Fortinet
62468 0

Fortinet apresenta a segurança de rede do futuro, a segurança intend based

Integrado no seu evento Fortinet Accelerate 2017, realizado de 9 a 12 de janeiro, em Las Vegas, Nevada, e que reuniu especialistas e profissionais de TIC que partilharam conhecimentos sobre os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos na área da segurança em rede, a Fortinet anunciou a integração de melhorias que fornecem os elementos básicos que definem a segurança de rede do futuro, intend based  ou com base em intenções: auto-suficiente, autónoma e auto-operável.

Entre as mais recentes inovações da arquitetura Security Fabric encontra-se a nova versão  do FortiOS versão 5.6, o sistema operativo de segurança mais avançado do mercado, juntamente com a nova solução de Operações de Segurança da Fortinet.

Relativamente a este lançamento chave para a empresa, Ken Xie, fundador, presidente e CEO da Fortinet, afirmou que “as exigências da economia digital de hoje estão a impulsionar o desenvolvimento de redes mais complexas que requerem um alto nível de qualificação e talento para o seu desenho, implementação, operação e, acima de tudo, segurança. Os produtos em concreto e as soluções de segurança da plataforma não são capazes de fornecer a amplitude da solução, o rendimento de processamento ou a automatização avançada necessária para responder a estas exigências. Parece-me evidente que as estratégias tradicionais de segurança estão a tornar-se insustentáveis. A arquitetura Security Fabric oferece soluções de segurança completas, robustas e automatizadas que resolvem os desafios atuais, lançando as bases para uma segurança auto-sustentável e intend based que será crucial para proteger as empresas nos próximos anos”.

Fortinet lança a segurança de rede do futuro: a segurança intend based

De acordo com o recente relatório de Joe Skorupa e Andrew Lerner, “a adoção de redes Intend based está a ser impulsionada pelos requisitos da transformação digital para aumentar a agilidade de rede em vez da sua fiabilidade/ disponibilidade. A crescente complexidade das redes, combinada com a escassez de capacidades críticas para as tarefas de desenho / implementação / operatividade, aumentam a pressão sobre os responsáveis pelas infraestruturas e operações (I&O) para encontrarem uma melhor forma de responder aos requisitos do negócio e ao comportamento da infraestrutura em tempo útil, consistente e verificável.”1

Como complemento às tecnologias de rede intend based, a visão da Fortinet é oferecer segurança de rede intend based  que permitirá à arquitetura Security Fabric transferir  automaticamente os requisitos do negócio em ações sincronizadas de segurança de rede sem intervenção humana. Desta forma, as empresas deixam de ter de desenhar as arquiteturas de segurança avançadas, simplificando as implementações complexas e reduzindo as cargas operacionais. Em última análise, proporciona infraestruturas tecnológicas auto-suficiente capazes de manter continuamente uma postura de segurança ideal em toda a superfície de ataque.

As principais melhorias do sistema operativo da Fortinet, combinadas com a sua solução de operações de segurança, oferecem capacidades de visão e automatização sem precedentes em toda a infraestrutura da empresa, desde o endpoint até à cloud. Estas capacidades combinadas também representam a inovação contínua da Fortinet Security Fabric e proporcionam um marco para a futura segurança avançada de rede intend based.

FortiOS amplia as capacidades da sua arquitetura Security Fabric a dispositivos e aplicações

A versão 5.6 da FortiOS combina inúmeras inovações tecnológicas para oferecer capacidades universais e centralizadas que vão mais além do que as plataformas de segurança tradicionais ou soluções pontuais, disponibilizadas atualmente.

  • A FortiOS 5.6 proporciona um conhecimento total das TI ao dispor de visibilidade de todos os elementos de segurança a partir de um único painel de gestão e oferece APIs abertas para a sua integração com as soluções do ecossistema de partners Fabric Ready.
  • A visão dos pontos de acesso sem fios da Fortinet, os seus switches e as sandboxes permitem uma melhor gestão e um verdadeiro controlo centralizado dos componentes de rede e das proteção contra ameaças avançadas.
  • Foi realizado um desenho renovado da interface de utilizador (UI) para transformar rapidamente o conhecimento de TI em ações de segurança. As novas visualizações da topologia da rede e as vistas interativas foram melhoradas para a auditoria, registo e relatórios que permitirem às equipas de TI modificar facilmente as suas redes em tempo real.
  • A FortiOS 5.6 oferece, de forma proactiva, recomendações de segurança para ajudar a melhorar a eficiência e o cumprimento de normativas da rede.
  • Como base na tecnologia da arquitetura Security Fabric, a FortiOS 5.6 oferece escalabilidade desde IoT até à cloud em ambientes físicos e híbridos para segmentar e proteger toda a superfície de ataque das grandes empresas e empresas distribuídas.

A Solução das Operações de Segurança unifica as operações de rede e segurança proporcionando visibilidade End-to-End da arquitetura Security Fabric

A Solução de Operações de Segurança da Fortinet unifica as operações de rede e  segurança dentro da Security Fabric dotando os responsáveis de segurança e TI com o conhecimento necessário para maximizar as suas infraestruturas tecnológicas. As Operações de Segurança contemplam as soluções FortiSIEM, FortiAnalyzer e FortiManager que podem ser  implementadas de forma independente ou em conjunto para dar resposta às necessidades específicas de cada organização.

  • A FortiSIEM é uma completa solução de NOC e SOC que permite dispor de um controlo automático e em tempo real da segurança, visibilidade, rendimento e disponibilidade. A FortiSIEM é capaz de reunir e correlacionar a inteligência que se encontra na arquitetura Security Fabric e acrescentar dados procedentes de milhares de ativos de TI adicionais como switches e servidores, até desktops e dispositivos IoT, tudo através de um único painel de gestão.
  • A FortiSIEM também suporta fontes externas de inteligência frente a ameaças e registos de eventos para estender as capacidades avançadas de análises e cumprimento da Security Fabric a todos os ativos físicos ou virtuais da empresa.

Disponibilidade

A versão FortiOS 5.6 estará disponível para download durante o primeiro trimestre de 2017. A Solução de Operações de Segurança da Fortinet já está disponível.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

PHC promove formação sobre as novas regras na entrega de inventários

A PHC organiza amanhã, 14 de Janeiro, o webinar aprender PHC, dedicado às novas regras de comunicação de stocks à Autoridade Tributária. Direcionado para parceiros, clientes e todos

Porto recebe o Generix 4U, (r)evolução digital

A Generix Portugal está a organizar a 2ª edição do Generix 4U, (r)evolução digital, evento a ter lugar no próximo dia 7 de Março, na Casa da Música, no

Xpand IT anuncia Maratona de Formação em Mongo DB

A Xpand IT em parceria com a MongoDB, está a organizar uma Maratona de Formação em Mongo DB – Solução líder mundial na categoria de Bases de Dados

Alvo com curso em gestão de projetos

A Alvo promove nos dias 1 a 4 de Setembro através do seu Centro de Competências o curso Gestão de Projetos, para profissionais que pretendem valorizar o seu

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *