18139 0

Etihad Airways transforma operações globais com serviços e tecnologia IBM

A Etihad Airways e a IBM anunciaram hoje um acordo de prestação de serviços e tecnologia por dez anos no valor aproximado de 700 milhões de dólares. Esta parceria vai permitir à empresa dos Emirados Árabes Unidos, uma das companhias aéreas de mais rápido crescimento no mundo, com 14.8 milhões de passageiros transportados em 2014, oferecer uma melhor experiência aos seus clientes, beneficiar das mais inovadoras infraestruturas de TI e de segurança e melhorar a eficiência, reduzindo os custos operacionais.

O acordo prevê a disponibilização de serviços de cloud, de analítica, de segurança, de mobilidade e de tecnologias cognitivas por parte da IBM, e inclui também planos para a criação de um novo centro de Cloud em Abu Dhabi, a ser desenvolvido e operado pela IBM e que será uma das mais sofisticadas instalações de tecnologia do Médio Oriente.

Por exemplo, através de soluções de mobilidade da IBM, desenvolvidas no âmbito da parceria Apple/IBM, a companhia aérea poderá oferecer novas soluções móveis a colaboradores e parceiros e irá permitir uma gestão mais eficiente das operações aeroportuárias para melhorar a experiência dos passageiros, como resultado de um processo end-to-end otimizado.

“Este é um acordo histórico para a Etihad Airways e uma parte fundamental da nossa estratégia de tecnologia e inovação, que nos dará acesso a uma plataforma de TI global, segura, flexível e pronta para o futuro da companhia”, sublinhou Robert Webb, Chief Information and Technology Officer da Etihad Airways. “Escolhemos a IBM como parceira de tecnologia global devido ao seu compromisso com o cliente, pela sua experiência no fornecimento de tecnologia de ponta e pela sua história de liderança e inovação no setor dos transportes aéreos. Estamos confiantes de que esta colaboração irá, finalmente, melhorar a nossa experiência de cliente e reforçar ainda mais a nossa posição competitiva dentro da indústria.”

O atual centro de dados, a infraestrutura de TI, as aplicações e as operações de segurança da Etihad Airways migrarão para o novo centro de Cloud em Abu Dhabi, e as soluções de Disaster Recovery serão geridas num centro de dados IBM Cloud na Europa. Esta abordagem permitirá que a companhia aérea possa planear e gerir os recursos de TI de forma mais eficiente, garantindo sempre a continuidade do negócio.

Como parte do acordo, cerca de 100 colaboradores da divisão de TI da Etihad Airways farão a transição para a IBM. À Companhia caberá gerir toda a operação do centro de dados, incluindo serviços de infraestrutura e de helpdesk para a Etihad Airways.

“Com esta parceria, a Etihad Airways vai conseguir acelerar a mudança para novas tecnologias, como a cloud e a computação cognitiva. Essas tecnologias vão ajudar a companhia a melhorar a eficiência e alcançar os seus ambiciosos planos de crescimento como um grupo de aviação globalmente integrado”, sustentou também Martin Jetter, Vice-Presidente Sénior, IBM Global Technology Services.

Mais informações sobre Serviços de Infraestrutura da IBM aqui


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Canon nomeada “líder” no MPS Magic Quadrant

A Canon Europa foi nomeada “líder” no relatório Gartner Managed Printer Services Magic Quadrant. Marc Bory, Diretor, Managed Print Services (MPS) & Sales Solutions, da Canon Europa, comentou

Colégio Vieira de Castro promove workshop internet segura

A pensar nos perigos que os jovens correm ao utilizar a internet no seu quotidiano, o Colégio Vieira de Castro, no Porto, em parceria com a Rumos, vai

Transcom apresenta nova estratégia enquanto especialista em Customer Experience

A Transcom anunciou durante a sua mais recente participação na Expo Relación Cliente + Call Center em Espanha, a sua nova estratégia para se tornar líder de mercado

Keep It Safe IT lança nova solução para gestão documental

A Keep It Safe IT acaba de lançar a sua nova solução as a service para gestão da informação: o ELO Digital Office. O ELO Digital Office permite

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *