18624 0

Enterasys apresenta a primeira solução SDN do mercado para redes WIFI

A Enterasys anunciou o lançamento do IdentiFI Adapt, a primeira solução SDN do mercado para redes wireless. Com este lançamento, a Enterasys integra capacidades SDN em toda a sua arquitectura OneFabric, desde o Core da rede ao extremo, WIFI incluído, o que aumenta notavelmente a flexibilidade da sua solução IdentiFI bem como as possibilidades de programação e integração de aplicações.

A nova solução IdentiFI Adapt foi desenvolvida como uma clara abordagem à inovação em meios WIFI, em que a colaboração e a integração com outras aplicações são imprescindíveis para garantir a rápida disponibilização de novos serviços de rede.

Além disso, o IdentiFI foi melhorado com novas funcionalidades que aumentam a visibilidade e o controlo de utilizadores e dispositivos e facilitam a gestão da rede. Entre estas funcionalidades e características inclui-se uma nova consola de monitorização e mapas de rede, bem como serviços avançados de localização de utilizadores e dispositivos, e ainda integração com os novos pontos de acesso (AP3715). O IdentiFI Adapt permite dispor de controlo centralizado e inteligência distribuída em toda a rede, tanto na parte de cabo como wireless e, ainda, graças ao OneFabric Connect SDN, é capaz de se integrar com facilidade com qualquer aplicação empresarial. Tudo isto representa uma melhoria significativa face às capacidades de gestão unificada que já oferecia a plataforma de gestão OneFabric Control Center.

Este lançamento surge no âmbito da estratégia de posicionamento da Enterasys no mercado SDN, que teve início com o recente lançamento do OneFabric Connect SDN e com a criação de uma comunidade de parceiros e programadores que oferecem aplicações pré-configuradas e personalizadas para redes SDN. A Enterasys é o primeiro fabricante do mercado a oferecer uma solução WIFI que inclui características SDN, permitindo alargar esta capacidade de integração a toda a rede, tanto à parte wired como wireless.

  • IdentiFI permite aos administradores de rede decidir como se lida com os diferentes tráfegos de rede, se têm de ser geridos ou não, se têm de ser reenviados localmente ou geridos de forma centralizada ou combinada. Além disso, o IdentiFI possibilita a encriptação do tráfego de dados na parte cablada da rede, o que é um benefício chave em meios de cloud computing ou críticos do ponto de vista da segurança e da confidencialidade, como sejam, por exemplo, meios hospitalares.
  • Suporta múltiplas vias de tráfego sobre um único identificador SSID baseado na identidade do utilizador. Isto melhora o rendimento, reduz a complexidade da gestão e optimiza a duração da bateria.
  • Visibilidade melhorada graças aos mapas de cobertura que o OneFabric Control Center oferece. Estes mapas proporcionam aos administradores uma completa visão das áreas de cobertura WIFI, bem como triangulação avançada e em tempo real, para poderem localizar dispositivos e solucionar problemas de forma rápida.
  • Mais facilidade de gestão e controlo de tráfego multicast: dispositivos Apple Bonjour, UPnP e outros. Isto reduz drasticamente o “ruído” na rede que este tipo de protocolos gera.
  • Possibilidade de estabelecer políticas de rede de identificação, contenção e controlo por dispositivo, utilizador, localização e momento do dia em se realiza a conexão.

Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Ericsson lança programa ‘5G for Europe’ com parceiros da indústria, de investigação e académicos

A Ericsson anuncia hoje a expansão do seu programa de investigação e desenvolvimento (I&D) 5G transversal a várias indústrias a um amplo conjunto de mercados Europeus. O programa

UNIT4 anuncia parceria com Gcon4

A UNIT4 anuncia a celebração um acordo estratégico com a Gcon4 que contribuirá para reforçar o compromisso assumido de ampliar e melhorar o seu ecossistema global de parcerias.

Windows Server 2012 chega 4 de Setembro

A Microsoft Corporation anunciou que o Windows Server 2012 entrou em fase final de produção, estando a data do seu lançamento marcada para 4 de Setembro. Após o

Fujitsu participa no maior projeto de High Performance Computing em Portugal

A Fujitsu vai fornecer a infra-estrutura tecnológica para implementar na Universidade de Coimbra o maior projeto nacional de High Performance Computing (HPC), que permitirá desenvolver o tecido empresarial

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *