Entrevista: Farouk Hemraj, Diretor e Co-Fundador da DISTREE Events

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A DISTREE EMEA é uma plataforma de networking para centenas de marcas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Eletrónica de Consumo (EdC) apresentarem os seus últimos produtos aos mais influentes parceiros de canal e fornecedores da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). A propósito da edição 2014 da DISTREEE EMEA, a Leak Business esteve à conversa com Farouk Hemraj, Diretor e Co-Fundador da DISTREE Events, que revelou um pouco do que está planeado para o evento deste ano.

Leak: Pode dar-nos uma ideia do que está planeado para a DISTREE EMEA 2014? O evento cresceu face a 2013 em termos de espaço e número estimado de visitantes?

Farouk Hemraj: É a qualidade dos visitantes, não apenas a quantidade, que mais interessa num evento DISTREE – e este é um aspeto que nunca me canso de enfatizar. Nós reunimos num só espaço e momento compradores seniores de produtos de TIC e EdC provenientes de mais de 80 países da Europa, Médio Oriente, África, Rússia e CIS. São os distribuidores, retalhistas e “e-tailers” responsáveis pelas compras em volume e que oferecem às marcas vias reais para o mercado, que tornam a DISTREE EMEA num sucesso.

Para este ano, estamos a prever um aumento no número de marcas representadas na DISTREE EMEA, que foi de 140 em 2013. O evento tornou-se obrigatório para as empresas que levam a sério a gestão, criação ou lançamento de canais de volume através do espaço EMEA, oferecendo uma variedade de benefícios de negócio para empresas de todos os tamanhos – desde “start-ups” até aos líderes de mercado.

Ao todo, esperamos que o total de delegados seja este ano novamente superior a um milhar. Cada parceiro de canal é pré-qualificado e pré-verificado pela nossa equipa de recrutamento, que se assegura de que todos eles se adequam ao perfil do evento e são compradores genuínos.

Leak: Que boas razões têm as marcas, os retalhistas e os distribuidores para estarem presentes? O que é que torna o DISTREE EMEA diferente de outros eventos?

FH: Eficiência. Resultados. Retorno sobre o Investimento (ROI). Mas talvez faça sentido eu explicar os benefícios para cada um destes grupos. Às empresas que pretendem vender, nós oferecemos uma plataforma que lhe permitem encontrar os parceiros atuais e potenciais num só lugar e momento; para as “start-ups”, oferecemos acesso de valor incalculável aos parceiros de canal que podem potenciar o desenvolvimento do seu negócio através do espaço EMEA; para as marcas já estabelecidas, a DISTREE EMEA proporciona acesso aos executivos seniores de canal que simplesmente não estão presentes em quaisquer outros eventos do género.

Alguns dos CEOs dos maiores distribuidores e retalhistas da região vão à DISTREE EMEA todos os anos, mas não são vistos em conferências de canal das marcas. E isto deve-se ao facto de eles compreenderem a eficiência que a DISTREE lhes oferece – a capacidade única de se encontrarem com dezenas de contactos diferentes em apenas alguns dias. Isto é muito melhor para eles do que se deslocarem a dezenas de conferências em diferentes datas e locais.

Leak: Como é que ajudam os delegados a maximizar os benefícios da sua presença?

FH: A DISTREE EMEA é um evento de canal altamente estruturado e muito focado nos negócios, muito diferente de uma feira empresarial tradicional. Além dos encontros cara-a-cara e de um programa de conferências bem preenchido, o evento inclui também uma série de sessões em formato workshop (‘2014 Directions’), prémios para o canal e oportunidades de networking profissional..

Leak: Há novidades planeadas para a DISTREE EMEA 2014?

FH: Este ano criámos um programa de conferências mais flexível, que permite aos delegados selecionar e escolher sessões e tópicos que sejam mais relevantes para o seu negócio e/ou de especial interesse para eles. E vamos também realizar cimeiras além do programa principal de conferências DISTREE EMEA, entre elas uma cimeira “Retail to Business” (R2B) apresentada pela CONTEXT, e uma cimeira “Wearable Technology & Connected Devices”.

Isto será feito para além do programa principal da conferência, o qual incluirá informações sobre o mercado prestadas pela GfK, bem como novas sessões de demonstração de tecnologia tais como o “Fresh”, a qual se tornou já uma das favoritas dos delegados. Além disso, temos ‘2014 Directions’, uma série de sessões tipo workshop focadas em mercados geográficos ou canais mais específicos.

Leak: A DISTREE EMEA também irá incluir este ano a sessão ‘60 Seconds to Convince’? Como irá funcionar?

FH: Sim!, esta é todos os anos uma das mais entusiasmantes sessões. O programa de prémios ‘60 Seconds to Convince’ oferece às marcas uma oportunidade de promoverem os seus últimos produtos para 2014. Cada marca inscreve-se para realizar em palco um “pitch de elevador” de 1 minuto, que lhe assegura uma exposição máxima.

O vencedor é selecionado ao vivo pelos distribuidores e retalhistas na audiência, usando um sistema de voto eletrónico, em duas categorias separadas: Design de Produto e Inovação de Produto. Há também um prémio para a melhor apresentação.

Leak: Anteriormente, referiu que são todos os anos dedicados bastantes recursos a selecionar os delegados ao evento. De que forma é que a base de participantes poderá mudar este ano?

FH: O panorama do canal muda ao longo do tempo e uma das coisas mais importantes que temos de fazer é acompanhar essas mudanças e refleti-las na base de delegados à DISTREE EMEA. Para o evento deste ano, contamos com um maior número de retalhistas e responsáveis por empresas de comércio eletrónico.

Existem centenas de “e-tailers” a operar no espaço EMEA, mas quantos são realmente compradores de produtos, por oposição a frentes de loja online de terceiros? É aqui que as capacidades de pesquisa e análise da DISTREE fazem toda a diferença. Temos especialistas de canal em cada território a gerir o recrutamento e que têm a tarefa de encontrar compradores genuínos. E são eles também que procuram constantemente novos distribuidores na região EMEA.
Para este ano estamos também a assistir à emergência de novas vias para o mercado [“routes-to-market”] com empresas especializadas na gestão de múltiplos canais de venda para os fornecedores – especialmente nos mercados mais maduros.

As empresas mais inteligentes compreendem que têm de se assegurar da disponibilidade dos seus produtos através do maior número de canais possível. Nós trazemos até elas novos distribuidores especializados com as capacidades e o software necessário para a abertura de múltiplos canais online para quem quer vender – incluindo mercados digitais de terceiros e empresas de e-commerce que fazem compras em grupo.

Leak: Fale-nos um pouco dos oradores para 2014. Já têm a lista final confirmada ou ainda esperam mais alguém?

FH: Já vi a lista dos oradores que abordámos para estarem presentes este ano, e eles cobrem uma vasta gama de tópicos e especialidades. Uma vez mais, a DISTREE EMEA pretende ser diferente em termos de conteúdo da programação. Somos um evento independente e isso permite-nos abordar múltiplos analistas e empresas de pesquisa de mercado para apresentarem conteúdos. Isto é um bónus para os delegados, porque lhes dá acesso num só lugar a uma série de pontos de vista e opiniões a partir de múltiplas fontes.

Temos já confirmada a presença de algumas das mais importantes empresas de pesquisa de mercado e de canal, tais como a GfK e a CONTEXT, a par de uma série de parceiros na área dos conteúdos, incluindo a Beecham Research, a Jigsaw Business Solutions, a Ocean Solutions, a Red-Dolphin, a R&C Consulting, a Regent e a VIA International.


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Patricia Fonseca

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