GEFCO lança aplicação para facilitar os controlos de carregamento de veículos

8448
0
Share:

Com o intuito de proporcionar uma qualidade de serviço sem falhas, a GEFCO desenvolveu uma aplicação para iPad que permite facilitar os controlos de carregamento de veículos. Desenvolvida de acordo com as exigências operacionais no terreno, a aplicação oferece inúmeras vantagens, tornando ainda mais seguro as prestações de transporte automóvel.

Uma aplicação feita à medida e concebida para a utilização no terreno

A tarefa principal dos supervisores de carregamento é assegurar o devido cumprimento das regras que regem os serviços de transporte de veículos do Grupo GEFCO. Para facilitar o trabalho quotidiano destes supervisores, a GEFCO desenvolveu um sistema pioneiro: a aplicação «Supervisor de Carregamento» que pode agora ser descarregada para iPad. Esta tem como objetivo ajudar as equipas que realizam os controlos de carregamento de veículos.

Concebida em 2011 pelas equipas FVL da GEFCO (Finished Vehicle Logistics), a aplicação é atualmente utilizada em 7 filiais do Grupo (Brasil, França, República Checa, Reino Unido, Eslovénia, Eslováquia e Polónia), e está a ser considerada a implementação da ferramenta nas restantes filiais do Grupo. Desde a limpeza dos porta-automóveis às regras de segurança, tais como o uso obrigatório de equipamento de proteção ou o ajuste do ângulo das rampas de carregamento, nenhuma norma de qualidade é ignorada por esta aplicação de última geração.

GEFCO_ipad 7031

Os veículos, quando chegam aos parques automóveis da GEFCO, são tratados sistematicamente pelas equipas FVL. Antes do envio dos veículos, tanto para curtas como longas distâncias, os supervisores de carregamento, no cumprimento das normas estabelecidas, examinam os veículos, verificam-nos e indicam por escrito eventuais anomalias antes de os enviarem para reparação.

«A aplicação para iPad permite ao supervisor a realização de todas estas tarefas sem nunca ter de utilizar uma folha de papel, um lápis ou uma máquina fotográfica,» salienta Morgan Bochet, Responsável de Projetos FVL, que esteve na origem da criação desta aplicação. «Esta é uma ferramenta simples, interativa, de fácil utilização, intuitiva e feita à medida, produzida de acordo com as exigências da indústria. Simplifica consideravelmente as operações de controlo e elimina todos os custos associados a um sistema de suporte em papel (como os de transporte, de impressão e de reciclagem), ajudando assim a reduzir a pegada ecológica».

Além disso, o seu revestimento protetor em fibra Kevlar, também de design interno, permite que o iPad possa ser utilizado ao ar livre sob quaisquer condições climatéricas e sem risco de interferências.

Uma aplicação virtual para facilitar o trabalho de controlo

Utilizando o seu iPad, o supervisor pode agora inspecionar os veículos com apenas alguns cliques, evitando a tarefa de apontar todos os pormenores em papel. Além disso, já não há necessidade de introduzir os dados no computador ao fim do dia. Em vez de preencher em papel uma lista de anomalias, o supervisor tem apenas de navegar pelos diferentes ecrãs de validação e preencher em simultâneo os pontos obrigatórios de controlo de qualidade. No fim, um sumário do controlo é exibido e as duas partes envolvidas apenas têm de deixar as suas assinaturas eletrónicas no ecrã, a fim de evitar quaisquer conflitos subsequentes.

No cruzamento de todos os fluxos internacionais, os parques automóveis da GEFCO recebem condutores de várias nacionalidades que vêm carregar ou descarregar veículos. A aplicação, disponível em 15 idiomas (com possibilidade de adicionar mais), converte todas as informações recolhidas pelo supervisor para um formato facilmente entendido, com a ajuda de fotos tiradas pelo iPad e de gráficos ou ilustrações que permitem uma visualização imediata, no idioma do condutor, das causas da anomalia. É esta função que permite a utilização da aplicação em qualquer parte do mundo. A adição de novos idiomas e informação é controlada remotamente pela central, assegurando às equipas de controlo um sistema sempre atualizado.

O facto de os processos serem automatizados significa que os colaboradores da GEFCO não perdem tempo com tarefas administrativas, permitindo-lhes concentrarem-se nas suas tarefas operacionais.

Inovação, a chave para um melhor desempenho operacional

Para Andrea Conti, Diretor FVL do grupo GEFCO, «os sistemas de informação na logística de veículos acabados desempenham um papel essencial. Graças à utilização de interface pelos nossos clientes (construtores, importadores, concessionários), podemos acompanhar cada etapa dos processos de transição dos veículos. Além disso, a otimização do desempenho operacional implica um compromisso total para com as normas de qualidade e pelo cumprimento de prazos. Implica também a utilização de produtos e energias amigas do ambiente, bem como o seguimento de políticas de segurança».

A qualidade dos serviços logísticos em cada etapa da cadeia de abastecimento é um fator essencial na melhoria da competitividade dos fabricantes. Para assegurar que os clientes usufruem de uma qualidade de serviço irrepreensível, a GEFCO elaborou e implementou rigorosos procedimentos de qualidade, aplicados em todo o mundo, e que procura melhorar constantemente.

A aplicação «Supervisor de Carregamento» constitui um excelente exemplo deste compromisso com a melhoria contínua. Utilizando a tecnologia 3G, o iPad permite o envio da informação para o servidor, de forma imediata se a rede assim o permitir, ou após um curto período de tempo, uma vez restabelecida a cobertura, através da gravação automática de todo o trabalho realizado. Isto implica a existência de uma ligação permanente entre o iPad e o parque automóvel GEFCO, assegurando que os dados enviados estão corretos e em conformidade com o regulamento. Relatórios eletrónicos, imediatamente passíveis de serem utilizados, são gerados de forma automática para que possam ser enviados para o departamento de qualidade do local em questão bem como para a empresa à qual o veículo pertence.

«Esta é uma aplicação revolucionária porque cumpre todos estes requisitos. Otimiza a produtividade do supervisor de carregamento e assinala a chegada do tablet digital à indústria da logística automóvel.» explica Guillaume Chavanat, Responsável FVL em França.


Share:

Deixe o seu comentário