EMC apresenta a a primeira plataforma de Software-Defined storage

8888
0
Share:

Durante o EMC World 2013, a EMC apresentou o ViPR, a primeira plataforma, no mundo, de Software-Defined storage. Como os service provider e os data center empresariais crescem a um ritmo na ordem dos petabytes, o custo e a complexidade associadas com a sua gestão torna-se insustentável. Utilizando o EMC ViPR para gerir as infraestruturas de armazenamento e os dados que residem dentro dessa infraestrutura, as empresas podem adoptar inovadoras melhorias de automação e estabelecer uma arquitetura de armazenamento moderno para implementações de aplicações futuras. Ao utilizar o EMC ViPR, os service providers e os departamentos de TI podem encaminhar-se para o modelo operacional de data centers em web-scale, sem a necessidade de contratar mais recursos humanos especializados para construir um ambiente personalizado.

EMC ViPR é único numa série de características, nomeadamente por:

  • Gerir ambas as infraestruturas de armazenamento (o chamado Plano de Controlo) e os dados armazenados dentro dessa infraestrutura (o chamado Plano de Dados).
  • A dissociação entre o Plano de Controlo do Plano de Dados, permitindo a utilização de ambos em conjunto – ou permite aos clientes somente a utilização do Plano de Controlo para gestão da inteligência subjacente das matrizes de armazenamento por meio de automação baseada em políticas. Esta é uma mudança radical para virtualizar o armazenamento, já tentada anteriormente.
  • Oferecer a capacidade de armazenar objetos como arquivos e fornecer desempenho de acesso a arquivos sem a latência inerente ao armazenamento de objetos.
  • Proporcionar a capacidade de ser totalmente implementado em software e suportado em plataformas EMC, não-EMC e hardware commodity.

EMC ViPR Controller 

O EMC ViPR Controller (o plano de controlo, que gere a infraestrutura de storage) pode disponibilizar melhorias na automação, pois virtualiza a infraestrutura de armazenamento subjacente. Funções de gestão de armazenamento comuns, como aprovisionamento ou migração, são abstraídos para que os diferentes sistemas de storage possam ser geridos como uma única pool de recursos, exatamente da mesma maneira. Agora, para a gestão dessas funções altamente complexas, o ViPR oferece uma abordagem única point-and-click. (Isto é semelhante à utilização de um comando remoto universal na sua sala de estar para ligar a sua TV, DVD, DVR e streaming de dispositivo). Os clientes já não precisam de ajustar a complexa tarefa de interagir com múltiplas interfaces de gestão que integram as plataformas de armazenamento heterogéneas.

EMC ViPR Data Services

Para workloads tradicionais que utilizam formatos de arquivo e block, o EMC ViPR retira-se e permite que a array subjacente cumpra o papel do Plano de Dados, ou dos dados armazenados na infraestrutura de armazenamento. Isto representa a maioria das aplicações e workloads dentro do data center e a EMC estima que esses workloads vão crescer aproximadamente 70% em 2016. Mas estão a surgir novos perfis de workloads – muitas vezes a operar em grandes quantidades de dados (Big Data) e a servir dezenas de milhares ou milhões de utilizadores. A EMC estima que esses workloads vão crescer cerca de 700% até 2016! 

Disponibilidade:

O EMC ViPR estará disponível no segundo semestre de 2013.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário