Connect with us

Leak Business

GEFCO lança Opteam – solução de otimização de fluxos

Bruno Fonseca

Publicado a

A GEFCO completou uma nova etapa na implementação do seu projeto na área da tecnologia da informação com a instalação da plataforma Opteam, desenvolvida e instalada em colaboração com a CEREZA. Este componente essencial do programa TOSCA tem como objetivo a otimização dos fluxos Overland, de modo a aumentar a sua competitividade. A solução está agora instalada em cerca de vinte países.

O Opteam faz parte do programa TOSCA, um programa composto por 4 partes, cuja instalação inicial estará completa no final de 2014: o CMS (Carrier Management System – Sistema de Gestão para Transportadoras) que se destina à gestão dos transportadores, o Opteam para o mapeamento e otimização de fluxos e para vários projetos de recolha de dados, o sistema CADIS para as atividades de grupagem e diversas ferramentas para a atividade LOT, bem como uma plataforma colaborativa cliente para o rastreamento e gestão de encomendas.

Mapeamento dos fluxos de transporte Overland para assegurar a máxima otimização

O objetivo da plataforma Opteam é o mapeamento e análise das viagens realizadas e a identificação dos pontos onde é possível implementar ações de otimização de rotas.

A análise de fluxos de transporte Overland é realizada por zona geográfica, para um determinado cliente ou para um determinado transportador, tanto nos casos dos fluxos regulares, como nos ocasionais. A visualização dos fluxos num ecrã torna possível uma rápida identificação dos desequilíbrios de uma localidade para outra. Uma vez identificadas as disfunções, a GEFCO pode priorizar as ações a implementar para otimizar os fluxos, nomeadamente pela organização de percursos de ida e volta, de forma a reduzir sistematicamente o número de viagens em que os camiões regressam vazios.

Arnaud LEVILLAIN, Responsável pela Otimização e Engenharia Overland da GEFCO salientou que “a otimização das rotas constitui um importante desafio financeiro para a GEFCO e para os nossos transportadores. Graças à visibilidade da rede proporcionada pelo Opteam temos a capacidade de enfrentar este desafio”, acrescentando ainda que “uma vantagem adicional da plataforma é o facto de ser utilizável no caso de lançamento de concursos públicos, o que nos permite oferecer aos nossos clientes uma solução competitiva e otimizada em termos de prazos, taxas e planos de transporte.”

O trabalho de equipa é essencial para uma operação bem-sucedida

A ferramenta Opteam facilita a troca de informações e o desenvolvimento de soluções de forma colaborativa, entre colegas em regiões geograficamente distintas. A implementação das várias ações de otimização viabilizadas pela solução exigiu da GEFCO a reavaliação das suas operações e conduziu à criação de uma função particular como “optimizador de fluxos”.

Desde a sua implementação no início de 2013 por toda a rede europeia da GEFCO, o portal Opteam tem permitido levar a cabo mais de 90 estudos com o objetivo de estabelecer circuitos de viagem. Além da redução do número de viagens em que os camiões regressam vazios, a utilização do novo sistema resultou da expansão do plano de transporte. Assim, os serviços de afretamento conseguiram aumentar a sua produtividade, visto que foi registado pelo sistema de gestão operativa um acréscimo de viagens regulares. Esta ferramenta também torna possível obter uma perspetiva sobre os diferentes fluxos que ocorrem entre um país e outro e melhora a colaboração entre as filiais. Para ajudar na gestão da solução Opteam, três responsáveis de zona lideraram as equipas de otimização em França, na Europa Central e de Leste e na Europa Ocidental.

A solução já mostrou a sua capacidade de gerar poupanças, dado que a redução média de custos para as viagens em questão nos circuitos recém-criados excede os 7%”, destacou Artem Mardian, Responsável de estudos de otimização e de desenvolvimento de atividade Overland para a Europa Central e de Leste.

Tecnologia irá impulsionar a área de negócio Overland

A GEFCO está a investir fortemente nas novas tecnologias de informação para assegurar um processo de transporte Overland ininterrupto e para aumentar a produtividade, o desempenho e o valor acrescentado para os seus clientes.

O Opteam é uma ferramenta inovadora e um pioneiro da Inteligência Geo-Empresarial: graças à sua capacidade de valorização dos critérios geográficos tem a capacidade de analisar e visualizar as operações de transporte e de simular as soluções de otimização”, concluiu Bruno RIVOALLAN, Diretor Corporativo Overland do Grupo GEFCO.

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias13 horas atrás

Bizdirect é o parceiro do ano da Microsoft Portugal em CRM

Decorre esta semana mais uma edição do Inspire, o evento anual da Microsoft Corporation dedicado ao ecossistema mundial de parceiros...

Notícias19 horas atrás

Tecnologia de reconhecimento da íris da NEC no 1º lugar nos testes do NIST

A NEC Corporation anunciou que a sua tecnologia de reconhecimento de íris alcançou a mais alta avaliação de precisão de...

Notícias19 horas atrás

QNAP completa gama NAS de 9 baías com NAS multimédia TVS-951X

Após o lançamento da série TS-932X (equipada com um CPU da AnnapurnaLabs) e da série TS-963X (equipada com um CPU da AMD), a QNAP...

Notícias2 dias atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias2 dias atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...

Notícias2 dias atrás

MetLife seleciona LUCEP como vencedora do desafio Collab 3.0 EMEA

A MetLife anuncia a eleição da Lucep como a startup vencedora do seu programa de inovação global COLAB 3.0 EMEA,...

Notícias1 semana atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias1 semana atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...