Estaremos preparados para usufruir deste futuro, hoje mesmo?

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Location Intelligence é um termo com uma grande abrangência que utiliza conceitos básicos e metodologias de Business Intelligence (BI) combinadas com conceitos de Sistemas de Informação Geográfica (GIS) com o objetivo de desenvolver uma análise precisa de dados geográficos.

“Location” relaciona-se com a ação de “tagging and storing pieces” relativas a dados específicos de localização e tempo. “Intelligence”, por sua vez, está relacionada com a leitura dos dados, transformando-os em informação de valor a ser utilizada no negócio, através de técnicas analíticas. Tradicionalmente, os GIS sempre foram utilizados por grupos restritos de profissionais ligados à geografia e ao planeamento do território (tais como exploração mineira, exploração de gás, agricultura, gestão florestal).

O foco principal destes sistemas era a aquisição de dados do terreno, o armazenamento dos mesmos e a representação geoespacial em mapas. Com a evolução do contexto tecnológico foi possível disponibilizar estas informações num contexto global, o que possibilitou o aumento exponencial da utilização de informações com referência geográfica, tais como dados demográficos ou dados de contexto territorial. Atualmente existem diversos serviços públicos na Cloud disponibilizados de forma gratuita que podem ser utilizados em qualquer aplicação desenvolvida. Basta olharmos para a quantidade de aplicações que temos disponíveis para instalar nos nossos smartphones ou tablets que envolvem mapas e dados espaciais, para percebermos a utilização massiva de dados geográficos.

Os sistemas de Business Intelligence focam-se na análise detalhada de toda a informação disponível sobre um determinado negócio. Através de ferramentas matemáticas, disponibilizam dados estatísticos e preditivos essenciais para a definição estratégica do próprio negócio. A disponibilização deste tipo de informação é crucial para a análise de todos os processos do negócio e através dos dados de previsão torna-se possível tomar ações corretivas, com o intuito de melhorar a qualidade dos processos. A utilização destes sistemas abrange áreas como as finanças, distribuição ou seguradoras.

Para percebermos o elo de junção destas tecnologias, vamos olhar de uma forma global para os dados disponíveis nos sistemas de BI. É estimado que 80% dos dados disponibilizados contêm informação de cariz geográfico, tais como: Onde vivem os nossos clientes ou onde estão os nossos concorrentes. Se utilizássemos apenas estes dados extraídos de forma alfanumérica, seria muito difícil tirar qualquer conclusão ou tomar qualquer decisão. Integrando os dados num sistema de informação geográfica, temos uma representação dos dados num mapa o que possibilita uma visualização muito objetiva dos nossos dados.

Um exemplo prático da integração dos sistemas é a análise da distribuição dos nossos clientes. Podemos extrair as moradas do sistema de BI e utilizar ferramentas de GIS para transformar as moradas em coordenadas para a representação geográfica. Ainda com GIS é possível agrupar esses pontos em zonas (por exemplo, freguesias) e mostrar no mapa a distribuição dos nossos clientes por zona. Sem a componente geográfica, apenas veríamos as moradas de forma tabular e não estaríamos a tirar o máximo partido da informação disponível.

No contexto atual, o desenvolvimento de soluções baseadas em Location Intelligence representa uma tendência das TI e acrescenta valor em aplicações como análise de clientes, análise de concorrência, gestão de infraestruturas, gestão de redes de gás ou telecomunicações, gestão de vendas, marketing, entre outras. Este tipo de soluções permite o desenvolvimento de interfaces gráficas com um grande nível de usabilidade em dispositivos tácteis pois a navegação no mapa aliada à visualização da informação torna-se bastante intuitiva. Olhando na ótica das vendas, esta tendência introduz novas implicações para o universo do Marketing e do negócio possibilitando extrair informações mais inteligentes acerca do mercado e orientando a segmentação e comunicação de campanhas mais assertivas. Num futuro próximo, as organizações irão tirar partido e terão melhores resultados por intermédio de novas soluções de Marketing Intelligence. Esta nova visão de futuro muda os trilhos do Marketing, os seus objetivos e as técnicas utilizadas modificando a orientação do negócio de olhos postos na segmentação e nos resultados, tornando-o mais inteligente e promovendo o sucesso das suas ações junto do mercado.

O desenvolvimento de soluções baseadas em localização representa um fator diferenciador no mercado, pois acrescenta uma componente de inteligência a qualquer processo de negócio, contribuindo diretamente para uma melhor competitividade e definição estratégica de qualquer organização. Nos sistemas tradicionais de BI trabalhamos sobre os vetores de análise quem, como e quando. A introdução de uma componente geográfica enriquece a nossa análise disponibilizando o vetor de análise onde.

Pedro Flores,
Consultor da área de Development da Mind Source


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