Ericsson reforça compromisso das TIC para o desenvolvimento sustentável na Cimeira das Nações Unidas

9856
0
Share:

No dia 25 de setembro deste ano, durante a Cimeira das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UN Sustainable Development Summit) em Nova Iorque, os líderes mundiais de 193 países deverão adotar 17 Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (Sustainable Development Goals) para colocar um ponto final na pobreza, proteger o planeta e assegurar prosperidade para todos até 2030.

Tendo como pano de fundo esta cimeira, Hans Vestberg, Presidente e CEO da Ericsson e Elaine Weidman-Grunewald, Vice-presidente de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da empresa vão encontrar-se com líderes dos setores público e privado para debater soluções para muitos dos maiores desafios mundiais e promover a tecnologia como fator decisivo para atingir esses objetivos.

Sob a liderança de Vestberg e como parte da visão da Sociedade em Rede, a Ericsson definiu como uma prioridade a análise do impacto da empresa na sociedade, e estabeleceu objetivos ambiciosos para assegurar resultados positivos, transversais aos seus acionistas, colaboradores e clientes.

Vestberg explica: “Assumimos um compromisso desde há muito com a sustentabilidade e com os 3 P’s: People, Planet and Profit. Ao incluirmos a sociedade como uma área fundamental para a empresa, reforçamos a sólida ligação com o impacto da Ericsson no
mundo que nos rodeia, e especificamente com os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O projeto de 12 meses com o Earth Institute da Universidade de Columbia ilustra o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação no caminho em direção ao desenvolvimento sustentável. Os principais destaques do estudo serão facultados por Vestberg durante a Conferência International sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Weidman-Grunewald sublinha: “Na Ericsson, acreditamos que a tecnologia deve ser usada como uma força para melhorar o mundo que nos rodeia, e queremos definir o setor das TIC como um elemento contributivo para uma Sociedade em Rede sustentável. Fazemos parte do grupo que se vai juntar em Nova Iorque nesta semana, mas o compromisso que os nossos colaboradores há muito assumiram para usar a tecnologia para melhorar o mundo é igualmente importante. Esta semana, convidamos os nossos colaboradores em todo o mundo a tornarem-se Global Citizens (Cidadãos Globais), uma plataforma online através da qual todos podemos fazer algo para melhorar o que é mais importante para nós”.

No dia 26 de setembro, Vestberg estará em palco no Global Citizen Festival, local onde vai ajudar a lançar a campanha TellEveryone  – uma colaboração de empresas de tecnologia que tem como objetivo chamar a atenção de 7 mil milhões de pessoas em apenas sete dias para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Hugh Evans, CEO do Global Poverty Project sublinha: “Estamos ansiosos por trabalharmos com a Ericsson para que possamos tornar realidade os Objetivos Globais e a nossa visão partilhada de um futuro sustentável.

No seu papel como comissário da Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Digital (Broadband Commission for Digital Development), como membro do Conselho de Administração da Fundação das Nações Unidas (UN Foundation), e como membro do Conselho de Liderança da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (Leadership Council of the Sustainable Development Solutions Network), Vestberg vai participar num diálogo com as Nações Unidas e com os líderes da indústria para discutir recomendações de políticas adequadas à implementação de banda larga para que seja possível atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O debate vai ainda incidir sobe o papel das TIC no suporte a questões como a igualdade de géneros, a inclusão financeira, a proteção de crianças e a resposta humanitária.

Kathy Calvin, Presidente da Fundação das Nações Unidas, refere: “Noventa por cento do mundo tem acesso a telefones móveis, pelo que as redes móveis podem ter impacto em quase todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – assumem-se assim como poderosas ferramentas para os alcançarmos.”

“A Ericsson reuniu os líderes da indústria, assim como os seus colaboradores, para ajudar todas as pessoas a conhecerem os novos objetivos globais. É precisamente deste tipo de liderança de que precisamos, e são elas que vão garantir o progresso e as novas parcerias do século XXI”.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário