FIL recebe Conferência Internacional sobre Economia Criativa de Lisboa

7744
0
Share:

No âmbito do Warm Up do Festival IN, a Fundação AIP, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, organiza a Conferência Internacional sobre Economia Criativa de Lisboa que se realiza no próximo dia 30 de Maio na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Charles Landry, o Keynote Speaker desta conferência, é um dos maiores especialistas mundiais em questões de criatividade urbana e cidades criativas.

Convictos de que esta conferência será um catalisador desta ambição, a Câmara Municipal de Lisboa escolheu este momento para apresentar e distribuir o blueprint da Economia Criativa de Lisboa.

“Este documento reflecte a nossa ambição e compromisso com os Lisboetas e o nosso desejo em actuar preferencialemente como um agente mobilizador de vontades, agregador de parceiros e como instituição capaz de promover a internacionalização da economia criativa de Lisboa a uma escala global”, salienta Graça Fonseca, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa.

“Nem sempre inovar obriga a um investimento avultado. No campo das ideias, a criatividade pode ser estimulada para gerar constantemente novos espaços de mercado. A economia criativa inclui três grandes passos: a criatividade, quando surge o pensamento criativo que gera novas ideias; segue-se a avaliação crítica da ideia, onde se valida o potencial efectivo de inovação; em caso afirmativo, passa-se à produção e colocação no mercado, gerando assim retorno ao investimento e riqueza na economia. A inovação e a criatividade são assim elementos chave na competitividade das empresas e das economias. Entender e antecipar as necessidades, os desejos, os sonhos dos consumidores é o grande desafio que se coloca. A conferência de Charles Landry é um dos momentos importantes de reflexão e debate, que terá lugar já no Warm UP do Festival IN.”, afirma Maria João Rocha de Matos, Directora-Geral da AIP-Feiras, Congressos e Eventos.

Durante o Warm UP do Festival IN decorrem ainda Plateaux de Networking, onde empresas, empreendedores, sonhadores e investidores de vários sectores das indústrias criativas, vão ter a oportunidade de apresentar os seus projectos e disfrutarem de momentos de trabalho colaborativos.

Tendências das Indústrias Culturais e Criativas; Turismo Cultural e Marketing Cultural; Novos Modelos de Negócio nos Media; Arte, Tecnologia e o Futuro de Portugal são os espaços de debate na primeira parte desta conferência.

A Conferência Internacional de Economia Criativa de Lisboa faz parte do Warm Up do Festival IN, que decorre nos dias 29 e 30 de Maio, e que contempla também uma Conferência Internacional de Propriedade Intelectual, onde investidores, criadores e piratas vão debater a melhor forma de encontrar plataformas de entendimento.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário