Fujitsu integra solução NetApp na Locarent

10648
0
Share:

A Fujitsu foi a empresa escolhida pela Locarent para efectuar toda a restruturação da sua plataforma de armazenamento de dados, integrando uma solução NetApp capaz de assegurar virtualização, replicação de dados e disaster recovery.

A Locarent é uma empresa de aluguer de viaturas automóveis, com 10 anos de existência. A empresa, detida 50% pela CGD e 50% pelo BES, conta actualmente com uma frota activa de 17.000 viaturas e 80 colaboradores. A Locarent necessitava restruturar a sua plataforma de storage, procurando uma solução de armazenamento de maior capacidade, que também contemplasse flexibilidade na administração da infra-estrutura, com a possibilidade de replicação de dados no centro de disaster recovery já implementado.

A solução implementada pela Fujitsu baseou-se na gama NetApp FAS2000 para os dois data centers existentes (centro de produção e centro de disaster recovery), estando estas unidades equipadas com discos fibre channel de 15.000 RPM, permitindo fazer face às necessidades de desempenho actuais e futuras. Foi igualmente instalada uma solução de software para que a Locarent pudesse retirar todo o partido desta plataforma, integrando-a em qualquer ambiente, destacando-se ainda a instalação do software SnapManager para a gestão da replicação automática dos dados de disaster recovery.

Com esta renovação tecnológica foi possível aumentar o desempenho das aplicações, com impacto directo nos utilizadores dos dados. A título de exemplo, ao nível da facturação, esta solução permitiu reduzir o tempo de processamento de 23 horas para menos de 4 horas. Por outro lado, a tecnologia NetApp através da implementação de thin provisioning assegurou uma gestão optimizada do espaço em disco adquirido, com ganhos na ordem dos 50%. O SnapManager permitiu uma integração simples com cada ambiente e uma replicação dos dados de forma consistente e com uma utilização racional da largura de banda.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário