Entrevista: João Moreira, Presidente do Conselho de Administração da Ábaco Consultores

50072
0
Share:

Fundada em 2004, no Porto, a Ábaco Consultores especializou-se na implementação e manutenção de soluções tecnológicas SAP. É hoje um parceiro de referência e uma empresa em franca expansão como revelam os mais de 400 projetos em 15 países e 3 continentes. Tendo a internacionalização como ponto-chave, a Ábaco Consultores está a alargar a sua operação para outros países europeus, como é o caso da Lituânia. A Leak Business esteve à conversa com João Moreira, Presidente do Conselho de Administração da Ábaco Consultores, que nos revelou alguns detalhes acerca da internacionalização, a revelância do mercado brasileiro e as previsões para 2015.

Patrícia Fonseca – Quando e como nasceu a Ábaco Consultores?

João Moreira – A Ábaco Consultores foi fundada em 2004, no Porto, focada na implementação e manutenção de sistemas de informação SAP – líder mundial em software de gestão. A empresa nasceu da necessidade que existia no mercado em ter soluções SAP desenhadas especificamente para cada negócio e para diversos setores de atividade onde não existia qualquer interação entre o negócio, a tecnologia e o próprio mercado onde se insere.

Desde então a empresa consolidou a sua posição como parceiro de referência SAP e desenvolveu mais de 400 projetos em 15 países e 3 continentes, tendo atualmente escritórios, além do Porto, em Lisboa, São Paulo e Rio de Janeiro. Agora com dez anos de experiência e em pleno processo de internacionalização, a Ábaco encontra-se a alargar a sua operação para outros países europeus, como é o caso da Lituânia.

P.F. – Quais as principais áreas de negócio?

J.M. – A Ábaco Consultores é especialista na implementação e manutenção de soluções tecnológicas SAP. As principais áreas de negócio onde a Ábaco Consultores opera são a Engenharia e Construção, Confeção, Calçado e Têxtil, Setor Alimentar e Discrete Manufacturing. É nestas áreas que a empresa se demarca dos restantes players do mercado, através da pré-customização de soluções SAP adaptadas ao perfil de cada Cliente e da especialização dos seus consultores ao nível do processo de negócio.

P.F. – O que leva uma empresa a procurar a Ábaco Consultores?

J.M. – Diríamos que são três os principais motivos que levam um Cliente a escolher a Ábaco. Primeiramente, a Experiência consolidada ao longo destes 10 anos de atividade permite à empresa orientar as soluções para assegurar não só um rápido retorno do investimento realizado, mas também garantir a total satisfação dos Clientes com a sua implementação. Em segundo lugar, a Especialização por setor de negócio, que permite à Ábaco – de forma contínua – reforçar e consolidar a sua experiência na implementação das soluções SAP em diversas áreas, bem como conhecer as especificidades de cada setor de atividade. E, por fim, a proximidade que a Ábaco mantém com o Cliente, que garante o desenvolvimento de soluções personalizadas e adaptadas a cada caso, de acordo com as necessidades e expectativas de cada negócio, numa relação de parceria estreita e transparente com cada um.

P.F. – Posicionando-se a Ábaco como implementador de soluções SAP quais os principais setores que vos procuram?

J.M. – As áreas essenciais em que a empresa marca presença, como referido anteriormente, são a Engenharia e Construção, Confeção, Calçado e Têxtil, Retalho, Setor Alimentar e Discrete Manufacturing. Contudo, devido à abrangência das soluções SAP e fruto do seu know-how acumulado na tecnologia, a Ábaco implementa soluções SAP em qualquer setor de atividade, em Portugal e no estrangeiro.

P.F – Para cada setor existem aplicações SAP específicas?

J.M. – Primeiramente convém referir que existem as soluções verticais de indústria complementares ao ERP, nas quais a Ábaco Consultores tem conhecimento e know-how alargados. A cada setor corresponde uma solução SAP específica e são estas as áreas de competência mais proeminentes na empresa: SAP EC&O para Engenharia e Construção, SAP Retail para o Retalho, SAP AFS para Têxtil e Moda, SAP Mills para produção. No entanto, a Ábaco representa todo o portfolio de soluções SAP, onde além do ERP, podemos encontrar também soluções de CRM, Business Intelligence, Big Data e Mobilidade. Uma tendência mais recente é a oferta de soluções na Cloud – nomeadamente nas macro áreas RH, Customer, Financials e Supplier – que tem sido adoptada pela SAP e, consequentemente, pela Ábaco.

P.F – Qual é a vossa estratégia de internacionalização?

J.M. – Sedeada no Porto, a Ábaco Consultores detém ainda escritórios em Lisboa, São Paulo e Rio de Janeiro. Estes dois últimos representam o objetivo de internacionalização da empresa que é o reforço da sua posição, enquanto referência na implementação de soluções SAP, no mercado Brasileiro. Este é um mercado estratégico por se encontrar em expansão mas também por não ter quaisquer barreiras linguísticas e/ou culturais à implementação do negócio. No entanto, a Ábaco Consultores, está focada em outras geografias sendo disso o mais recente exemplo do projeto conquistado para os Ministérios da Segurança Social e Alfândegas da Lituânia.

P.F – Porquê o Brasil?

J.M. – O Brasil representa uma aposta estratégica para a empresa. Em primeiro lugar porque é um país com um crescimento económico significativo, em especial, em alguns setores de atividade com que a Ábaco Consultores opera como é o caso da Engenharia e Construção e a fileira moda. Adicionalmente, outro motivo que nos levou a realizar esta aposta passa pela proximidade que as empresas Portugueses têm com o Brasil e o facto de partilharmos a mesma língua, o que não constitui uma barreira mas sim um elo de aproximação entre o mercado e a empresa.

P.F – Qual é neste momento a relevância do mercado brasileiro para a Ábaco Consultores?

J.M. – No ano passado, o mercado brasileiro, já representava 32% do valor total de faturação. Atualmente, segundo dados do primeiro semestre de 2014, a empresa apurou que o volume global de negócios deste mercado já representava cerca de 39% desse valor. No entanto, não é apenas o mercado Brasileiro que cresce, pois também no primeiro semestre de 2014 o mercado nacional já crescia a um ritmo acelerado com um valor superior a 8% em período homólogo.

P.F – Numa época em que tanto se quer falar de Retoma. Ela existe mesmo?

J.M. – A retoma tem-se vindo a registar em Portugal ainda que de forma muito tímida. O ano de 2014 registou importantes alterações em alguns setores sendo exemplo o crescimento de 10% de contractos de obras públicas celebrados, segundo dados da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário.

A nível interno pudemos constatar que tivemos um crescimento de vendas de cerca de 25%, o que vem reforçar a ideia de recuperação.

P.F – O que espera a Ábaco Consultores para 2015?

J.M. – A Ábaco Consultores espera que o ano de 2015 seja em linha com o de 2014, ou seja, que registe um crescimento igual ou superior em Portugal, no Brasil e outras localizações onde a empresa tenha operações. Fora do plano financeiro, e sim em termos de negócio, esperamos que a Ábaco Consultores consolide as suas operações fora de Portugal com o crescimento do negócio Brasileiro e a aposta em projetos na Europa, como é o caso deste projeto conquistado na AP Lituana.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário