DataCore revela “O Estado do Armazenamento Software-Defined” enquanto motor da indústria

9944
1
Share:

A DataCore acaba de anunciar os resultados de mais um estudo com a sua chancela, lançando a quinta pesquisa anual sobre O Estado do Armazenamento Software-Defined. A pesquisa de 2015 explora o impacto mundial do SDS e transmite a experiência de perto de 500 profissionais de TI que atualmente utilizam e valorizam esta tecnologia para enfrentar os seus desafios mais críticos no que se refere ao armazenamento de dados.

O relatório revela vários negócios de grandes dimensões para a implementação do armazenamento software-defined durante este ano. Um total de 52% dos entrevistados esperam que o SDS prolongue a vida útil do seu equipamento de armazenamento existente e melhore a estrutura futura, permitindo-lhes absorver facilmente as novas tecnologias. Quase metade dos entrevistados esperam que o SDS evite que sejam vinculados a um único fabricante de hardware, reduzindo os custos com uma maior opção de compra de equipamentos de fornecedores mais competitivos. Operacionalmente, os entrevistados acreditam que o armazenamento software-defined simplifica a gestão dos diferentes tipos de armazenamento por meio da automação das operações freqüentes ou complexas. Isto é notável em comparação com as primeiras pesquisas realizadas, já que estes resultados mostram um maior reconhecimento dos benefícios gerados pelo armazenamento software-defined (redução CAPEX), complementando a economia em OPEX referenciada nos anos iniciais.

De acordo com o CEO da DataCore, George Teixeira, “este estudo lança uma nova luz sobre a forma como os profissionais de TI abordam as inovações relacionadas com o armazenamento. Os dados revelam que muitas Empresas e Organizações estão a afastar-se das funções de armazenamento relacionadas com um hardware específico e estão a receber CAPEX real e a economia de OPEX, além do poder de compra adicional, para não ficar limitados a um hardware específico ou ser forçados a fazer “novas compras” para modernizar a sua infraestrutura de armazenamento. Nele também se observa que as tecnologias mais promovidas como o armazenamento objeto, estão muitas vezes à margem dos programas-piloto, onde se espera avaliar o seu valor”; acrescenta ainda que “o armazenamento Software-Defined e o software de virtualização de armazenamento, no entanto, estão a fornecer os recursos que o mercado está a exigir na atualidade, como a disponibilidade contínua, um desempenho mais rápido e uma maior eficiência. Estes benefícios concretos ganham maior importância em 2015, cumprindo com as promessas futuras de tecnologias já provadas e de startups”.

Duas grandes surpresas estão também evidentes entre os resultados obtidos nesta pesquisa: a ausência das despesas de curto prazo em Big Data e igualmente, a reduzida penetração da Flash através das conclusões obtidas pelas 477 Organizações inquiridas. Facto que não surpreende é o aumento dos níveis de investimento em iniciativas de armazenamento Software-Defined reconhecido por garantir um retorno mais imediato. Os entrevistados deste estudo DataCore “Pesquisa sobre o Estado do Armazenamento Software-Defined” provêm de um conjunto diversificado de Empresas e Organizações, tanto em dimensão como em termos de sector, fornecendo informações estatisticamente significativas sobre a semelhança de necessidades do SDS numa ampla gama de ambientes TI. Os participantes estão localizados na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, e pertencem a uma ampla gama de mercados verticais, incluindo serviços financeiros, saúde, governo, manufatura, educação, serviços de TI e outras indústrias relacionadas. Cerca de 45% dos entrevistados são Organizações com menos de 500 funcionários, 31% com 500 a 5.000 funcionários, e 23% detêm mais de 5.000 funcionários.

A 2VG é atualmente uma das empresas portuguesas mais especializadas e ativas no que se refere à prestação de soluções e serviços integrados de Consultoria e Engenharia de Soluções em Virtualização e Formação em TI, pretendendo ser uma das referências nacionais enquanto parceiro de negócios privilegiado neste tipo de soluções. Para atingir tal finalidade, a DataCore Software tem-se revelado um forte aliado, sendo atualmente um dos principais parceiros tecnológicos da 2VG para a atração e captação de um maior número de oportunidades de negócio conjunto em Portugal.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário