Empresas implementam dispositivos móveis mas esquecem segurança

8184
0
Share:

Um estudo internacional realizado pela IDC e patrocinado pela IFS mostra que 65% das empresas tencionam investir em soluções de mobilidade através da aquisição de smartphones e tablets. Apesar disso, apenas 7% pretendem investir em gestão de dispositivos móveis (Mobile Device Management), nos próximos três anos.

O survey revela que a atribuição de dispositivos móveis a trabalhadores domina os planos de investimento das empresas. Embora 65 % dos respondentes tenha intenções de investir smartphones e tablets, apenas 7 % pretende melhorar a segurança, a gestão de políticas e a integração com os sistemas de backoffice, investindo em MDM, uma componente chave das soluções de mobilidade.

«Sem uma solução MDM robusta será praticamente impossível assegurar uma limpeza total ou parcial de dados, em caso de roubo ou perda do dispositivo móvel» salienta Jason Andersson, director do Programa da IDC. «Apesar do crescente acesso a informação de negócio através de dispositivos móveis, só uma percentagem diminuta coloca o MDM no foco de seus investimentos estratégicos. Isto significa que é preciso melhorar o conhecimento das empresas em questões de segurança, sobretudo à medida que apostam em soluções de mobilidade.»

«O MDM apoia a gestão remota de uma rede de dispositivos, permitindo bloquear os utilizadores para um modo de quiosque ou limpar dados de um dispositivo perdido ou roubado”, acrescenta Martin Gunnarsson, director de Pesquisa e Estratégia da IFS.

«Mas a segurança também implica soluções de cloud. Uma segurança robusta construída de raiz garante que toda a comunicação é criptografada e que não existem dados corporativos ou passwords de utilizadores armazenados na nuvem. Em algumas indústrias é mesmo proibido enviar informações classificadas a partir de software de negócios back-end para dispositivos móveis.»


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário