Facebook anuncia mais de 2 milhões de anunciantes e lança nova app Ads Manager

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O Facebook acaba de anunciar que são mais de 2 milhões as PMEs que investem ativamente na rede social, todos os meses. Há cerca de 6 meses atrás, este investimento era feito apenas por 1.5 milhões de empresas, o que reflete uma clara aposta por parte das pequenas e médias empresas para poder crescer. Este anúncio coincide com o lançamento de uma nova app, a Ads Manager, que facilitará a gestão de campanhas, através dos seus dispositivos mobile.

A grande maioria destes 2 milhões é composta por PMEs. Os pequenos e médios negócios são a espinha dorsal da nossa Economia, pois geram novos postos de trabalho e crescimento económico. O fator primordial pelo seu sucesso ou falhanço é, sem dúvida, a sua capacidade de atrair consumidores. No entanto, com tempo e recursos limitados, esta atração pode ser difícil e dispendiosa.

À medida que cada vez mais pessoas recorrem à Internet e aos seus telefones para descobrirem e se ligarem a negócios, é crucial que as pequenas e médias empresas estejam presentes online. O Facebook é, sem dúvida, a melhor plataforma para esta presença. Mais de 30 milhões de negócios, pelo mundo inteiro, usam ativamente o Facebook Pages pois este é gratuito, de fácil utilização e funciona bem na versão mobile. Os pequenos e médios negócios descobrem o Facebook como solução pois sabem como o usar na sua vertente pessoal: criar uma página no Pages é tão fácil como criar um perfil. E o Facebook é o local onde os seus clientes também já estão.

Os pequenos e médios negócios estão a investir cada vez mais em publicidade no Facebook, pois este investimento gera vendas. Enquanto que outras forma de publicidade como a imprensa, televisão ou rádio, podem ser dispendiosas e com um retorno difícil de medir, os anúncios no Facebook chegam aos clientes certos que se pretende atingir – por menos investimento e maior retorno.

Em suma:

Há cada vez mais negócios a aderirem ao Facebook graças a:

  • FACILIDADE: as ferramentas disponibilizadas nunca foram tão fáceis de utilizar.
  • MOBILIDADE: a transição dos consumidores para o mobile leva os responsáveis de negócio a usarem, cada vez mais, as ferramentas mobile  para chegarem aos consumidores e gerirem os seus negócios. O Facebook tem o melhor produto de publicidade mobile.
  • EFICÁCIA: o Facebook  já demonstrou aos negócios que os seus anúncios funcionam, querendo ter a certeza que cada euro de investimento gasto na rede social melhora a sua performance. E tem disponíveis as ferramentas que o comprovam.

À medida que cada vez mais negócios investem no Facebook, o Facebook quer também continuar a investir neles. Em 2015, continuará a melhorar o seu apoio dedicado às PMEs:

  • Para conseguir apoiar de forma mais eficaz os responsáveis de PMEs, o Facebook apresenta a app Ads Manager, para iOS, uma nova forma de gerir anúncios onde quer que esteja.
  • Mais eventos educacionais presenciais a nível mundial, aumentando o seu compromisso em ‘dar uma cara’ ao Facebook.
  • Acesso a mais apoio online para qualquer negócio que queira crescer no Facebook.

Ou seja, o Facebook quer continuar a ouvir os seus consumidores e a melhorar os seus produtos, ferramentas, apoio e educação, para que estes possam continuar a alcançar os seus objetivos de negócio.

Dados

As PMEs geram crescimento económico.

  • Segundo o INE, 99% do tecido empresarial português é composto por micro, pequenas e médias empresas, com um número médio de 2 ou 3 funcionários.

As PMEs utilizam, cada vez mais, o Facebook.

  • Há cerca de 30 milhões de páginas ativas de Facebook de pequenos negócios – em Novembro de 2013, havia 25 milhões.

Os consumidores querem estar ligados às PMEs no Facebook.

  • Em Portugal, a taxa de utilizadores ligados a páginas de pequenos negócios é de 85%, num total de 197,3 milhões de ligações.
  • Pelo mundo inteiro, 800 mil PMEs publicaram vídeos em Setembro de 2014. Destes, 84% dos uploads foram feito fora dos Estados Unidos e o número total duplicou em relação ao ano anterior.

Fácil de utilizar.

  • Dos novos anunciantes adquiridos no Q4 2014, 80% começou por utilizar as soluções ‘mais leves’, que requerem apenas um click na página (ex: posts impulsionados, Page likes promovidos, links promovidos).
  • Mais de 20% do tempo despendido em mobile é alocado à utilização de serviços do FB.
  • 2/3 das páginas de PMEs do Facebook são acedidas via mobile.
  • Desde Junho de 2013 que o número de páginas que utiliza ativamente a app mobile Pages Manager aumentou 40% – de 11.1 milhões em Junho de 2013 para 15.4 milhões atualmente.

Targeting certeiro, que não desperdiça dinheiro em audiências que não quer atingir.

  • Segundo dados Nielsen, o alcance médio de campanhas online direcionadas é de 27% – no Facebook é de 91%.

 


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Patricia Fonseca

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