15714 0

Despesa com o Consumo volta a cair no terceiro trimestre de 2012

De acordo com o “EU Consumer Spending Barometer” da Visa Europe, a despesa com o consumo na União Europeia, no terceiro trimestre de 2012 (Julho – Setembro) foi de -1,6%, quando comparada com o mesmo período em 2011. Esta contração representa o segundo trimestre consecutivo de crescimento negativo. Este valor surge depois de um segundo trimestre em que a despesa de consumo foi de -2,4% quando comparada com o mesmo período no ano passado.

As quedas mais significativas registaram-se em Portugal, na Grécia e na Irlanda, países que estão no centro da crise da dívida na zona Euro.

Na Alemanha a despesa com o consumo subiu 0,8% no terceiro trimestre de 2012, depois de um crescimento de 0,4% no segundo trimestre do mesmo ano.

Registaram-se, no entanto, descidas em outras grandes economias da União Europeia. A despesa com consumo registou um decréscimo em Espanha (-5,3%), Itália (-4,6%) e no Reino Unido (-3,3%). Em França registou-se um ligeiro decréscimo no consumo no terceiro trimestre, período em que o valor se situou em -0,6% quando comparado com o do ano transato.

A Europa de Leste continuou a registar valores positivos no terceiro trimestre de 2012. A Eslovénia e a Lituânia acusam crescimentos de dois dígitos, enquanto a Letónia, a Bulgária e a Estónia foram responsáveis por boas taxas de crescimento.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

TIMWE atinge número recorde de campanhas interativas

A TIMWE divulgou hoje que alcançou um número recorde de novas campanhas interativas mobile e implementação de portais em todo o mundo, atingindo 142 campanhas em mais de 30

Canon recebe a mais elevada distinção de sustentabilidade atribuída pela EcoVadis

A Canon conquistou o ouro no prémio EcoVadis pelo segundo ano consecutivo, posicionando a empresa no top 5 de desempenho sustentável. Para decidir a classificação das empresas, o sistema

Grupo Rockport implementa solução vertical da SAP

A SAP anunciou que o Grupo Rockport está em pleno funcionamento com a solução SAP Fashion Management, que lhe permite unificar todos os canais de distribuição, retalho e

CIONET divulga os vencedores dos prémios CIO of the Year 2016

A CIONET elegeu hoje os três melhores CIOs do ano em Portugal. David Alves (CIO, Sonae), João Figueiredo (CIO, Santa Casa da Misericórdia do Porto) e Luís Newton

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *