Entrevista: ShopAlike.pt – Todas as lojas, um só lugar

25784
0
Share:

Chama-se ShopAlike.pt, tem como principal mote “Todas as lojas, um só lugar” e consiste numa plataforma que agrega produtos de diversas lojas online em categorias tão diversas como roupa, sapatos, malas, artigos de desporto, puericultura e mesmo artigos para animais de estimação.

Foi numa conversa descontraída que a Leak Business foi conhecer as três portuguesas responsáveis por este espaço online, nomeadamente Lúcia Ribeiro (Country Manager), Rita Guerreiro (Online Marketing Manager) e Rita Gouveia (Online Marketing).

Patrícia Fonseca – Como e quando nasceu o ShopAlike?

ShopAlike – A ShopAlike.pt foi lançada em Agosto de 2012 e pertence à empresa alemã Visual Meta GmbH, que existe desde Janeiro de 2009 e se situa em Berlim. Surgiu no seguimento da expansão da empresa para o mercado internacional – a primeira plataforma, LadenZeile.de, surgiu na Alemanha em Abril de 2009.

P.F – Como funciona?

ShopAlike – O modelo de negócio é o direccionamento de tráfego da Shopalike.pt para as lojas online associadas. Assim, as lojas parceiras pagam-nos um valor que pode ser por clique (CPC – Cost Per Click), cada vez que um utilizador clica num dos produtos anunciados em ShopAlike.pt, ou por percentagem de venda (CPO – Cost Per Order). As principais vantagens do nosso serviço são o tráfego de qualidade que proporcionamos às lojas – posicionamo-nos como um motor de busca para compras online, onde chegam utilizadores que efectivamente tem uma intenção de compra bastante alta. Também o nosso novo design (lançado em Outubro de 2013) é uma das características distintivas do nosso serviço – acreditamos que é visualmente muito apelativo e que é bastante user-friendly, isto é, os utilizadores podem navegar facilmente na ShopAlike.pt e encontrar diferentes categorias de produtos de forma rápida e intuitiva.

IMG_3962

P.F – Quais os produtos mais procurados?

ShopAlike – Os sapatos encontram-se entre os produtos mais procurados em ShopAlike.pt. Depois temos as roupas e malas. Notámos que, na categoria de sapatos, os utilizadores portugueses pesquisam muito por marcas como a Nike, a Vans ou a Timberland constantemente ao longo do ano. Depois, consoante a época do ano, os utilizadores pesquisam mais por botas (Outono) ou sandálias (Primavera).

P.F – Em quantos países está presente o ShopAlike?

ShopAlike – Hoje a ShopAlike está presente num total de 16 países: Alemanha, França, Itália, Espanha, Polónia, Holanda, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Bélgica, Hungria, Républica Checa, Eslováquia, Turquia e Índia, a mais recente plataforma, lançada em Janeiro deste ano. Os próximos países na lista são Áustria, Noruega e Rússia.

P.F – Quais as principais vantagens de se comprar online?

ShopAlike – A maior vantagem das compras online é claramente a comodidade. Para além desta, existem muitas outras vantagens, tais como: não há filas para pagar, as compras podem ser feitas a qualquer hora do dia, os produtos chegam a casa… Os utilizadores procuram sempre pelos melhores preços (ainda que, algumas vezes, em detrimento da qualidade) e as compras online permitem-lhes comparar mais produtos e decidir pela solução mais económica.

P.F – Quais os vossos principais clientes?

ShopAlike – A ShopAlike.pt é uma plataforma que agrega produtos de diversas lojas online em categorias tão diversas como roupa, sapatos, malas, artigos de desporto, puericultura e mesmo artigos para animais de estimação. Assim, pretendemos chegar a um vasto número de clientes que, como referimos na resposta anterior, navegam por entre os artigos do nosso site com o objectivo de encontrar bons preços – por vezes promoções especiais ou saldos – e comparar ofertas. Podemos dizer que uma grande parte dos utilizadores da ShopAlike.pt são mulheres, mas o site não é pensado especificamente apenas para elas – antes pelo contrário, procuramos ser uma plataforma com ofertas interessantes para ambos os sexos.

IMG_3153

P.F – Como pode uma loja passar a figurar no ShopAlike?

ShopAlike – As lojas online que queiram figurar na ShopAlike.pt apenas têm que ter um catálogo de produtos que se insira numa das nossas categorias. Para além disso, têm que estar registadas e fazer entregas em Portugal. A credibilidade das lojas é muito importante; afinal, trabalhamos no sentido de prestar um serviço de qualidade aos nossos utilizadores. O nosso objectivo é conseguir uma colaboração a longo-prazo com as nossas lojas parceiras, pelo que temos várias possibilidades de lhes dar visibilidade na nossa plataforma (por exemplo como “Loja do Mês” na nossa homepage).

P.F – Têm feedback positivo ao nível de um aumento de compras nas lojas que figuram no vosso centro comercial virtual?

ShopAlike – Algumas lojas vão dando o seu feedback, como por exemplo a RedHot: “Observámos que as nossas visitas diárias aumentaram em cerca de 15-20% e que tivemos várias vendas cuja origem dos clientes foi a ShopAlike.pt”. Outro caso é a Fitness Digital: “A ShopAlike permite-lhe, com um bom CPC, chegar a milhares de usuários em toda a Europa. Económico e rentável, é uma boa “montra” para captar novos clientes. Esperamos que continuem a crescer e a abrir novas plataformas em novos países para continuarmos a beneficiar desta mútua colaboração.”

IMG_3957

P.F – Em que redes sociais podemos encontrar o ShopAlike?

ShopAlike – A ShopAlike está presente no Facebook, Google+, Twitter e Pinterest.

P.F – O que podemos esperar do ShopAlike em 2014?

ShopAlike – A maior novidade da ShopAlike.pt até agora foi o novo design, lançado o ano passado. Este ano queremos continuar a aperfeiçoá-lo e a melhorar a sua usability. Outro dos nossos objectivos é transpor esse novo design para os nossos websites para dispositivos móveis (smartphone e tablet). A cooperação com novas lojas parceiras é, claro, um objectivo constante. Assim, trabalharemos nesse sentido durante este ano de 2014, que já nos trouxe lojas como a Aboutik, uma loja de bijuteria portuguesa, a FullOff, loja de artigos de surf, a Mr. Pet, loja de artigos para animais de estimação, ou a Classic Toys, loja de brinquedos e jogos infantis.

Pode visitar este “centro-comercial” online em ShopAlike.pt


Share:

Deixe o seu comentário