Connect with us

Notícias

Falhas de segurança na Cloud colocam estratégias de transformação digital em risco

Patricia Fonseca

Publicado a

O panorama, no início deste ano, da economia de segurança corporativa IT revela o impacto que a cibersegurança teve no perfil de uma empresa. Com as consequências de uma falha de segurança na proteção de dados a tornarem-se cada vez mais dispendiosas e destrutivas nos últimos 12 meses, as empresas viram-se obrigadas a enfrentar uma realidade perturbadora: em 2018, para PMEs, o custo médio de uma falha de segurança atingiu os $120 mil dólares, mais 36% que em 2017 ($88 mil dólares). Para grandes empresas, o aumento foi de cerca de 24%, com o impacto médio financeiro a atingir os $1.23 milhões.

Incidentes mais caros e uma crescente preocupação sobre os “dados on the go

Este aumento dos prejuízos é uma preocupação das empresas no atual contexto de transformação digital em que vivemos, onde as infraestruturas cloud continuam a crescer em proporção com a percentagem de empresas (45%) e de PMEs (33%) que já aumentou ou planeia aumentar a utilização de clouds híbridas nos próximos 12 meses.

Mas o aumento de “dados on the go” representa novos incidentes de segurança, com os mais dispendiosos associados a ambientes cloud e proteção de dados. Dois em cada três incidentes com custos mais elevados para PMEs estão relacionados com a cloud; com falhas de segurança, a empresas subcontratadas para alojar as infraestruturas IT, a representarem uma média de $179 mil dólares em prejuízos. Para empresas de maiores dimensões, a proteção de dados mantém-se como a grande prioridade: enquanto falhas de segurança de dados, resultantes de ataques diretos representam perdas até $1.64 milhões de dólares, ataques a infraestruturas IT de terceiros resultam em prejuízos em torno dos $1.47 milhões de dólares.

 Aumento do investimento em segurança para combater os ataques à cloud e manter a transformação

Com o custo dos incidentes IT a aumentar, as empresas estão a compreender que devem priorizar o investimento em cibersegurança para garantir que os seus projetos de transformação digital decorrerem sem problemas. Esta realidade é ilustrada pelo aumento dos orçamentos de segurança IT no presente ano, com as empresas a gastar quase um terço dos seus recursos IT ($8.9 milhões) em cibersegurança. Curiosamente, e apesar de não serem considerados os que mais investem em segurança IT, as microempresas aumentaram os seus orçamentos de $2.4 para $3.9 mil dólares nos últimos 12 meses.

Uma das principais razões responsável pelo aumento do investimento em segurança IT é a crescente complexidade das infraestruturas (à medida que as empresas adotam plataformas cloud) conjugada com o aumento do nível de especialização em segurança.

A combinação destes fatores comprova o impacto que as empresas estão a sentir a nível de segurança IT e ilustra a escala dos desafios que enfrentam, à medida que se tentam manter seguras.

O relatório completo está disponível para download. Para saber mais sobre o impacto das ciberameaças na transformação digital e como se proteger contra elas, visite o Next Generation, o portfólio de cibersegurança da Kaspersky Lab, no website oficial.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias29 mins atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte2 horas atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...

Notícias2 horas atrás

NEC e NICT utilizam IA para otimizar a disponibilização de recursos de rede

A NEC anunciou a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam IA para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e...

Notícias3 horas atrás

IBM C-Suite Study: Incumbentes estão a liderar nova vaga de disrupção digital

Decorreu ontem, no convento do Beato, o Think Lisboa 2018, a grande conferência anual da IBM, este ano dedicada à...

Notícias5 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias5 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias5 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...

Notícias2 semanas atrás

Startup portuguesa Findster vence hackathon da Google

A Findster  anuncia que ganhou uma hackathon (maratona de programação) promovida pela Google. A equipa composta por Paulo Fonseca e...