Dell reduz dramaticamente a barreira de custo para o Storage Flash empresarial com adoção de flash drives

11440
0
Share:

A Dell acaba de se tornar o primeiro prestador de arrays de storage a anunciar a adoção das mais recentes flash drives empresariais da indústria, que são também as que apresentam a maior densidade e o mais baixo custo por desempenho, ajudando assim as organizações de todas as dimensões a reduzirem significativamente os custos associados ao armazenamento e à gestão dos seus valiosos dados e aplicações de TI.

Com a arquitetura moderna de armazenamento virtualizado da Dell e com a tecnologia única de alocação inteligente de dados, os clientes dos arrays Dell Storage SC Series podem adotar novos SSDs Mainstream Read-Intensive (RI) SSDs, baseados em tecnologia Triple Level Cell (TLC) 3D NAND. A combinação destas tecnologias e as opções já existentes de drives HDD e de flash permitem aos clientes beneficiaram da mais baixa relação preço-por-performance de flash, assim como de uma melhor densidade de storage em todos os segmentos de arrays para responderem às necessidades de todos os tipos de clientes.

Por exemplo, a Dell pode agora oferecer soluções exclusivas de flash de nível empresarial Dell Storage SC4020 por um valor muito baixo: €1,50 (EU) por gigabyte – preço de venda ao público – e €0,53 (EU) por gigabyte para configurações típicas com flash híbrido. As organizações podem assim aceder mais rapidamente aos dados críticos por um preço de armazenamento mais baixo de sempre.3 As novas configurações exclusivas de flash da Dell Storage conseguem facultar um preço mais baixo por gigabyte antes de aplicar a tecnologia de redução de dados que as soluções da concorrência oferecem depois de o fazer.4

“A estratégia única de alocação inteligente de dados da Dell permite que diferentes tipos de armazenamento com flash – SLC, MLC e TLC – sejam implementados eficientemente em arquiteturas com vários tiers que podem facultar uma melhor relação custo/eficiência que arrays baseados em flash de single tier”, disse Eric Burgener, research diretor de storage systems da IDC. “O anúncio da Dell sobre drives flash baseadas na tecnologia TLC 3D NAND coloca a empresa na liderança de densidade de armazenamento com 45 TB por unidade rack para arrays de flash e faz descer a relação de custo euro por gigabyte (de storage flash empresarial) para cerca do mesmo custo que 15.000 HDDs RPM, com um desempenho significativamente superior. O custo tem sido a principal pedra no sapato no que respeita à adoção de flash no data center, e o anúncio da Dell de um novo price point de dólar por gigabyte para configurações de flash permite a utilização de tecnologia flash num mais variado conjunto de volumes de trabalho empresarial”.

A Dell regista um crescimento significativo na adoção de flash, com um aumento anual das receitas referentes a Dell Storage SC Series (all-flash) de 89% para o primeiro trimestre de 2015. No que respeita à implementação de flash/SSDs empresariais, os CIOs e responsáveis de TI escolheram a Dell como a fabricante de eleição, de acordo com um estudo independente de janeiro de 2015 (SSG-NOW), que teve por base entrevistas a 580 líderes globais de TI.5

“Como o primeiro fabricante de arrays a anunciar o suporte para a mais recente tecnologia flash, a Dell continua a redefinir a economia do storage empresarial e a derrubar as barreiras de custo que impedem a adoção de flash”, disse Alan Atkinson, vice-presidente e diretor geral da Dell Storage. “Com estas inovações, podemos reduzir substancialmente o custo dos arrays de alta performance e otimizados para flash enquanto melhoramos o desempenho de arrays de utilização genérica com preços muito competitivos. Os clientes podem adquirir ou atualizar os seus arrays para beneficiarem do desempenho e da densidade de flash empresarial a um custo sem paralelo”.

A arquitetura moderna de armazenamento virtualizado permite uma abordagem inventiva para aproveitar de forma inteligente vários tipos de flash no mesmo array, baseada em objetivos de fluxos de trabalho e em padrões de utilização. Este facto levou à criação de uma série de arrays Dell Storage otimizados para flash e com preços competitivos tanto em configurações só com flash como com flash híbrido. Uma vez que o custo tem sido a principal barreira à adoção de flash, a Dell focou-se na utilização eficiente de drives para reduzir cada vez mais o custo do flash empresarial.

Dell Storage Arrays baixam o custo de flash e aumentam a densidade em todas as categorias de arrays

Com a tecnologia patenteada de Data Progression da Dell – para uma alocação inteligente de dados – e com o lançamento do software de array Dell Storage Center 6.6, os arrays Dell Storage SC Series podem adotar e otimizar novas flash drives Mainstream RI baseadas em TLC 3D NAND. Estas drives Mainstream RI apresentam o custo por gigabyte mais baixo da indústria, assim como as drives de flash empresarial com maior densidade, permitindo assim que a Dell disponibilize SSDs a aproximadamente o mesmo preço por gigabyte que 15.000 HDDs topo de gama e uma melhoria de desempenho de até 24X, seis vezes mais densidade, latência mais baixa e um consumo enérgico mais reduzido.2

O software Data Progression otimizado para flash da Dell permite que a empresa e os seus clientes aproveitem de forma ímpar as tecnologias mais recentes para criarem soluções de alto desempenho com preços mais competitivos. Com as suas soluções otimizadas, a Dell oferece arrays que combinam novas flash drives Mainstream RI com flash drives Write-Intensive (WI) com a mais elevada performance. Com esta abordagem, o software inteligente desvia todas as escritas para as drives flash de maior resistência e gere as escritas para as drives Mainstream RI de menor custo. Assim, baixa o custo geral das soluções flash empresarial da Dell mantendo um elevado desempenho.

Como resultado, a Dell reduz ainda mais a barreira de custo para a adoção de flash empresarial em todo o portfolio das séries Dell Storage SC8000, SC4020 e SCv2000 com flash híbrido ou arrays exclusivos de flash, melhorando significativamente o desempenho de arrays para utilização geral e reduzindo dramaticamente o custo de arrays de alta performance otimizados para flash.

Com as novas drives, disponíveis em capacidades de até 3.8 TB, o flash torna-se mais prático em qualquer escala. O Dell Storage SC4020 pode facultar um array completo de 90 TB num único rack 2U. Além disso, os arrays Dell Storage SC8000 suportam 62% mais flash para um total de 3 PB de capacidade flash num único array.

Disponibilidade:

  • Os arrays Dell Storage SC Series vão começar a suportar drives flash Mainstream Read-Intensive baseadas na tecnologia TLC 3D NAND em agosto de 2015.

 


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário