98746 2

Formação: CINEL com cursos em redes, fibra óptica e telecomunicações

O Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação (CINEL) é uma entidade acreditada pela ANACOM que ministra formação em redes de nova geração, fibras ópticas, Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios (ITED) e Infraestruturas de Telecomunicações em Loteamentos, Urbanizações e conjuntos de edifícios (ITUR).

Tendo por base a normalização europeia aplicada ao sector das comunicações electrónicas que determina regras de aplicação obrigatória, sugere recomendações e indica procedimentos para os agentes do sector, a ANACOM publicou a 3.ª edição do Manual ITED e à 2.ª edição do Manual de ITUR que incorporam essas recomendações e procedem a adaptações de regras e procedimentos técnicos necessários para o exercício da actividade.

O Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de Maio, alterado e republicado recentemente pela Lei n.º 47/2013 de 10 de Julho, que estabelece o novo regime de projeto e instalação das ITED e que prevê que titulares das carteiras profissionais de Projectista Instalador Habilitante Instalador ITED e ITUR devem frequentar acções de formação contínua de actualização científica e técnica.

Visando responder a esta necessidade o CINEL dispõe de uma oferta formativa que permite a qualificação e actualização de profissionais (Engenheiros e Técnicos que operam na área das telecomunicações).

Assim estão previstos os seguintes cursos de formação para engenheiros:

  • ITED Projecto – curso completo de 150 horas;
  • ITED Projecto – actualização com 80 horas;
  • ITUR Projecto – 60 horas;
  • ITUR Actualização – 50 horas

Para técnicos, estão previstas as seguintes ações:

  • ITED Habilitante Instalador com 100 horas;
  • ITED Instalador Actualização com 50 horas;
  • ITED Projectista Actualização com 50 horas
  • ITED Projectista e Instalador Actualização de 75 horas,
  • ITUR Habilitante Instalador e ITUR Instalador Actualização, ambas com 50 horas.

O CINEL, presta serviços de elevada qualidade a empresas e cidadãos no domínio da qualificação, formação e certificação profissional promovendo a aquisição e/ou o reforço de competências em áreas tecnológicas especialmente em electrónica, robótica, automação e controlo, energias renováveis, telecomunicações, redes, tecnologias e sistemas de informação.

O CINEL é membro efectivo do Conselho Sectorial para a Qualificação (CSQ) Informática, Electrónica e Telecomunicações.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

CEC/ CCIC organiza seminário de encerramento do projeto IDI & DNP

O CEC / Câmara de Comércio e Indústria do Centro irá organizar, no próximo dia 31 de março, pelas 14h15m, no seu auditório, o Seminário de Encerramento do

Extreme Networks nomeia novo CIO

A Extreme Networks, Inc. anuncia a nomeação de David Hume como novo Chief Information Officer (CIO), responsável pela estratégia global de TI da companhia. David Hume conta com

CESCE SI simplifica o acesso aos centros de dados com o suporte da HDS para VMware Vsphere Virtual Volumes

A CESCE SI e a sua parceira de negócios – Hitachi Data Systems Corporation (HDS) anunciaram o seu suporte para VMware vSphere Virtual Volumes, o qual simplifica o

DataLab e Tisad anunciam parceria

A DataLab e a Tisad anunciaram uma parceria focada na área de Qualidade de Dados. Enquanto a DataLab tem como missão proporcionar às empresas soluções tecnológicas de informação

2 Respostas

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *