Connect with us

Leak Business

Estudo evidencia correlação entre Transformação Digital e Crescimento Acelerado nas PME

Patricia Fonseca

Publicado a

As pequenas e médias empresas (PME) que já adotaram a tecnologia digital apresentam um crescimento mais rápido em comparação com as que ainda não o fizeram. Esta conclusão encontra-se patente num novo estudo revelado pela SAP, que analisou os dados de 3.210 inquiridos de 11 países, que trabalham em empresas com 10 a 999 colaboradores. O estudo, conduzido pela IDC, indica uma forte tendência das PME em todo o mundo para compreenderem e beneficiarem do valor do software de análise, software colaborativo e de gestão da relação com o cliente (CRM), que as ajudam não só na simplificação das suas operações, como também a competirem com as empresas de maior dimensão.

As conclusões mais significativas deste estudo sobre as taxas de adoção e os benefícios que as PME estão a experienciar através das tecnologias digitais incluem:

  • Mais de 39 por cento das PME em todo o mundo concordam que “a participação ativa na economia digital será essencial para a sobrevivência da sua empresa nos próximos três a cinco anos”.
  • As PME em que a receita cresceu 10 por cento ou mais no último ano dizem que estão “bem encaminhadas na aplicação da tecnologia de conexão entre pessoas, dispositivos e empresas” – representando mais de um terço de todas as PME na pesquisa e mais de 45 por cento das PME com 500 a 999 colaboradores.
  • Pelo menos 50,6% das PME inquiridas em todo o mundo utilizam software colaborativo como resultado da sua transformação digital, fazendo desta tecnologia a mais utilizada pelas PME. Os softwares de CRM e de análise foram os seguintes na lista dos mais utilizados, com pelo menos 38% e 37% das PME em todas as regiões a utilizar a respetiva tecnologia.
  • Entre 52,5% e 60,2% das PME inquiridas afirmam que “as novas soluções de tecnologia permitiram-nos começar ou continuar a corrigir o fluxo de trabalho e os processos de simplificação das operações e de melhoria da produtividade”.

Este estudo revelou ainda que as PME estão conscientes de determinados riscos e desafios associados à transformação digital. Muitas dessas preocupações foram mais frequentes nas PME da América do Norte, Ásia-Pacifico e EMEA (Europa, Médio Oriente e África). Aproximadamente um quarto (24,7 por cento) das PME na América do Norte, por exemplo, afirmam que têm “feito pouco ou nenhuma atividade” em relação à sua transformação digital. Outras revelações do estudo no que aos riscos e desafios da transformação digital diz respeito são:

  • Cerca de um terço (entre 30,4 a 36,6 por cento) das PME inquiridas concordam que “as relações pessoais entre os colaboradores da empresa não têm sido fortalecidas pela adoção da tecnologia”, com as PME de maior dimensão a concordarem ainda mais.
  • Entre 35 e 45 por cento das PME inquiridas estão “preocupadas com a dependência excessiva em relação aos dados na tomada de decisões acertadas”. Esta preocupação foi mais frequente nas PME de maior dimensão.

“A principal conclusão que se destaca deste relatório é que a transformação digital também tem um grande impacto nos pequenos negócios a nível mundial”, afirmou Rodolpho Cardenuto, Presidente, Global Channels & General Business da SAP. “O nosso portefólio – SAP Business One, S/4HANA edição SAP Business All-in-One e a experiência digital de cliente, SAP Anywhere – é a base digital para as PME prosperarem na nova transformação digital de hoje. Está comprovado que as empresas que utilizam estas tecnologias têm uma operação mais simples e um crescimento mais rápido. Também é evidente que as conexões pessoais e os instintos de negócio continuam a desempenhar um papel importante no momento de tomar a decisão certa. As PME deveriam pensar sobre este percurso para a era da transformação digital, combinando o melhor dos dois mundos.”

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias14 horas atrás

Plataforma de Endpoint da Kaspersky Lab reconhecida pela Gartner

O relatório avaliou as capacidades dos fornecedores em responder às necessidades de três diferentes tipos de organizações: Tipo A, focadas...

Notícias14 horas atrás

Commvault e Alibaba Cloud unem forças para acelerar a transformação digital em todo o mundo

A Commvault e a Alibaba Cloud anunciam uma parceria que permitirá tirar partido da tecnologia e das vantagens comerciais de cada...

Notícias2 dias atrás

Saphety e Teleflex Portugal e Espanha juntas em projeto de EDI no setor da Saúde

A Saphety no seguimento da aprovação da sua candidatura ao programa Connecting Europe Facility (CEF) in Telecom, convidou, entre outras...

Notícias2 dias atrás

Portal da Informação Turística da NOS é case study no Congresso Mundial de Destinos Inteligentes

No próximo dia 26 de junho, a NOS participa no II Congresso Mundial da OMT (Organização Mundial de Turismo) de...

Notícias2 dias atrás

Samsung ganha distinção Marcas de Confiança

A Samsung foi galardoada, pela Marcas de Confiança, como a marca com melhor reputação ambiental em Portugal na categoria dos...

Notícias3 dias atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias4 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte4 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...