Ericsson acelera Testes 5G em Tóquio

9416
0
Share:

A Ericsson alargou a sua já longa parceria com a SoftBank Corp., um dos operadores móveis líderes no Japão, com o desenvolvimento de testes de campo conjuntos com tecnologia 5G em Tóquio. As duas empresas vão cooperar no desenvolvimento de uma maior compreensão de casos de utilização e de cenários de implementação do 5G, e vai ainda ser avaliada a performance de componentes chave da tecnologia 5G através de testes conjuntos e colaboração em projetos de pesquisa de 5G.

Os testes 5G pretendem demonstrar taxas ultraelevadas de transferência de dados e latências ultra baixas em diferentes bandas de frequência.

O 5G será o impulsionador da evolução de todo o ecossistema de comunicações do futuro, desde os dispositivos aos acessos móveis, do IP core à cloud. As mais recentes iniciativas da Ericsson em testes de rede 5Gfocam-se nas interações entre os dispositivos móveis e a rede de acesso rádio, tanto em interiores como em ambientes exteriores.

Hideyuki Tsukuda, Vice-Presidente Sénior, Diretor da Mobile Network Unit na SoftBank Corp, diz: “A nossa empresa está focada na melhoria constante da rede para benefício dos nossos clientes, e estamos muito interessados na evolução do 5G e nas novas aplicações MTC (comunicação tipo máquina). Estamos desejosos de trabalhar com os nossos parceiros para darmos a conhecer o potencial das tecnologias 5G através desta iniciativa”.

Yossi Cohen, Presidente e Diretor Representante da Ericsson Japão, explica que “à medida que as indústrias sofrem rápidas transformações, o 5G tornar-se-á num componente integral deste movimento rumo à Sociedade em Rede. Estou muito entusiasmado com as novas tecnologias que estamos a explorar nesta iniciativa com o SoftBank. Com esta colaboração, vamos continuar a reforçar a parceria que temos desde há muito”.

A Ericsson desenvolveu tecnologias avançadas de antenas com larguras de banda mais alargadas, com frequências mais elevadas e com cadências de transmissão mais reduzidas, assim como estações base de rádio concebidas com unidades banda based e unidades de rádio desenvolvidas especificamente para os testes 5G. Estes testes revelaram já taxas de transferência superiores a 5 Gbps em demonstrações em direto over-the-air usando a tecnologia pré-standard de rede 5G da empresa.

A Ericsson lidera o trabalho de estandardização 5G desde as atuais investigações exploratórias e através de atividades de pré-estandardização, juntamente com entidades influentes no que se refere à definição de standards e grupos da indústria. A empresa será um dos principais intervenientes no que respeita à definição desta nova geração de tecnologia de rede até ao momento da sua comercialização. A Ericsson criou um novo laboratório de investigação para impulsionar a colaboração no transporte 5G. A investigação da indústria continua a desenvolver-se e as implementações comerciais de 5G só deverão ocorrer perto do ano 2020.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário