Data Center da PT arrecada galardão de Design nos prémios de 2014 do Uptime Institute

7744
0
Share:

O Data Center da Portugal Telecom (PT), que já coleciona desde a sua inauguração em setembro de 2013 vários prémios de prestígio nacional e internacional, volta a ser premiado, desta vez pelos 2014 Brill Awards for Efficient IT, na categoria Data Center Design. Este é um galardão conferido pelo Uptime Institute, entidade que, recentemente, certificou o Data Center da PT ao nível da resiliência.

Nos 2014 Brill Awards for Eficcient IT, o Data Center da PT surge a concurso entre um universo de mais de 100 candidaturas oriundas de 19 países e distribuídas pelas diversas categorias abrangidas. No caso particular do Data Center da PT sobressaem os elevados níveis de eficiência energética conjugados com a exigente resiliência da infraestrutura. Estes níveis de eficiência são atingidos através das inovações do sistema de Freecooling e a construção modular do Data Center, sendo fatores cruciais na otimização do uso de energia da instalação. O parque fotovoltaico interno ao campus e o sistema Palmvein (controlo de acessos biométrico) do Data Center também são alvo de destaque na atribuição do prémio.

Este prémio adiciona-se a outros que o Data Center da PT tem vindo a ganhar desde a sua abertura: “Melhor Projeto de Engenharia” e “Prémio Sustentabilidade”, atribuídos pelos Prémios Construir; e “Prémio de Responsabilidade Ambiental”, atribuído pela Exame Informática. Adicionalmente, o Data Center da PT está internacionalmente certificado pelo Uptime Institute como Tier III.

Considerado de última geração, o Data Center da PT na Covilhã coloca Portugal no mapa mundo pela sua capacidade de alojamento e gestão inovadora e eficiente de infraestruturas IT e Cloud Computing. A infraestrutura instala mais de 50.000 servidores ligados à rede de fibra ótica da PT de alta velocidade. Projetado em 4 blocos principais e um bloco de suporte, correspondendo a um total de 75.500m² de área, o Data Center da PT contém 24 salas IT com 12.000m² de espaço amplo, com um rácio de Eficiência de Utilização Energética (PUE) de 1.25.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário