Engenharia no feminino distinguida no Prémio Geração SIMARIS da Siemens

135520
0
Share:

Foram as duas únicas alunas a participar no concurso Geração SIMARIS Design, promovido pela Siemens Portugal, e acabaram por ser elas as vencedoras. Ana Catarina Monteiro e Patricia Cabaço Nunes, as duas alunas do ISEL, disputaram o concurso com os outros 38 participantes e sagraram-se vencedoras com todo o mérito.

Através desta iniciativa, a empresa convidou os estudantes de engenharia eletrotécnica de todo o País a fazerem uma maratona de seis horas para planear e dimensionar a instalação elétrica de um edifício usando o software de última geração SIMARIS Design.

Foi durante esta prova de seis horas que 20 equipas, compostas por 40 alunos, apoiados por 17 professores de 12 universidades, se desafiaram para conquistar o galardão dos Prémios Geração SIMARIS Design.

Os alunos tiveram que desenvolver uma instalação elétrica de um edifício com uma área superior a 55.000 m2, dividida por duas volumetrias: uma volumetria vertical  com área comercial (12.000m2), escritórios (32.000m2) e residências (10.000m2) e uma volumetria horizontal com utilização industrial de 5.000m2.

A equipa vencedora foi a que apresentou a melhor solução técnica e a que melhor apresentou os resultados obtidos dentro do prazo limite. Entre outros, foram valorizados critérios como a eficácia económica e a eficiência energética.

O segundo lugar foi para a equipa constituída por Paulo Reis e António Bessa, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O SIMARIS Design é uma aplicação destinada ao planeamento e dimensionamento das instalações elétricas em edifícios e infraestruturas. Esta solução ajuda os profissionais da área da engenharia elétrica a trabalhar de forma mais rápida e com melhores condições.

A equipa vencedora do concurso, em conjunto com o professor, ganhou uma viagem ao centro Tottaly Integrated Power (TIP) da Siemens, na Alemanha, onde terão a oportunidade de participar numa formação em projeto avançado (Data Centers, grande Industria, Arranha-céus, Hospitais, etc.) com utilização do software SIMARIS Design.

A Siemens Portugal irá conceder ainda um estágio profissional às duas melhores equipas do concurso Geração SIMARIS, num total de quatro estágios. Adicionalmente, todas as equipas/ universidades participantes recebem uma licença para utilização avançada do SIMARIS Design Professional, para que cada vez mais alunos o possam usar ao longo da sua formação, garantindo uma melhor preparação para a respetiva entrada no mercado de trabalho.

O júri do concurso era composto por três elementos: um representante da Siemens, um da Ordem dos Engenheiros e um perito especialista na Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para as Regras Técnicas das Instalações Eléctricas de Baixa Tensão (RTIEBT).


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário