44232 0

Ericsson reforça parcerias na área de Fabricação Inteligente, Indústria 4.0 e 5G

A Ericsson e a Comau assinaram um contrato de colaboração que visa explorar o potencial do 5G numa série de projetos relacionados com o desenvolvimento de serviços e soluções inovadoras na Indústria 4.0 e na fabricação inteligente, suportadas por tecnologia 5G.

Através da combinação entre a liderança da Ericsson nas tecnologias 5G e a liderança da Comau nas soluções de fabricação automatizadas, esta colaboração pretende demonstrar os benefícios das soluções de Internet of Things para a automação industrial. A Comau e a Ericsson vão aproveitar as tecnologias de rede 5G, as plataformas de IoT e as soluções de Cloud e Big Data, existentes e futuras, para promoverem serviços inovadores e aumentarem a competitividade e a eficiência do fabrico, manutenção e controlo de qualidade inteligente.

Esta colaboração visa ainda estabelecer uma forte comunidade industrial e de investigação, e um ecossistema inovador onde a Big Data e a Ericsson, os seus clientes, as universidades, as autoridades púbicas e outras partes interessadas possam entrar e colaborar para promoverem a criação de novas ideias e partilharem recursos. Tudo, para darem a conhecer os benefícios das soluções avançadas de IoT para diferentes aplicações.

Este novo acordo faz parte da iniciativa “5G for Europe”, um programa de investigação e desenvolvimento 5G, transversal às indústrias, que contempla um leque de mercados europeus, como a Suécia, Espanha, Alemanha, Áustria e Itália. A Ericsson dirige o programa cujo objetivo é promover a investigação, inovação e provas pilotos de indústria que usam as redes 5G combinadas com tecnologias IoT e Cloud.

O acordo integra também o programa de I&D interindustrial da Comau – ‘Digital Workplace’ – que se concentra na investigação, na inovação e nos pilotos industriais que usam a próxima geração de redes sem fio e com fio, combinadas com a IoT, inteligência artificial (IA), análise e visualização de dados, técnicas de gestão de dados e tecnologias cloud.

No seguimento deste acordo, a Comau juntou-se à iniciativa ‘5G for Italy’, um programa de investigação e desenvolvimento 5G que abrange várias indústrias e que foi lançado pela Ericsson em conjunto com a operadora TIM. O âmbito desta iniciativa é identificar soluções inovadoras suportadas pela tecnologia 5G, nos segmentos Cloud Robotics e Security. O objetivo final do projeto é permitir que uma solução de monitorização sem fios, baseada na cloud, segura e fiável, controle e processe os dados fornecidos pelos sensores dos robôs e da fábrica em tempo real, aplicando funcionalidades analíticas baseadas num processamento encriptado, e forneça feedback aos clientes para manutenção preventiva.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Migrações irregulares? Conheça o projecto EUROSUR

A GMV vai ser responsável pela execução, gestão e supervisão, durante quatro anos, do projeto EUROSUR. A GMV é líder do consórcio e o projeto conta com um

ESET lança solução de segurança para Microsoft SharePoint Server 2013

A ESET lançou o ESET Security for Microsoft SharePoint Server. Esta solução de segurança junta-se à família de produtos ESET para servidor que têm como principal objectivo salvaguardarem os

INDRA com novidades na área de integração documental electrónica

A Indra anunciou novos serviços na área de intercâmbio eletrónico de documentos, o envio de faturas e a comunicação da guia virtual de transporte de mercadorias à Autoridade

HP Apresenta Oferta para Novo Acordo Quadro de Equipamento Informático

Numa altura em que se vive um momento de alterações relevantes devido ao Acordo Quadro de Equipamento Informático que entrará em vigor em breve,  a HP reuniu especialistas

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *