Entrevista: Sérgio Viana, Associate Partner/ Microsoft Solutions Lead, Xpand IT

20064
1
Share:

Foi no início deste mês que a Xpand IT conquistou a distinção de Gold Partner por parte da Microsoft Corporation. Para alcançar tal reconhecimento, esta empresa especializada nas áreas de Mobilidade Empresarial, Big Data, Business Intelligence e Enterprise Middleware, cumpriu todos os critérios previstos no programa de parceiros da Microsoft, nomeadamente, nos processos de certificação da equipa de consultores, nas referências de clientes e nos resultados do inquérito de satisfação submetido pela Microsoft aos clientes da Xpand IT.

A Leak Business esteve à conversa com Sérgio Viana, Associate Partner/ Microsoft Solutions Lead da Xpand IT, que nos falou da importância da mobilidade, deixou dicas para as empresas que pretendem avançar para uma solução de mobilidade empresarial e comentou a importância de ser Gold Partner da Microsoft.

Patrícia Fonseca – Na vossa análise qual é a importância da mobilidade hoje e no futuro próximo para as organizações?

Sérgio Viana – A mobilidade empresarial não é um tema recente. A grande diferença hoje em dia está na democratização da tecnologia e dos dispositivos, que tornam muito mais viáveis cenários de mobilidade que há alguns anos atrás representavam investimentos avultados cujo retorno nem sempre era fácil de comprovar, e mesmo quando era pedia às empresas um esforço financeiro que muitas não podiam suportar. O futuro será composto não só pelo dispositivos existentes e sobejamente conhecidos, como smartphones e tablets, mas também por novos dispositivos como os wearables. Mas mais do que isso, é a integração entre os vários dispositivos e os novos cenários que eles permitem que farão toda a diferença e abrirão um novo leque de casos de utilização.

P.F. – Como podem os gestores transformar este desafio numa oportunidade para si enquanto gestores e para o negócio da organização onde estão inseridos? O que podem perder se não o fizerem?

S.V. – Julgo que nos dias que correm nenhum gestor questiona a importância de endereçar a mobilidade, e a vantagem de o fazer com uma abordagem corporativa. Estamos atualmente a trabalhar com os gestores de modo a avaliar os próximos passos em dois cenários distintos: apps nativas / híbridas existentes que se pretende evoluir e/ou novas iniciativas mobile que se sabem já estar destinadas a várias plataformas. O que fazemos nestes cenários é tirar partido de toda a nossa experiência na área de mobilidade e analisar cenários com os clientes, de modo a perceber qual a solução que melhor se enquadra nas seguintes vertentes: tecnologia, sustentabilidade financeira, experiência do utilizador, entre outros. Os gestores que forem capazes de endereçar esta questão com sucesso terão um papel fundamental na evolução da empresa e da sua competitividade através da modernização dos vários processos de negócio.

sergio2

P.F. – Que recomendações dariam às empresas que pretendem avançar para uma solução de mobilidade empresarial?

S.V. – É necessário definir uma estratégia a nível corporativo e perceber quais os cenários mobile a endereçar. Depois disso, é necessário perceber qual o melhor caminho a seguir em termos de desenvolvimento das apps – e nesse sentido nós podemos ajudar a avaliar as várias alternativas. E é necessário que se perceba que neste momento o foco é no utilizador e não na app ou no sistema de backend. É necessário entender as várias personas existentes e orientar a definição da mobilidade com base nos seus casos de utilização, porque só desta forma será possível tirar o maior partido destes projetos.

P.F. – O que significa o desenvolvimento mobile multiplataforma e qual a problemática para as empresas?

S.V. – O desenvolvimento multiplataforma consiste na criação de apps para as diferentes plataformas móveis. Todas as empresas, de uma forma ou de outra, estão a abraçar cenários de mobilidade, e isto faz com que tenham que se desenvolver apps específicas para cada um dos sistemas operativos a suportar. Isto implica um investimento elevado, quer na criação da app quer na sua manutenção, e levanta um conjunto de questões relacionadas com a gestão das equipas e respectivas competências, entre outras. São estes os problemas que as empresas pretendem endereçar.

P.F. – Relativamente à oferta de Desenvolvimento Multiplataforma, como está a mesma estruturada?

S.V. – O Xamarin é uma plataforma que permite desenvolver apps mobile destinadas a iOS, Android e plataformas Windows, sendo as mesmas desenvolvidas utilizando C#. Através da utilização do Xamarin é possível reduzir o esforço de desenvolvimento das apps para as várias plataformas garantindo a performance e a experiência dos utilizadores.

Mais especificamente, as principais características são:

Desenvolvimento das apps com tecnologias Microsoft, nomeadamente o Visual Studio e C#.
Utilização de 100% das API’s disponibilizadas pela Apple e Google para o desenvolvimento das apps.
Performance e experiência de utilização nativas.
Partilha de código entre as apps destinadas às diferentes plataformas.

sergio3

P.F. – Quais as principais vantagens?

S.V. – Através da utilização de Xamarin é possível garantir um elevando grau de partilha de código entre as apps das várias plataformas, quer ao nível da camada de negócio quer ao nível da interface de utilizador – e sendo sempre possível desenvolver funcionalidades que tirem partido das especificidades de cada plataforma recorrendo às API’s nativas que estão totalmente disponíveis. Isto não só reduz o tempo de desenvolvimento das apps como também o tempo de testes, o que resulta numa situação mais vantajosa em termos de Time to Market das soluções. Como deverá ser fácil de compreender, o investimento inicial das apps será também reduzido, bem como os custos associados à manutenção das mesmas. Além disso, as tecnologias utilizadas facilitam a gestão das equipas e das competências de desenvolvimento.

Para desenvolver utilizando Xamarin não é apenas necessário saber .Net, é preciso conhecer as restantes plataformas. Mas é aí que a Xpand IT pode ajudar, dadas as mais de 120 apps publicadas. Esta experiência acumulada torna-nos extremamente competitivos no desenvolvimento de apps para as plataformas Windows, iOS e Android.

P.F. – Futuras iniciativas nesta área de Desenvolvimento mobile multiplataforma?

S.V. – A parceria com a Xamarin é estratégica para a Xpand IT, e somos neste momento o único Premier Consulting Partner em Portugal, o nível mais elevado de parceria. Existem vários projetos em curso e estamos a trabalhar também na promoção de outras tecnologias da empresa, nomeadamente o Test Cloud – uma ferramenta que permite que as empresas testem as suas apps em centenas de dispositivos remotamente, tendo acesso ao comportamento das apps em cada um deles, e que dá resposta à dificuldade de testar as apps mobile antes de as disponibilizar ao público a que se destinam.

Criámos o XPlat – User Group dedicado ao desenvolvimento multiplataforma com recurso às mais reconhecidas tecnologias Microsoft, estando já marcado o primeiro encontro para dia 13 de Novembro. O objetivo passa por reunir uma comunidade que pretende tirar partido de algumas das mais reconhecidas ferramentas Microsoft para desenvolver aplicações para os vários sistemas operativos existentes, sejam eles mobile ou não.

A nossa parceria com a Microsoft e o nosso estatuto de Gold Partner, faz com que tenhamos uma responsabilidade de potenciar a utilização da tecnologia em cenários onde esta possa fazer toda a diferença no desempenho das organizações e o mesmo se aplica às plataformas e ferramentas da Xamarin. Estamos confiantes que a combinação dos pontos fortes destes dois parceiros fará toda a diferença nas propostas que apresentamos aos nossos clientes e irá potenciar projetos de referência tanto a nível nacional como internacional.

Para saber mais sobre a Xpand IT pode visitar a página oficial em http://www.xpand-it.com/pt/


Share:

Deixe o seu comentário