media (comentários/ posts sobre as marcas e seus stakeholders) –, que permitem a realização de análises quantitativas e de conteúdo sobre toda a informação produzida por meios e clientes finais.

A nova ferramenta lançada pela GfK é inteligente, já que este conhecimento holístico do mercado está todo reunido numa plataforma interactiva e extremamente intuitiva, que permite aceder a toda a informação de forma integrada e rápida e, simultaneamente, permite a customização da informação em função das necessidades específicas de cada marketeer, sem necessidade de softwares próprios ou conhecimentos de programação.

O Grupo GfK possui mais de 20 anos de experiência destes projectos para o sector financeiro. Para desenvolver a Financial Market Intelligence, a GfK implementou um estudo regular sindicado para o mercado financeiro, o estudo FMDS, que é uma referência em muitos países europeus. Este estudo, ao reunir os principais indicadores de mercado, marca e publicidade, assegura aos principais players mundiais do sector financeiro análises comparativas dos seus principais KPI’s, bem como, benchmarks nacionais e internacionais.

Por outro lado, a Cortex desenvolveu tecnologia de market e competitive intelligence, possibilitando a monitorização da envolvente externa dos clientes (conjuntura, mercado, concorrência, clientes, fornecedores) e a sistematização da informação e indicadores recolhidos de fontes externas numa plataforma, agregando textos, notícias, vídeos e indicadores analíticos sobre os dados recolhidos, para construir “inteligência” sobre os mesmos.

António Gomes, director da GfK, refere que “este é um projecto revolucionário no sector da banca e seguros, uma vez que disponibiliza numa única ferramenta, de forma integrada e flexível toda a informação sobre o consumidor, o mercado e as marcas, maximizando os fluxos de informação e a eficiência de processos, permitindo que os nossos clientes possam cruzar, de forma praticamente imediata, variáveis e KPI’s até agora dispersas por vários estudos e softwares.

Por sua vez, Artur Romão, director da Cortex, acrescenta que “a parceria com a GfK possibilita à Cortex a introdução das nossas soluções inteligentes num dos mercados mais competitivos por natureza, como é o sector bancário, ao mesmo tempo que esta associação a um líder em estudos de mercado nos permitiu desenvolver em conjunto uma solução completamente inovadora, de maior valor acrescentado quando comparada com as ofertas tradicionais existentes nesta área.“

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias6 horas atrás

Tecnologia de reconhecimento da íris da NEC no 1º lugar nos testes do NIST

A NEC Corporation anunciou que a sua tecnologia de reconhecimento de íris alcançou a mais alta avaliação de precisão de...

Notícias6 horas atrás

QNAP completa gama NAS de 9 baías com NAS multimédia TVS-951X

Após o lançamento da série TS-932X (equipada com um CPU da AnnapurnaLabs) e da série TS-963X (equipada com um CPU da AMD), a QNAP...

Notícias1 dia atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias1 dia atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...

Notícias1 dia atrás

MetLife seleciona LUCEP como vencedora do desafio Collab 3.0 EMEA

A MetLife anuncia a eleição da Lucep como a startup vencedora do seu programa de inovação global COLAB 3.0 EMEA,...

Notícias1 semana atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias1 semana atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...

Notícias1 semana atrás

OutSystems ganha prémio de inovação pelo terceiro ano consecutivo

A OutSystems  foi considerada a Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018 nos SIIA CODiE Awards. Estes prémios destacam empresas que,...