18527 0

Estudo da Samsung, Techonomics Index, conclui que Europa vê crescer compra e utilização de tecnologia

A Samsung, no seu estudo com o maior âmbito de sempre, o Techonomics Index, analisou a forma como os Europeus, incluindo os portugueses, se estão a relacionar com a tecnologia e conclui que a grande maioria dos lares (98%) tem pelo menos um telemóvel, um PC ou portátil, uma televisão e um eletrodoméstico.

Neste momento, a penetração do mercado de tablets é de 64%, acusando um crescimento de 11% em 2014. De um modo geral, o estudo mostra que em 2015 as casas estão mais ricas em tecnologia e que o número de equipamentos que detemos tipicamente aumentou para 19, mais um que em 2014. E não é apenas o número de dispositivos em casa que aumentou, mas também o tempo total que passamos a usar estes equipamentos. Os consumidores usam dispositivos eletrónicos durante 8 horas por dia, um valor acima das 7,7 horas registadas em 2014.

Relativamente a Portugal, os resultados a que se chegou quanto à penetração dos tablets não é muito diferente do valor apurado a nível europeu, tendo-se concluído existir 69% de penetração, enquanto que o número médio de equipamentos nas casas dos Portugueses é de 21, superior aos 19 que correspondem à média Europeia. Complementarmente, a média de utilização diária dos equipamentos domésticos é de 16 horas.

Inês Costa, da área de Consumer and Marketing Insights da Samsung Portugal, explica que “Existem padrões claros sobre a forma como os dispositivos estão a ser usados. E cada vez mais tempo é gasto na utilização de dispositivos conectados que enriquecem o nosso dia-a-dia. Assim, as mudanças no comportamento dos consumidores estão a alimentar a inovação e são a razão pela qual tantas empresas de tecnologia, como a Samsung, estão a trabalhar arduamente para tornar a Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) uma realidade. No ano passado, a Samsung vendeu 665 milhões de equipamentos, muitos dos quais com ligação à Net. Estamos decididos em investir na IoT e até 2017 90% dos nossos dispositivos serão compatíveis com a IoT, número que chegará aos 100% em cinco anos”

As razões para este plano de investimento na IoT prende-se precisamente com o facto deste estudo indicar que a funcionalidade é um fator essencial para o consumidor. Quase um quarto dos consumidores europeus está a substituir um computador ou um portátil estragado (23%), sendo esse valor acima dos 21% quando se olha apenas para os dados de Portugal. Praticamente um terço (dos consumidores que querem comprar um novo telemóvel ou portátil (32%) no próximo trimestre deseja um produto com um desempenho superior, valor muito próximo do valor registado para o caso português (33%).

Inês Costa sublinha que “Os consumidores estão claramente a investir em gadgets e tecnologia em sua casa. Com a questão do 4G em particular, pensamos que as vendas de smartphones com suporte para esta rede irão aumentar de 65% do número total de smartphones vendidos este ano para 95% em 2019. Os nossos próprios estudos mostram que o aumento do número de dispositivos conectados por pessoa representa o aumento de apetite dos consumidores por outros serviços avançados, como vídeo online e streaming (transmissão em directo) de música, armazenamento na cloud e sincronização de vários dispositivos. Estas tendências apontam para um mercado em crescimento de casas inteligentes, baseado na Internet das Coisas”.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Apresentação de Resultados: Check Point continua a crescer

A Check Point anuncia os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2015, concluído no passado dia 30 de setembro, dos quais se destaca uma faturação de 404 milhões de

Abertas as candidaturas a quatro projectos do Programa Portugal 2020

Com o novo ano já em curso, o Programa Portugal 2020 abre quatro das suas convocatórias para candidaturas aos fundos comunitários em 2015. Os diferentes programas possuem dotações

Gatewit prepara-se para dinamizar a sua comunicação online

Para acompanhar a evolução na Era Digital e reforçar a sua presença online a Gatewit vai renovar o seu site institucional. Uma nova arquitectura da informação, novo design, novas

Cisco revela principais tendências tecnológicas para 2015

No âmbito do seu evento anual Global Editors Conference, celebrado em São Francisco, a Cisco revela as principais tendências tecnológicas para 2015. As previsões foram definidas pelo Cisco

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *