35211 0

Estudo Forbes Insights indica: governance é essencial ao sucesso do Business Intelligence

A Qlik e a Forbes Insights acabam de lançar os resultados da pesquisa Breakthrough Business Intelligence: How Stronger Governance Becomes a Force for Enablement, um estudo global no qual se revela que o Business Intelligence (BI) proporciona benefícios importantes à vasta maioria das empresas inquiridas, e que a maior parte delas acredita ainda há mais potencial.

O inquérito, submetido a mais de 400 executivos e profissionais de TI, indica que 45% dos inquiridos classificam os benefícios do programa de BI com que trabalham como “muito significativo”, enquanto mais de 36% classificam-nos como “significativos”. Ainda assim, questões como taxas de adoção menos boas, segurança de dados e múltiplas ‘versões da verdade’ fazem com que apenas 48% considere que atingiu a totalidade dos benefícios dos programas de BI.

A solução identificada pelo estudo passa por uma melhor governance para garantir resultados consistentes, fiáveis e otimizados. Isto inclui fatores chave como fórmulas e definições estandardizadas, melhoria na segurança de dados e acesso seguro. Através destas medidas, uma melhor governance pode efetivamente conferir a todos na organização a capacidade de utilizar dados de forma independente para atingir os seus objetivos.

“Governance requer equilíbrio – gerir até alcançar um nível onde a consistência é garantida, mas a flexibilidade se mantém,” afirma Mike Saliter, vice Presidente de Soluções Industriais Globais da Qlik. “Não existe uma fórmula perfeita, mas encontrar o tipo de governance certa na cultura de uma organização é um aspeto fundamental para aproveitar as melhores oportunidades de BI.”

Principais resultados do estudo:

Quatro em cada cinco organizações (81%) afirmam que sentem benefícios “muito significativos” (45%) ou “significativos” (36%) com os seus programas de BI. Estas conclusões são consistentes em vários setores e países.

Três em cada quatro inquiridos (76%) afirmam que os benefícios de BI são um mix de ativos tangíveis e intangíveis, mas sempre substanciais. Alguns dos benefícios específicos incluem métricas do cliente melhoradas, resposta rápida face às exigências do mercado, mixes de produto e serviço mais fortes, avaliação e reconhecimento da marca melhorados e rentabilidade mais elevada.

Os profissionais reconhecem a importância da governance no BI: mais de três quartos (78%) diz que a governance de dados é vital ou importante para as operações de BI, e dois terços (65%) afirma que a governance é um meio útil para capacitar utilizadores finais a fazer novas descobertas.

No futuro, a estrutura de BI apresentará:

  • Menos controlo de TI;
  • Aumento de funções de BI independentes;
  • Estrutura, planeamento e gestão otimizadas; menos características ad hoc;
  • Um mix melhorado das abordagens centralizadas/descentralizadas.

Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Nova solução da IFS permite que os utilizadores do IFS Applications calculem os preços dos bids de forma rápida e precisa

A IFS anuncia uma nova funcionalidade no IFS Applications 9 que permite que as vendas e os processos de bidding sejam rápida e precisamente calculados. O IFS Product

Novas aplicações de negócio são entregues com atraso

A CA Technologies anunciou hoje os resultados do estudo “The Business Benefits of Service Virtualization”, que inclui as opiniões de 100 diretores de desenvolvimento de software de grandes

Centros Comerciais da Sonae Sierra distinguidos pelo TripAdvisor

A Sonae Sierra acaba de ver três dos seus centros comerciais em Portugal distinguidos com o Certificado de Excelência do TripAdvisor. Trata-se de um reconhecimento da excelência na

Dell desenvolve arquitectura Fluid Data

A Dell revelou, na segunda edição do Dell Storage Forum para clientes e parceiros da região EMEA, uma série de actualizações end-to-end no seu portfólio de armazenamento, concebidas

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *