Fatores Geográficos determinam o consumo offline e online

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“As opções offline influenciam as necessidades online. Além disso, as investigações mais recentes sublinham que a presença de lojas físicas, próximas de onde está o consumidor, têm um peso significativo na tomada de decisão numa compra online. Se está longe destes espaços, o consumidor vai necessitar de recorrer a outros veículos  de  informação  que  estão,  muitas  vezes,  à  distância  do  seu  bolso”.  Esta  é  uma  das  principais conclusões lançada por David R. Bell especialista e investigador em comportamento do consumidor da Wharton School, Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América – na conferência ’The Everywhere Store’.

Perante os desafios atuais do retalho, Paulo Magalhães, CEO da Tlantic, realça que “a logística, o marketing e a informação devem ser os três pilares fundamentais para os processos do retalho. Perante os recursos que os retalhistas  possuem  –  nomeadamente  a  proliferação  de  equipamentos  tecnológicos  móveis com  ligação  à internet  –  o  setor  tem  de  antecipar  os  desejos  e  expectativas  do  consumidor  e  estar  onde  ele  está.  A mobilidade é uma das grandes tendências no setor do retalho”, sublinha.

Organizada pela Tlantic – empresa especialista em tecnologia e inovação para o setor do retalho – a conferência ‘The Everywhere Store’ decorreu no Porto dias 9 e 10, e consistiu num dos maiores espaços de debate sobre o setor do retalho mundial com oradores especialistas na grande distribuição e experiência em empresas líderes de mercado.

A conferência incluiu também uma visita aos bastidores do hipermercado Continente, com o objetivo de dar a conhecer algumas ações de organização e melhoria contínua. Esta ‘aula’ permitiu a partilha de boas práticas no setor do retalho, concretamente, numa grande superfície.


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Patricia Fonseca

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