ERSAR lança novo website desenvolvido pela Create IT

33088
0
Share:

A Create IT  anuncia o lançamento do novo website institucional da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que teve a sua assinatura. Enquadrado numa estratégia de renovação e proximidade, o novo website da ERSAR disponibiliza informação aos consumidores e entidades gestoras, permitindo comparar os serviços e as tarifas praticadas por cada uma.

Em termos de usabilidade, o website apresenta um design moderno e uma navegação intuitiva, possibilitando o acesso à informação de forma mais rápida e fácil, apostando ainda em mecanismos de pesquisa de informação e serviços mais eficazes. O novo website da ERSAR é multilingue e foi desenhado de origem para ser responsivo e otimizado para múltiplos dispositivos.

Desenvolvido em tecnologia Microsoft, o website assenta na plataforma SharePoint, sendo toda a gestão de conteúdos no modelo WYSIWYG (What You See Is What You Get), permitindo uma gestão autónoma e muito simples por parte da ERSAR.

“No contexto da sua estratégia de aproximação ao consumidor, aqui entendido como o utilizador final dos serviços regulados, estávamos perante a necessidade de criar um novo website que permitisse dar corpo a essa estratégia de aproximação do consumidor, fazendo uso de uma linguagem acessível e disponível em qualquer plataforma, com particular destaque para os dispositivos móveis”, afirma Luis Engrossa, Diretor de IT da ERSAR.

Acrescenta ainda que “A Create IT foi selecionada para desenvolver o novo website, um projeto que nos colocou diversos desafios tecnológicos, tendo resultado numa experiência gratificante e enriquecedora, uma vez que envolveu uma equipa de profissionais focados no sucesso do projeto, atuando sempre com elevado profissionalismo e detentores de grande competência técnica na plataforma Microsoft SharePoint, escolhida para o efeito”.

Face à diversidade de informação que a ERSAR disponibiliza, a Create IT trabalhou na integração com os webservices de serviços que comunicam com os sistemas internos da entidade, de modo a disponibilizar a pesquisa de relatórios e outra documentação, bem como informação sobre as entidades gestoras, a gestão de reclamações em formato de gráfico e tabela, a pesquisas sobre tarifas, a qualidade dos serviços, a qualidade da água e a informação sobre os laboratórios que efetuam o controlo da qualidade da água para consumo humano.

Destacam-se igualmente outras funcionalidades de valor-acrescentado, nomeadamente o glossário, a agenda, o mapa de Portugal interativo para conhecer a qualidade da água de cada Concelho de Portugal Continental, assim como várias infografias dinâmicas, que visam posicionar o website como um serviço interativo, aproximando assim a entidade aos consumidores.

O website foi desenvolvido em estreita colaboração com a equipa da ERSAR, permitindo à Create IT conhecer a realidade e estratégia de informação e comunicação deste regulador setorial. Conforme afirma Luis Engrossa, “o projeto contou ainda com o envolvimento da gestão de topo, tando da própria ERSAR como da Create IT, o que acabou por trazer a todo o processo de desenvolvimento do website uma dinâmica muito proveitosa, atendendo particularmente à quantidade e qualidade de desafios que foram colocados no desenvolvimento do website. Ao longo de todo o projeto houve ainda um considerável e permanente esforço de alinhamento, tendo todos os aspetos de desenvolvimento sido
endereçados”.

De acordo com Paulo Marcelo, administrador da ERSAR, “O resultado final corresponde ao pretendido, estando agora a ERSAR dotada de um website moderno, flexível e capaz de servir de base a projetos que futuramente pretendemos implementar, no sentido de dar seguimento à nossa estratégia de aproximação ao consumidor”.

A Create IT é Gold Certified Partner da Microsoft, foi reconhecida como Solution Partner of the Year 2016 durante a Worldwide Partner Conference em Toronto, e é a única empresa que já conquistou 3 prémios da European SharePoint & Office 365 Community.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário