Connect with us

Leak Business

Estudo Ricoh: Colisão ou colaboração com a entrada da Geração Z no mercado de trabalho?

Patricia Fonseca

Publicado a

De acordo com um recente estudo patrocinado pela Ricoh, mais de metade dos colaboradores (52%) afirmam que as respetivas entidades empregadoras não conseguem ir ao encontro das necessidades das diferentes gerações no local de trabalho. Esta dura conclusão sugere um caminho no sentido da colisão a nível corporativo, uma vez que pela primeira vez na História uma quarta geração – a Geração Z – ingressa a população ativa.

Mas o que é que a Geração Z (pessoas com atualmente 19 anos ou mais novas) quer e espera ao certo? Merecem o rótulo rude, atribuído por alguns, de indivíduos excessivamente exigentes e obcecados por ecrãs em busca de reconhecimento imediato? Um inquérito a mais de 3300 pessoas agregando as quatro gerações e 22 países da Europa, Médio Oriente e África deu como resposta um enfático “não”.

Os indivíduos da Geração Z são únicos. Foram fortemente influenciados pelos pais individualistas da Geração X, ouviram histórias dos avós do Baby Boom e assistiram aos erros e êxitos da Geração do Milénio. Combinando esta influência com o seu interesse por tudo o que é digital, possuem uma base sólida para atingir objetivos e educar os outros num mundo profissional exigente e em constante mudança.

As boas notícias são que a maioria dos colaboradores (88%) dos inquiridos de todas as gerações acredita que uma força laboral de diferentes idades constitui um ativo para uma empresa. No entanto, o inquérito revelou um desafio-chave que os gestores têm de ultrapassar.

Mais de um terço (35%) dos colaboradores mais velhos prevê que aumentem as tensões no local de trabalho com a chegada da Geração Z às empresas. Com a próxima vaga de mudança impulsionada pela tecnologia a atingir e agitar ainda mais o local de trabalho, é imperativo criar ambientes que permitam e fomentem um trabalho genuinamente harmonioso e produtivo entre gerações.

David Mills, CEO da Ricoh Europa, comentou: “Tal como com as possibilidades criadas pela evolução para o digital, a chegada da Geração Z abre uma série de oportunidades a todas as empresas. Com apenas 7% das PME a com negócios transfronteiriços dentro da UE, os elementos da Geração Z que progredirem para cargos de gestão estarão perfeitamente capacitados para fomentar o trabalho sem fronteiras e assegurar que as respetivas empresas competem num só mercado regional. As grandes companhias também poderão beneficiar.

A experiência e o know-how empresarial que os indivíduos da Geração Z vão adquirindo, em conjunto com o seu crescimento num ambiente de grande conetividade e colaboração, contribuirão para o seu desempenho enquanto agilizadores em grandes empresas. Entretanto, a constante procura de inovações no estilo de trabalho por parte da Geração Z, para quem um fluxo contínuo de novas e inovadoras tecnologias, produtos e processos é a norma, será um fator crucial para as empresas que procurem a globalização.”

O inquérito revelou que 65% dos inquiridos concordam que há diferenças fundamentais no modo como trabalham os colaboradores de cada geração. As diferenças mais evidentes são encontradas nas respetivas atitudes, expetativas e estilos de trabalho. A comunicação presencial, embora continue a ser o método preferido entre todos os grupos, está em declínio se olharmos para a sua evolução de um ponto de vista geracional.

A preferência por este tipo de comunicação cai de 77% entre a geração do Baby Boom para 58% na Geração Z. Paralelamente, 73% dos inquiridos da Geração Z acreditam que o seu futuro empregador irá satisfazer as suas necessidades, contrariamente a meros 48% das outras três gerações.

Mills acrescentou: “Não há dúvida que a Geração Z trará uma reviravolta e as empresas terão de se adaptar agora. Tentar encaixar os colaboradores, em particular os da Geração Z, nas mesmas formas tradicionais de trabalhar e obrigá-los a usar as mesmas ferramentas é algo que simplesmente não resultará.

As pessoas são frequentemente o maior elemento diferenciador de uma organização e as empresas mais bem-sucedidas serão aquelas que conseguirem capacitar e envolver todas as gerações da sua força laboral, desde a pessoa mais experiente ao mais promissor jovem.”

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias19 horas atrás

InnoWave distinguida como Parceiro do Ano Microsoft nas áreas de Data e AI

A InnoWave foi distinguida como Parceiro do Ano nas áreas de Data e AI pela Microsoft, no evento internacional Inspire...

Notícias19 horas atrás

5 vantagens da Faturação Eletrónica para as Empresas

Embora o Decreto-Lei n.º 111-B/2017 só obrigue a faturação eletrónica a partir de janeiro de 2019, no âmbito dos contratos...

Notícias24 horas atrás

Fordesi moderniza gestão de terminais multimodais da Infraestruturas de Portugal

A Fordesi implementou a sua solução IP4Log na Infraestruturas de Portugal, o que permitiu modernizar a gestão de terminais multimodais...

Notícias2 dias atrás

Bizdirect é o parceiro do ano da Microsoft Portugal em CRM

Decorre esta semana mais uma edição do Inspire, o evento anual da Microsoft Corporation dedicado ao ecossistema mundial de parceiros...

Notícias2 dias atrás

Tecnologia de reconhecimento da íris da NEC no 1º lugar nos testes do NIST

A NEC Corporation anunciou que a sua tecnologia de reconhecimento de íris alcançou a mais alta avaliação de precisão de...

Notícias2 dias atrás

QNAP completa gama NAS de 9 baías com NAS multimédia TVS-951X

Após o lançamento da série TS-932X (equipada com um CPU da AnnapurnaLabs) e da série TS-963X (equipada com um CPU da AMD), a QNAP...

Notícias3 dias atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias3 dias atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...