Estudo da IBM revela vantagens das soluções de SaaS

7656
0
Share:

Segundo um estudo IBM, mais de metade das empresas que utilizam soluções de Software-as-a-Service (SaaS) estão a conseguir acrescentar vantagens competitivas ao seu negócio, muito para além da simples redução de custos, revelou a Companhia durante a conferência IBM Connect 2014.

As empresas que conseguem obter vantagens competitivas através da adoção de soluções de SaaS, dizem estar a colaborar de forma mais eficaz através de ferramentas de social business, a melhorar a experiência do cliente e a acelerar o time to market, de acordo com um estudo recente do IBM Center for Applied Insights, em que foram entrevistados mais de 800 gestores e diretores de TI de todo o mundo.

O volume de negócio em SaaS deverá atingir os 45.6 mil milhões de dólares em 2017, de acordo com estimativas da indústria. Estas soluções são frequentemente adotadas pelos gestores de negócio que pretendem aumentar a produtividade e abordar novas oportunidades de mercado. De facto, os analistas estimam que, em 2017, os CMOs irão gastar mais em TI do que os próprios CIOs.

Segundo o estudo, quase uma em cada cinco empresas implementou e desenvolveu estratégias de SaaS e hoje garantem apresentar vantagens competitivas perante a concorrência, ao melhorarem claramente a agilidade de mercado, ao alcançarem um nível mais profundo de colaboração e ao conseguirem tomar melhores decisões. Especificamente, em relação à concorrência, verificou-se:

  • 79% mais colaboração em toda a empresa e ecossistema circundante;
  • Duas vezes mais probabilidades de aproveitar a analítica, transformando o Big Data em informação de valor;
  • Duas vezes mais probabilidades de aumentar a inovação da empresa.

“É do conhecimento de todos que, em geral, a implementação de soluções de SaaS traz vantagens económicas, mas as empresas verdadeiramente inovadoras reconhecem ainda que estas soluções proporcionam também uma vantagem competitiva real com o objetivo de impulsionar o crescimento do negócio”, disse Craig Hayman, IBM General Manager e responsável do estudo. “Seja para entrar em novos mercados, para transformar ou gerar novos modelos de negócio, ou ainda para melhorar o relacionamento com os clientes e fornecedores, as empresas começam já a adotar soluções de SaaS de forma significativa.”


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário