Estudo tendências globais na distribuição e revenda de TI

12056
0
Share:

A Tech Data organizou a 12ª edição do Fórum TI sobre tecnologias de informação e comunicações, onde foi apresentado, em parceria com a IDC, o estudo sobre as tendências globais no setor da distribuição e revenda de TI.

O 12º Fórum TI da Tech Data, focado no tema “Desafios e Oportunidades da Nova Geração de TI”, contou com a presença de 800 participantes, entre os quais, cerca de 72% foram revendedores e 28% clientes finais, motivando o debate de questões como a cloud computing, centros de dados, mobilidade, big data, desafio ao crédito e oportunidades no sector, negócios numa economia inteligente e nova forma de colaboração nas organizações foram abordadas.

Augusto Soveral, Country Manager da TechData Portugal, afirmou, a propósito do sucesso da iniciativa, que “Nesta edição pretendemos dar um contributo importante ao mercado e também revelar algumas das próximas tendências neste sector, como tal, foi apresentado em parceria com a IDC um estudo sobre as principais tendências no sector da distribuição e revenda de Ti em Portugal”, acrescentou.

O estudo apresentado, que conta com análise do mercado português, salienta que: apesar de se manter em território negativo, as expectativas dos responsáveis das organizações nacionais apresenta uma melhoria relativamente aos anos anteriores – a maioria das organizações inquiridas prevê uma ligeira retoma dos seus negócios em 2014 e da economia em 2015; Com o objetivo de permanecer competitivas e de ultrapassar as condições adversas da economia nacional, as organizações nacionais tem vindo a adoptar estratégias de negócio que privilegiam a melhoria da eficiência da organização, o desenvolvimento de novos produtos e serviços, a expansão para novos mercados, assim como o crescimento da quota de mercado nos seus segmentos tradicionais. Na perspetiva da IDC, e apesar do contexto económico ainda exigir muito trabalho de redução de custos por parte da organizações nacionais, os pequenos sinais de inversão da tendência verificada nos últimos anos estão acelerar o processo de transformação digital e investimento nas tecnologias da 3ª plataforma em 2014, mais concretamente para o Cloud Computing e Mobilidade. No que diz respeito às tendências na revenda de TI, as receitas dos parceiros de canal têm por base maioritariamente as redes, no entanto, esta tendência tem-se vindo a alterar com a comercialização de novos produtos e serviços associados; sendo que no futuro a enfase será cada vez mais nos serviços cloud computing, tecnologias e soluções móveis.

Mais uma vez, a edição deste ano contou com a presença de diversos especialistas e decisores de relevo nesta área de especialidade em Portugal. José Gomes Ferreira, Sub-diretor de informação da SIC), foi o Key Note do evento em Lisboa e abordou o tema “ Portugal é Viável, há soluções para a crise”. Já na sessão do Porto, o Key Note Nuno de Sousa Pereira, Presidente da Direção da Porto Business School abordou o tema “A implicação da situação económica atual na vida das empresas”.

Para aceder ao estudo IDC “As principais tendências no sector da distribuição e revenda de TI em Portugal”, por favor clique aqui.


Share:

Deixe o seu comentário