22213 0

GfK lança plataforma para sector financeiro

Chama-se Financial Market Intelligence e consiste na nova solução da GfK que reúne numa única plataforma dados sobre a conjuntura, mercado, marcas e consumidor, no sector da banca e seguros. Resultado de uma parceria com a Cortex, esta solução agregadora, inovadora e inteligente, é única no mercado nacional.

A consultoria e conhecimento em pesquisa de mercado da GfK aliada à experiência tecnológica em inteligência artificial e analítica da Cortex, é reflectida nesta solução através do acesso imediato, da permanente actualização da informação e da personalização das análises.

Este é um projecto agregador para a área financeira, que reúne os tradicionais KPI’s de consumidor, do sector, de mercado e marca, até agora dispersos por diferentes estudos, nomeadamente quotas de mercado, notoriedade das marcas, da comunicação e de sponsoring, imagem das marcas, satisfação, NPS, entre outros.

É, ao mesmo tempo, inovador, na medida em que acrescenta novos indicadores até aqui não avaliados, ou avaliados apenas esporadicamente – como share-of-voice nos meios de comunicação social (notícias do sector e das marcas), share-of-voice nos social media (comentários/ posts sobre as marcas e seus stakeholders) –, que permitem a realização de análises quantitativas e de conteúdo sobre toda a informação produzida por meios e clientes finais.

A nova ferramenta lançada pela GfK é inteligente, já que este conhecimento holístico do mercado está todo reunido numa plataforma interactiva e extremamente intuitiva, que permite aceder a toda a informação de forma integrada e rápida e, simultaneamente, permite a customização da informação em função das necessidades específicas de cada marketeer, sem necessidade de softwares próprios ou conhecimentos de programação.

O Grupo GfK possui mais de 20 anos de experiência destes projectos para o sector financeiro. Para desenvolver a Financial Market Intelligence, a GfK implementou um estudo regular sindicado para o mercado financeiro, o estudo FMDS, que é uma referência em muitos países europeus. Este estudo, ao reunir os principais indicadores de mercado, marca e publicidade, assegura aos principais players mundiais do sector financeiro análises comparativas dos seus principais KPI’s, bem como, benchmarks nacionais e internacionais.

Por outro lado, a Cortex desenvolveu tecnologia de market e competitive intelligence, possibilitando a monitorização da envolvente externa dos clientes (conjuntura, mercado, concorrência, clientes, fornecedores) e a sistematização da informação e indicadores recolhidos de fontes externas numa plataforma, agregando textos, notícias, vídeos e indicadores analíticos sobre os dados recolhidos, para construir “inteligência” sobre os mesmos.

António Gomes, director da GfK, refere que “este é um projecto revolucionário no sector da banca e seguros, uma vez que disponibiliza numa única ferramenta, de forma integrada e flexível toda a informação sobre o consumidor, o mercado e as marcas, maximizando os fluxos de informação e a eficiência de processos, permitindo que os nossos clientes possam cruzar, de forma praticamente imediata, variáveis e KPI’s até agora dispersas por vários estudos e softwares.

Por sua vez, Artur Romão, director da Cortex, acrescenta que “a parceria com a GfK possibilita à Cortex a introdução das nossas soluções inteligentes num dos mercados mais competitivos por natureza, como é o sector bancário, ao mesmo tempo que esta associação a um líder em estudos de mercado nos permitiu desenvolver em conjunto uma solução completamente inovadora, de maior valor acrescentado quando comparada com as ofertas tradicionais existentes nesta área.“


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

MULTIBANCO eleita Superbrand 2014

A marca MULTIBANCO é galardoada, pelo terceiro ano consecutivo, como Superbrand. Mais uma vez está patente neste prémio o reconhecimento da contribuição da Rede MULTIBANCO para o bem-estar

‘Acer Reliability Promise’ para PMEs Estendido até junho de 2014

A Acer anunciou hoje as melhorias ao programa ‘Acer Reliability Promise’, que se foca nas Pequenas e Médias Empresas (PME) e Small Office, Home Office (SoHo) e cobre

Transcom com receitas superiores a 130 milhões de euros na Região Ibérica e América Latina em 2013

A Transcom apresentou em 2013 sólidos resultados económicos com receitas mundiais de mais de 650 milhões de euros, um aumento de cerca de 8% relativamente ao ano anterior. Relativamente

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *