16490 0

CPLP celebra 18 Anos com apps com realidade aumentada

A IT People desenvolveu duas aplicações móveis, disponíveis para iOS e Android, para celebrar o 18º Aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente a app “CPLP 18 Anos” (baseada na plataforma Next Reality), e a app “Contos CPLP 18 Anos” (baseada na plataforma NavDoc).

A app “CPLP 18 Anos” incide no livro 18º Aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o qual foi apresentado na Conferência de Chefes de Estado de Governo da CPLP realizada em Julho de 2014, em Díli, Timor-Leste. Com recurso à tecnologia de realidade aumentada, a aplicação permite o acesso a vários conteúdos do Livro do 18º aniversário da Comunidade, permitindo ao utilizador conhecer, de uma forma diferente e mais inovadora, a força, a dimensão, a importância, e os principais marcos e protagonistas da CPLP.

Esta aplicação tem como base a plataforma Next Reality, da IT People, que é constituída por soluções aplicacionais que disponibilizam serviços de reconhecimento, gestão de conteúdos, estatística e referenciação de imagens ou objetos reais através da tecnologia de Realidade Aumentada.

Através da mais recente tecnologia, esta plataforma permite o enriquecimento dos produtos e marcas com informação digital em tempo real através da integração de experiências em Realidade Aumentada numa aplicação (iOS ou Android) existente. Para aceder a estes conteúdos, o utilizador terá apenas que descarregar a aplicação, fazer play e apontar o dispositivo móvel para as imagens do livro em papel ou versão e-Paper disponível em www.cplp.org. Poderá também consultar as atualizações regulares que a CPLP vai proporcionar.

Simultaneamente, foi também apresentada a app “Contos CPLP 18 anos”, que consiste num áudio-livro “Contos Tradicionais da CPLP”, que reúne contos oriundos dos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, acompanhados por narrações de vozes ilustres, ilustrações animadas da autoria de grandes artistas plásticos de todos os países da CPLP e canções infantis, interpretadas pelo Coro Infantil da Casa Pia de Lisboa. Trata-se de uma aplicação de navegação digital interativa para dispositivos móveis ou para computador baseada na plataforma NavDoc, da IT People. O NavDoc proporciona, de forma fácil e totalmente dinâmica, a navegação, interação de conteúdos digitais, entre os quais Livros, Catálogos, Brochuras , entre outros. Trata-se de uma aplicação Multiplataforma (Apple / Android / Computador) que permite a Integração de conteúdos Multimédia (RealTime) e que veio criar uma nova forma de comunicação digital.

O áudio-livro tem como destinatários miúdos e graúdos, com um enfoque especial no público mais jovem e nos professores, que poderão utilizar a aplicação em ambiente escolar ou educacional.

“Para além de dar vida aos conteúdos e de facilmente conseguir prender a atenção dos utilizadores pela inovação que oferece, estas apps espelham a forma como a plataforma Next Reality e NavDoc podem ser aproveitadas pelas organizações como ferramentas estratégicas, uma vez que permitem surpreender e criar campanhas inovadoras que atinjam os seus objetivos de marketing”, disse Eduardo Vieitas, CEO da IT People. “Estas plataformas têm a capacidade de aproximar os clientes das marcas e produtos através da criação de “Brand Lovers Experiences”.

A versão digital do livro e a aplicação do áudio-livro para o computador ou pen drive USB está disponível para download no portal da CPLP, podendo ser utilizada e partilhada mesmo sem acesso à internet.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

Investigadora do IST recebeu hoje Prémio Científico IBM 2012

Decorreu hoje, dia 24 de setembro, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, a cerimónia de entrega do Prémio Científico IBM, que distinguiu o melhor

Mulheres são mais activas do que os homens nas aquisições online

As mulheres são mais activas do que os homens nas aquisições online e o preço é um dos factores críticos de sucesso mais valorizado pelos consumidores, no processo

Festival IN e Projecto Marginal procuram 500 voluntários

No âmbito do Festival IN – Festival Internacional de Inovação e Criatividade, que se realiza entre os dias 14 e 17 de Novembro na FIL, e em parceria

Samyang Optics em Portugal pela Robisa

A Samyang Optics estabeleceu uma parceria de distribuição com a empresa Robisa (Rodolfo Biber, SA) para Portugal, Espanha e Andorra. Desde o dia 1 de Janeiro de 2015

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *