25317 0

Ericsson lança novidades em cobertura, performance e inteligência de redes rumo ao 5G

A Ericsson anunciou quatro novas soluções para apoiar os prestadores de serviços de comunicações, de forma a aproveitarem todas as oportunidades de negócio que se lhes são apresentadas, numa altura em que a Era do 5G está cada vez mais próxima. As soluções estarão em demonstração durante o Mobile World Congress (MWC) 2016, que decorre entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2016, em Barcelona, Espanha.

Impulsionados pela Internet das Coisas, pelo 5G e pela cloud, os prestadores de serviços vão assistir a uma crescente diversidade de utilizações das redes, o que vai proporcionar acesso a novas cadeias de valor, modelos financeiros e oportunidades de negócio. Para aproveitar as oportunidades que se vislumbram no futuro, estes prestadores de serviço terão que se transformar constantemente e adotar novas formas de criar valor para os consumidores.

Juntamente com estes desenvolvimentos, a performance de rede está a tornar-se cada vez mais importante e um desafio cada vez maior. Um novo estudo – que será publicado na edição MWC do Ericsson Mobility Report – revela que uma fraca experiência com streaming de vídeo pode na verdade ter uma dupla consequência negativa: não só gera uma pior imagem de marca do prestador do serviço como ajuda as marcas concorrentes a ganharem notoriedade.

Lançamento 1: Banda Larga Móvel para Todos

O mais recente Ericsson Mobility Report prevê que as redes de banda larga móvel WCDMA/HSPA cubram 90% da população mundial até 2021. Ao mesmo tempo, mais de 50 por cento da população mundial não tem, nos dias que correm, acesso à Internet, especialmente em países em vias de desenvolvimento. Isto representa uma grande oportunidade para os operadores móveis.

Para apoiar a visão de tornar o acesso móvel à Internet disponível a todos, a Ericsson aborda três desafios distintos: melhorar a performance da rede, aumentar a eficiência das operações e reduzir o custo da cobertura de banda larga móvel. A solução WCDMA Flow of Users da Ericsson duplica o desempenho da rede em infraestruturas existentes, a solução Zero Touch WCDMA melhora a eficiência operacional da rede num fator de três e a solução Mobile Broadband Expander baixa drasticamente o TCO em até 60 por cento simplificando as implementações das centenas de milhares de sites exclusivamente 2G já existentes.

A solução Banda Larga Móvel para Todos (Mobile Broadband for Everyone) da Ericsson estará plenamente disponível no segundo trimestre de 2016.

Lançamento 2: Cobertura App Extrema

Como parte da evolução rumo ao 5G, e para melhorar a performance e a eficiência da tecnologia LTE atual respondendo às exigências que o crescente tráfego de dados impõe sobre as redes, a Ericsson apresenta uma nova solução de software e hardware Ericsson Radio System. Este lançamento suporta a primeira oferta comercial mundial de velocidade de dados de 1 Gbps LTE, além de uma arquitetura de rede de acesso rádio hyper-scalable para Cloud RAN.

O Ericsson Radio System é complementado por três novos produtos de acesso rádio com suporte 4×4 MIMO e novas bandas de espetro.

Responder com eficácia aos utilizadores que exigem uma cobertura de apps extrema implica ainda o aumento de requisitos de capacidades multi-gigabit e de soluções multi-banda no backhaul. A Ericsson está a responder a esta questão com adições de novos elementos micro-ondas ao Ericsson Radio System.

A solução Cobertura App Extrema (Delivering Extreme App Coverage) estará disponível no início do segundo trimestre de 2016.

Lançamento 3: Serviços Gerenciados Centrados na Experiência

Para os subscritores de serviços, a performance da rede e a experiência de utilização são cada vez mais importantes. Para ajudar os operadores a centrarem-se na experiência, a Ericsson apresenta as funcionalidades Service Operations Center (SOC) e Experience Management Center (EMC) na solução Experience Centric Managed Services.

O SOC monitoriza o desempenho de serviços como o streaming de vídeo e a navegação na web em tempo real, o que se traduz e tem uma correlação com requisitos de performance de rede. A EMC controla a qualidade das experiências e da perceção dos consumidores através, por exemplo, de questionários junto dos mesmos, de analítica de redes sociais, de estudos Net Performance Score, e de análises de churn, os quais são correlacionados com requisitos de desempenho de serviços.

Os operadores que têm uma melhor visão da qualidade dos seus serviços e da perceção que os clientes têm da experiência estão mais bem equipados para melhorarem estes dois critérios.

As novas funcionalidades dos Experience Centric Managed Services já estão disponíveis.

Lançamento 4: Revenue Manager

O Revenue Manager é um produto convergente de cobrança e faturação para prestadores de serviços digitais. Assenta numa inovadora arquitetura altamente configurável e baseada na cloud para disponibilizar novos níveis de automação, flexibilidade e eficiência operacional. É o primeiro sistema de suporte ao negócio (BSS – business support system) concebido para as oportunidades e desafios da Sociedade em Rede.

O produto permite que os prestadores de serviço lancem novas soluções e serviços em apenas alguns dias, aproveitem novos fluxos de receitas através de partilha de receitas em tempo real e melhorem a experiência do cliente através de interações omni-canal personalizadas, analítica embutida e um controlo de políticas unificadas.

O novo produto Revenue Manager 16 vai estar disponível em junho de 2016.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Grupo VEI com quatro empresas controladas ao ritmo PHC

A PHC anunciou que o Grupo VEI, entidade que se dedica à preparação especial de viaturas e máquinas, passou a utilizar o PHC Advanced CS, com os módulos

Novo sistema de videoconferência InFocus Mondopad

A Esotérico acaba de lançar no mercado português o novo sistema de videoconferência e colaboração empresarial Mondopad INF5520, uma inovadora solução da InFocus para realização de reuniões à

Aptoide divulga as 20 aplicações portuguesas na corrida para os Aptoide App Awards

A tecnológica portuguesa Aptoide, a terceira maior loja de aplicações no mundo, lançou os Aptoide App Awards que visa premiar as melhores apps portuguesas para Android. De um

Zomato adquire serviço de pesquisa de restaurantes italiano

A Zomato adquiriu a Cibando, o serviço de pesquisa de restaurantes líder em Itália. Deepinder Goyal, Fundador e CEO da Zomato, refere “a Cibando é um dos maiores

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *