Ericsson redefine mercado de pequenas células com solução Ericsson Dot System

11968
0
Share:

A Ericsson vai lançar uma célula de rádio suficientemente pequena para caber na mão de uma pessoa, mas capaz de fornecer cobertura de rede indoor para uma multidão. A Ericsson Radio Dot System , uma solução inédita em formato de disco, endereça uma vasta gama de cenários para fornecer acesso de alta qualidade para serviços indoor de banda larga móvel e voz.

O ambiente interno de uma casa ou edifício apresenta um conjunto de desafios para as operadoras móveis, quer ao nível da complexidade quer da escalabilidade e da continuidade de serviço. As soluções existentes para ambientes internos são implementadas principalmente para cobertura de voz e não são capazes de dar resposta à crescente procura por capacidade das aplicações. Cobrir determinadas áreas de edifícios tem sido um desafio, devido aos elevados custos associados e às limitações de escalabilidade.

De acordo com Johan Wibergh, head of Ericsson Business Unit Networks, “O Ericsson Radio Dot System constitui um importante avanço para a construção de cobertura indoor. O Dot é a solução com melhor custo-benefício para dar resposta aos desafios demonstrados pelos nossos clientes, no que se refere à cobertura indoor. É ultra-pequeno, mas pode ser transformado para uma capacidade praticamente ilimitada. Além disso, é fácil de instalar, com tecnologia de ponta e é 100% integrado com as redes móveis existentes”.

O Ericsson Radio Dot System é compacto e permite uma montagem flexível. O dispositivo, que pesa apenas 300 gramas, resulta de dois anos de investigação e desenvolvimento e incorpora 14 patentes. A solução introduz um elemento de antena revolucionário, ou “dot”, que oferece acesso de banda larga móvel aos utilizadores. Devido ao seu tamanho conveniente, bem como à sua escalabilidade e trajectória de evolução compatível, este produto responde às necessidades de diferentes tipos de utilizador, em ambientes internos de pequena, média ou grande dimentão, tendo como objectivo acompanhar as necessidades das operadoras no sentido de oferecer uma solução indoor completa.

Os rádios Dot são conectados e alimentados por meio de cabos padrão ethernet (Categorias 5/6/7) ligados às unidades de rádio indoor que fazem a ligação com a estação rádio base. O Ericsson Radio Dot System utiliza os mesmos recursos líderes da indústria encontrados na estação rádio base macro.A instalação e actualização são simples, correspondendo a cada vez mais requisitos de capacidade e cobertura. Assim, a experiência dos utilizadores é consistente onde quer que estejam e a rede interior evolui em sintonia com a rede exterior. O Ericsson Radio Dot System suporta a integração com a solução Ericsson Wi-Fi Carrier, incorporando recursos como a orientação do tráfego de dados em tempo real para garantir a melhor experiência do utilizador, seja em redes Wi-Fi ou 3GPP.

O produto tem gerado interesse por parte de operadoras móveis nos Estados Unidos. Kris Rinne, Senior Vice President of Architecture and Planning da AT&T, diz: “As pequenas células são um componente-chave do Projecto VIP, programa de desenvolvimento de rede da AT&T, que procura melhorar constantemente a experiência dos nossos clientes de internet móvel. Oferecer uma óptima experiência sem fios dentro de casa pode apresentar desafios técnicos e logísticos. Uma solução como o Ericsson Radio Dot System oferece à AT&T mais uma alternativa de última geração”.

De acordo com Ken Rehbehn, Principal Analyst do Yankee Group, “Formas modernas e elegantes de produtos, que concentram capacidade de rádio para resolver o desafio de implementação de cobertura indoor, serão bem recebidas por uma grande variedade de escritórios e centros comerciais. O Ericsson Radio Dot System reaproveita a infraestrutura interna de fios para reduzir as dificuldades e o custo de instalação. Por ser baseado na arquitectura padrão de rádio da Ericsson, oferece um extenso conjunto de recursos sem comprometer a evolução futura”.

Prevê-se que o produto esteja disponível para comercialização até ao final de 2014.


Share:

Deixe o seu comentário