15520 0

Estudo da IBM revela vantagens das soluções de SaaS

Segundo um estudo IBM, mais de metade das empresas que utilizam soluções de Software-as-a-Service (SaaS) estão a conseguir acrescentar vantagens competitivas ao seu negócio, muito para além da simples redução de custos, revelou a Companhia durante a conferência IBM Connect 2014.

As empresas que conseguem obter vantagens competitivas através da adoção de soluções de SaaS, dizem estar a colaborar de forma mais eficaz através de ferramentas de social business, a melhorar a experiência do cliente e a acelerar o time to market, de acordo com um estudo recente do IBM Center for Applied Insights, em que foram entrevistados mais de 800 gestores e diretores de TI de todo o mundo.

O volume de negócio em SaaS deverá atingir os 45.6 mil milhões de dólares em 2017, de acordo com estimativas da indústria. Estas soluções são frequentemente adotadas pelos gestores de negócio que pretendem aumentar a produtividade e abordar novas oportunidades de mercado. De facto, os analistas estimam que, em 2017, os CMOs irão gastar mais em TI do que os próprios CIOs.

Segundo o estudo, quase uma em cada cinco empresas implementou e desenvolveu estratégias de SaaS e hoje garantem apresentar vantagens competitivas perante a concorrência, ao melhorarem claramente a agilidade de mercado, ao alcançarem um nível mais profundo de colaboração e ao conseguirem tomar melhores decisões. Especificamente, em relação à concorrência, verificou-se:

  • 79% mais colaboração em toda a empresa e ecossistema circundante;
  • Duas vezes mais probabilidades de aproveitar a analítica, transformando o Big Data em informação de valor;
  • Duas vezes mais probabilidades de aumentar a inovação da empresa.

“É do conhecimento de todos que, em geral, a implementação de soluções de SaaS traz vantagens económicas, mas as empresas verdadeiramente inovadoras reconhecem ainda que estas soluções proporcionam também uma vantagem competitiva real com o objetivo de impulsionar o crescimento do negócio”, disse Craig Hayman, IBM General Manager e responsável do estudo. “Seja para entrar em novos mercados, para transformar ou gerar novos modelos de negócio, ou ainda para melhorar o relacionamento com os clientes e fornecedores, as empresas começam já a adotar soluções de SaaS de forma significativa.”


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Indra com lucros de 47,6 milhões de euros no primeiro semestre

A evolução do negócio da Indra foi positiva e de acordo com o previsto para este exercício, o que permite manter os objectivos delineados para o ano de

Istambul, Cidade do México e Moscovo lideram Índice Global do “Pára-Arranca” da Castrol

O mais recente estudo da Castrol e da TomTom revelou que os condutores de Istambul podem viver até 31.200 experiências de “pára-arranca” no trânsito. A cidade turca lidera,

Cyber Threat Alliance revela dados por detrás do ransomware CryptoWall

A Exclusive Networks anunciou que a Cyber Threat Alliance (CTA), aliança que foi cofundada pela Intel Security, Palo Alto Networks e Symantec Corp. revelou a publicação de uma pesquisa

Altran e Grupo Bosch assinam contrato de serviços de engenharia

O grupo Altran passou a ser um dos maiores fornecedores mundiais de serviços de engenharia para a Bosch. Os termos financeiros e a estrutura operacional definidos no contrato

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *