GfK lança plataforma para sector financeiro

8624
0
Share:

Chama-se Financial Market Intelligence e consiste na nova solução da GfK que reúne numa única plataforma dados sobre a conjuntura, mercado, marcas e consumidor, no sector da banca e seguros. Resultado de uma parceria com a Cortex, esta solução agregadora, inovadora e inteligente, é única no mercado nacional.

A consultoria e conhecimento em pesquisa de mercado da GfK aliada à experiência tecnológica em inteligência artificial e analítica da Cortex, é reflectida nesta solução através do acesso imediato, da permanente actualização da informação e da personalização das análises.

Este é um projecto agregador para a área financeira, que reúne os tradicionais KPI’s de consumidor, do sector, de mercado e marca, até agora dispersos por diferentes estudos, nomeadamente quotas de mercado, notoriedade das marcas, da comunicação e de sponsoring, imagem das marcas, satisfação, NPS, entre outros.

É, ao mesmo tempo, inovador, na medida em que acrescenta novos indicadores até aqui não avaliados, ou avaliados apenas esporadicamente – como share-of-voice nos meios de comunicação social (notícias do sector e das marcas), share-of-voice nos social media (comentários/ posts sobre as marcas e seus stakeholders) –, que permitem a realização de análises quantitativas e de conteúdo sobre toda a informação produzida por meios e clientes finais.

A nova ferramenta lançada pela GfK é inteligente, já que este conhecimento holístico do mercado está todo reunido numa plataforma interactiva e extremamente intuitiva, que permite aceder a toda a informação de forma integrada e rápida e, simultaneamente, permite a customização da informação em função das necessidades específicas de cada marketeer, sem necessidade de softwares próprios ou conhecimentos de programação.

O Grupo GfK possui mais de 20 anos de experiência destes projectos para o sector financeiro. Para desenvolver a Financial Market Intelligence, a GfK implementou um estudo regular sindicado para o mercado financeiro, o estudo FMDS, que é uma referência em muitos países europeus. Este estudo, ao reunir os principais indicadores de mercado, marca e publicidade, assegura aos principais players mundiais do sector financeiro análises comparativas dos seus principais KPI’s, bem como, benchmarks nacionais e internacionais.

Por outro lado, a Cortex desenvolveu tecnologia de market e competitive intelligence, possibilitando a monitorização da envolvente externa dos clientes (conjuntura, mercado, concorrência, clientes, fornecedores) e a sistematização da informação e indicadores recolhidos de fontes externas numa plataforma, agregando textos, notícias, vídeos e indicadores analíticos sobre os dados recolhidos, para construir “inteligência” sobre os mesmos.

António Gomes, director da GfK, refere que “este é um projecto revolucionário no sector da banca e seguros, uma vez que disponibiliza numa única ferramenta, de forma integrada e flexível toda a informação sobre o consumidor, o mercado e as marcas, maximizando os fluxos de informação e a eficiência de processos, permitindo que os nossos clientes possam cruzar, de forma praticamente imediata, variáveis e KPI’s até agora dispersas por vários estudos e softwares.

Por sua vez, Artur Romão, director da Cortex, acrescenta que “a parceria com a GfK possibilita à Cortex a introdução das nossas soluções inteligentes num dos mercados mais competitivos por natureza, como é o sector bancário, ao mesmo tempo que esta associação a um líder em estudos de mercado nos permitiu desenvolver em conjunto uma solução completamente inovadora, de maior valor acrescentado quando comparada com as ofertas tradicionais existentes nesta área.“


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário