Equipa portuguesa é semi-finalista nos Ericsson Application Awards

6776
0
Share:

Os Ericsson Application Awards estão a entrar na recta final e já estão seleccionadas as equipas semi-finalistas. Na categoria de estudantes, figura uma equipa portuguesa, a GreenSpark, composta por dois estudantes da Universidade da Madeira.

Poan Shen e Joel Rodrigues, a frequentar o mestrado em Tecnologias do Entretenimento e a pós-graduação em Aspectos Humanos da Tecnologia, respectivamente, são os responsáveis pela ideia de criar uma aplicação para tornar a gestão e monitorização de sistemas de painéis solares mais eficientes, em termos energéticos. Recorrendo a dispositivos personalizados e serviços de cloud, o projecto apresentado pelos dois jovens mostra como é possível aliar a sustentabilidade e a poupança de energia ao aumento da segurança dos dados.

“Estamos muito felizes por termos sido escolhidos de entre tantos concorrentes. As cidades estão maiores e a apresentar cada vez mais necessidades no que se refere à energia, para corresponder a um estilo de vida acelerado e dinâmico. É importante que existam aplicações que aumentem a nossa consciência relativamente aos desperdícios energéticos, para promover um futuro sustentável e um planeta livre de poluição e combustíveis fósseis”, diz Joel Rodrigues.

“A nossa aplicação pode reduzir significativamente a complexidade associada à manutenção e monitorização de um sistema de energia solar doméstico. Acreditamos mesmo que esta app poderá vir a aumentar a utilização destes sistemas no mercado doméstico. Para nós, os EAA representam uma excelente oportunidade para exercitarmos e desenvolvermos as nossas competências, o que constitui uma importante ajuda nas nossas carreiras”, acrescenta Poan Shen.

As aplicações semi-finalistas vão agora ser avaliadas por cerca de 900 utilizadores, que representam 9 grandes cidades de diferentes partes do mundo, como Nova Iorque, Joanesburgo, Sydney e Xangai. Quando a segunda fase de avaliação estiver concluída, as quatro equipas finalistas, duas da categoria de estudantes e duas da categoria de pequenas e médias empresas, vão ser seleccionadas para as finais, que acontecem em Maio.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário