22892 0

Europeus efetuaram 3 mil milhões de transações Contactless nos últimos 12 meses

Os pagamentos Contactless na Europa ultrapassaram hoje um impressionante número, com a Visa Europe a anunciar que 3 mil milhões de transações foram efetuadas nos últimos 12 meses – quase triplicando o valor do mesmo período do ano anterior. Os dados demonstram que os consumidores europeus usaram os seus cartões Contactless 360 milhões de vezes só em abril, o que corresponde a quase 140 transações por segundo e um aumento de 150% face às 143 milhões de transações em abril de 2015 – com um valor médio por transação a crescer 12% para €13.83.

Os pagamentos Contactless, enquanto parte dos pagamentos face-to-face processados pela Visa, aumentaram de 1 para 60, em 2013, para mais de 1 em 5, atualmente. A popularidade desta forma rápida de efetuar pagamentos tem sido adotada por novos comerciantes que têm terminais Contactless nos seus estabelecimentos. Os consumidores têm vindo a usar o seu cartão Visa Contactless para pagar as suas refeições e muito mais, com os restaurantes a terem o maior aumento de ano para ano nas transações Contactless (153%), seguido do retalho em geral (146%), supermercados (119%) e comida e bebida, incluindo fast food (96%).

Atualmente, já existem mais de 3.2 milhões de terminais instalados em lojas e restaurantes em toda a Europa, mais 23% do que os 2.6 milhões no final de abril de 2015. Este valor continuará a crescer, uma vez que a maior parte dos terminais de pagamento na Europa permite pagamentos Contactless, sendo que o objetivo é que todos os terminais na Europa aceitem este tipo de pagamentos até 2020. A Visa Europe está a trabalhar com os Bancos e outros parceiros para dar aos consumidores acesso a pelo menos um dispositivo de pagamento Contactless (incluindo cartões, mobile, wearable, etc) até 2020.

Os consumidores da Polónia, Espanha e Reino Unido são os que mais efetuam pagamentos Contactless. A adoção dos britânicos para este tipo de pagamentos aumentou 300% face aos 51 milhões de transações em abril de 2015 para 153 milhões em abril de 2016. O contínuo sucesso dos pagamentos Contactless nos transportes em Londres é uma das razões para este crescimento acelerado, tendo havido mais de 400 milhões de viagens Contactless desde o lançamento (quase 9 em 10 foram usados com cartões Visa). Para além disso, o lançamento do serviço de pagamentos móveis Apple Pay, assim como as soluções do Barclaycard bPay, encorajaram os consumidores a adotar novas formas de pagamento. Alguns dos mais populares estabelecimentos Contactless no Reino Unido incluem a Tesco, The Co-Operative, Transport for London, McDonald’s e Marks & Spencer.

“Os últimos 12 meses testemunharam um extraordinário aumento das transações Contactless à medida que esta forma rápida e conveniente de efetuar pagamentos chegou a mais consumidores e comerciantes em toda a Europa. Mas este sucesso não aconteceu subitamente. É sobretudo fruto do esforço de muitas equipas da Visa e da indústria de meios de pagamentos que tornaram possível alcançar esta situação, ao mesmo tempo que estabeleceram as bases para as tecnologias de amanhã, incluindo novos dispositivos wearable e serviços móveis”, refere Sérgio Botelho, Country Manager da Visa Europe em Portugal.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

35 por cento de todo o conteúdo de TV e vídeo consumido hoje é on-demand, segundo Relatório TV & Media da Ericsson

A Ericsson divulgou a mais recente edição do relatório anual Ericsson ConsumerLab TV & Media, que revela as perspetivas e hábitos de 680 milhões de consumidores, o que

Transcom reforça aposta na qualidade dos resultados

A Transcom continua a reforçar a sua aposta na qualidade dos resultados obtidos para os seus clientes. Este objetivo será concretizado mediante o desenvolvimento da área operacional, parte

Alta Lógica disponibiliza ensino à distância a alunos do Ensino Profissional

A Alta Lógica estabeleceu uma nova parceria na área de educação com a Escola Digital. A Escola Digital é uma escola profissional de tecnologia digital que ministra cursos

Soluções de impressão Samsung pensadas para a velocidade, convergência e qualidade das empresas

A Samsung Electronics Co., Ltd. deu hoje um passo importante para ir ao encontro da crescente necessidade das empresas de uma maior convergência no ambiente de trabalho, com

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *