Dell revoluciona mercado da Internet das Coisas com o Edge Gateway 5000 Series

13552
0
Share:

A Dell lançou o novo Edge Gateway 5000 Series, uma solução especificamente criada para os setores ligados à automação da construção e produção. Com um form factor de classe industrial, interfaces de input e output expandidas, e suporte para amplos intervalos de temperatura operacional, o Edge Gateway 5000, quando combinado com as capacidades de analítica de dados da Dell, oferece às empresas uma inovadora solução de computação que surge como alternativa às atuais ofertas de IoT proprietárias e bastante mais caras.

Tomar decisões acertadas com base em dados gerados por sensores é o grande objetivo da IoT. No entanto, os diversos dados que são gerados pelos equipamentos IoT colocam em cima da mesa uma série de desafios. A Harbor Research estima que em 2020 os sistemas inteligentes irão criar mais de 194 petabytes de informação. (“Smart Systems Forecast Model” Harbor Research, Inc., 2015) O volume e a complexidade de gestão de todos estes novos dados muito específicos, mas descentralizados, podem sobrecarregar rapidamente os ambientes tradicionais e as ferramentas de análise. A analítica na extremidade da rede (edge analytics), conduzida com a ajuda de gateways versáteis, vai ajudar a lidar com esta sobrecarga de dados determinando qual a informação mais importante que deve ser rapidamente trabalhada, filtrada ou armazenada.

O gateway Edge da Dell é colocado na extremidade da rede (próximo dos equipamentos e dos sensores), com analítica local e outro middleware, para conseguir receber, agregar, analisar, transmitir dados e minimizar o custo da largura de banda, veiculando apenas os dados que são realmente relevantes para a cloud ou para o datacenter. Graças à nova capacidade de analítica de dados da Dell Statistica, a Dell vai conseguir expandir a analítica para o middleware no gateway. Isto significa que as empresas podem estender todos os benefícios do cloud computing à extremidade da sua rede e usufruir de perspetivas de negócios mais rápidas e seguras, enquanto poupam custos de transferência de dados para, e da cloud.

“As empresas estão a tentar tomar as melhores decisões em relação ao grande volume de dados e à complexidade criada pelo vasto número de sensores, de sistemas integrados e de equipamentos conectados que existem atualmente na rede”, disse Andy Rhodes, diretor executivo da área de Commercial IoT Solutions, na Dell. “Se mais dados forem processados em tempo real na extremidade da rede, o gateway vai conseguir funcionar como um filtro de spam para a IoT.”

Portefólio end-to-end de soluções de IoT da Dell

O Edge Gateway 5000 é o mais recente produto a integrar o portefólio end-to-end de soluções e serviços para a IoT da Dell, que oferece aos clientes várias opções de escolha e a flexibilidade de criarem ecossistemas de IoT com analítica na extremidade da rede, na cloud ou no datacenter- Estes podem ainda aproveitarem as vantagens garantidas pelas melhores ofertas de gestão da Dell, que prometem reduzir a complexidade e melhorar a segurança. O gateway está disponível para OEMs, podendo ser totalmente integrado nas suas soluções, ou para clientes que trabalham na área da automação da construção e produção. Neste último caso, o gateway pode ser associado à estratégia de IoT para abranger soluções de data center, analítica avançada e serviços digitais. Adicionalmente, os clientes podem aproveitar as vantagens da disponibilidade global da Dell, das fiáveis opções de segurança e dos serviços de Suporte e Implementação da companhia, incluindo o ProSupport que fornece suporte end-to-end ao hardware, durante todo o ciclo de vida do produto, ajudando desta forma os clientes a maximizarem o seu ambiente de gateway e a minimizarem o tempo gasto em manutenção.

A ELM Energy, por exemplo, está atualmente a usar os gateways da Dell para contribuir para um futuro energético mais sustentável. O FieldSight Controller da ELM automatiza decisões estruturais que vão desde o uso de fontes de energia distribuídas, como a solar, a eólica e os geradores de backup, à utilização de fontes de energia tradicionais. Os sistemas ajudam ainda os clientes a tomarem decisões sobre o período mais eficaz para intermediar os excedentes energéticos de volta ao mercado aberto.

“Através da tecnologia, a ELM Energy e a Dell estão a permitir a tomada de decisões em tempo real que otimizam e equilibram a criação de energia, e maximizam o uso de energia renovável”, disse James Richmond, presidente da ELM Energy. “Por exemplo, se a energia renovável que está a ser gerada exceder a procura, a nossa tecnologia tem a capacidade de decidir automaticamente se o excesso deve ser devolvido à rede elétrica ou armazenado para utilização posterior, quando as fontes renováveis não estiverem disponíveis. A nova O Dell Edge Gateway 5000 Series é a plataforma perfeita para o nosso software FieldSight Edge realizar operações de computação próximas da fonte, por um valor fantástico.”

Principais benefícios do Dell Edge Gateway 5000 Series:

  • Oferece flexibilidade em termos de sistema operativo, com suporte para Ubuntu, Wind River Linux, Windows 10 IoT Enterprise, entre outros.
  • Possui uma estrutura de segurança, incluindo TPM, inicialização segura e bloqueio de portas ao nível da BIOS.
  • Capacidade de gestão com o Dell Command|Monitor para Linux e Cloud Client Manager.
  • A Dell está a trabalhar com fornecedores de software independentes e inovadores e com integradores de sistemas, como a SAP, OSISoft, a Eigen Innovations e a Lucid que aportam experiência neste domínio

A Dell e a Intel estão também lançar o concurso  “Connect What Matters” para soluções de IoT inovadoras, criadas com base nos IoT Gateways da Dell. O concurso está aberto a empresas comerciais e as soluções podem ser desenvolvidas para qualquer mercado vertical. O prazo limite para inscrições termina no dia 31 de março de 2016.

Disponibilidade

  • O Edge Gateway da Dell já está disponível em países selecionados desde dezembro de 2015. Contacte a equipa de vendas da Dell. Para mais informações consulte o site dell.com/IoTgateway.

Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário