18915 0

Garmin adquire Geoset

A Garmin acaba de adquirir através de uma das suas subsidiárias a Geoset, zapstopstvo, trgovina, servis, d.o.o., a empresa distribuidora especializada na comercialização dos produtos Garmin para os mercados automóvel, lazer em outdoor, fitness e náutica na Eslovénia.

No seguimento deste negócio, a empresa vai mudar de nome para Garmin trgovina, servis d.o.o., mantendo as operações na sua fábrica atualmente localizada em Šenčur, na qual trabalham 14 colaboradores.

Com esta aquisição, a Garmin demonstra que continua a seguir o rumo certo na sua estratégia de crescimento global e solidificação do mercado europeu, para o que tem contribuído uma política de aquisições e parcerias de sucesso. Há cerca de um mês, o fabricante anunciava a compra da Nexus Marine AB – agora Garmin Estocolmo AB, subsidiária integral da Garmin Ltd – uma empresa de capitais privados que se dedica ao desenho e fabrico de instrumentação para o mercado de navegação por mar, mais especificamente para os segmentos de vela e iate.

Igualmente no setor náutico, a Garmin anunciava no passado mês de março a aquisição da Interphase, uma empresa de produtos eletrónicos náuticos e líder no fabrico de sondas com “phased array”, uma tecnologia sofisticada e única que permite ter uma imagem virtual do fundo do mar a partir da parte da frente do barco, utilizando a técnica de ultrassons similar à que é usada nos meios médicos.

Também no início do ano, a Garmin convertia definitivamente a Navigon GmbH em Garmin Wuerzburg GmbH, concluindo com total sucesso um processo de integração que tinha começado em finais de julho de 2011 quando a Garmin finalizou a aquisição da Navigon. Esta operação permitiu obter uma evidente melhoria das capacidades da companhia enquanto líder mundial nos mercados automóvel e de soluções de navegação, sendo a Garmin Wuerzburg a materialização de um escritório na Europa Central, e que se apresenta como um centro de produção e de gestão para desenvolver dispositivos que vão ao encontro às necessidades dos modernos utilizadores europeus.

A estratégia de consolidação e crescimento global da Garmin passa não só por aquisições de empresas chave, mas também pela criação de parcerias de elevado valor acrescentado. É o caso da Jeppesen, uma empresa líder de mercado em serviços de operações de navios e soluções de navegação digital, com a qual a Garmin estabeleceu em setembro passado uma importante aliança estratégica no campo da cartografia marítima. Como parte do acordo, a Jeppesen garante o mais variado conteúdo náutico para benefício dos produtos de navegação com GPS Garmin BlueChart g2 e g2 Vision, enquanto a Garmin disponibiliza aos seus clientes os mapas mais recentes da Jeppesen para as regiões de Itália, Índia e Bahamas.

“É com grande satisfação que a família Garmin dá as boas-vindas à equipa eslovena”, salienta Cliff Pemble, presidente e COO da Garmin. O responsável sublinha ainda que “a Europa de Leste é um mercado em crescimento para dispositivos de GPS, e esperamos que esta aquisição nos permita manter um papel de liderança nesta região chave”.

Os termos financeiros da transação não foram divulgados.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Projeto IBM Smarter Cities Challenge arranca hoje em Faro

A cidade de Faro, a única cidade portuguesa vencedora da Iniciativa Smarter Cities Challenge da IBM, recebe a partir de hoje, e durante as próximas três semanas, uma

Quidgest ganha novo projeto na América Latina

A ENATREL – Empresa Nacional de Transmissão Elétrica da Nicarágua é o mais recente projeto da Quidgest na América Latina. A tecnológica portuguesa foi escolhida para implementar o

SISCOG optimiza Caminhos-de-Ferro Holandeses

No início deste ano, os Caminhos-de-Ferro Holandeses (NS) abordaram a SISCOG, sua fornecedora e parceira há mais de 20 anos, especializada em soluções de planeamento e gestão optimizada

Facebook: 4 milhões de empresas em todo o mundo anunciam ativamente na rede social

As estratégias digitais podem ajudar as empresas a crescer tanto a nível nacional como internacional – e isso pode ter um grande impacto na economia global. O principal

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *