Experiência da Eurotux destaca-se em evento ibérico

9064
0
Share:

A Eurotux marcou presença no evento “Agenda Digital Local – Galicia-Norte de Portugal” que decorreu em Lalín, na Galiza, Espanha. Esta sessão foi organizada pelo Eixo Atlântico, com o apoio da CCDR-N, e teve a participação de várias Câmaras Municipais do Norte de Portugal e da Galiza.

O evento funcionou com uma grande sessão de formação sobre a temática da Agenda Digital Local (ADL) de modo a reforçar a importância deste projecto junto dos autarcas dos municípios do Norte de Portugal e da Galiza.

A Eurotux marcou presença através do director de Serviços de Consultadoria, Ricardo Oliveira, que teve oportunidade de leccionar uma formação sobre o tema, onde demonstrou os conhecimentos da empresa no que diz respeito à problemática das ADLs.

A sua sessão foi sustentada com a experiência da Eurotux na Agenda Digital Local de Barcelos e focou-se tanto nos stakeholders-chave de projectos da ADL, como também nas estratégias e boas práticas tecnológicas inerentes a este género de iniciativa. Em suma, apresentou-se uma visão estratégica de boas práticas a seguir quando se pensa e cria uma ADL.

A ADL de Barcelos, na qual a Eurotux teve uma participação extensa, foi um importante laboratório de iniciativas onde o município do Norte de Portugal promoveu uma estreita colaboração com as forças vivas da cidade.

Neste evento, durante os dois dias de trabalho, decorreram várias sessões de formação alinhadas com esta problemática, nas quais os oradores apresentaram a sua experiência na área, tendo ainda sido possível transmitir conhecimentos e experiências entre os representantes dos vários municípios.

A Câmara Municipal de Barcelos esteve representada no evento ao mais alto nível, em particular pelos intervenientes com maior impacto ao nível da sua ADL. A câmara do Porto também marcou presença no evento.

Agendas Digitais Locais

O conceito de “Agenda Digital Local” é resultado de um plano estratégico criado a nível europeu, em 2005, que se prende com o desenvolvimento da sociedade da informação nos municípios, cidades e regiões da Europa. O seu objectivo é aproximar os munícipes do seu município, através de vias digitais, com a colaboração de intervenientes locais de destaque em áreas centrais para o dia-a-dia dos cidadãos, como a saúde, o ensino ou a cultura.

O evento que decorreu em Lalín foi organizado pelo Eixo Atlântico, uma associação transfronteiriça composta por várias cidades do Norte de Portugal e da Galiza, que tem como grande objectivo o desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das cidades e regiões que lhe pertencem. A sessão também contou com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário