“Controlo por voz”, uma nova e pioneira funcionalidade IFS

10824
0
Share:

Os interfaces de utilizador dos sistemas ERP têm evoluído ao longo dos anos, mas ainda requerem a introdução de  texto  recorrendo  a  um  teclado  ou  dispositivo  móvel.  E  os  mais  recentes  avanços  na  tecnologia  móvel  e controlo por voz estão a abrir portas para novas formas de interação com o sistema ERP.

A  IFS  tem  vindo  a apostar nas  mais recentes tecnologias com o objectivo  de  aumentar  a  produtividade  na  utilização  das  suas  plataformas.  Assim,  a  empresa  desenhou  o Intelligent Personal Assistant (IPA), uma aplicação móvel que permite ao utilizador o controlo do IFS Applications através da voz, a partir do seu smartphone ou tablet. O processo foi criado para ter uma grande intuitividade, bastando  ao  utilizador  perguntar  ou  introduzir  a  informação  por  voz.  Na  eventualidade  de  o  sistema  não conseguir compreender o pedido, este irá guiar o utilizador relativamente ao que pretende e como pedi-lo. A resposta pode ser dada simultaneamente em mensagens de voz ou texto no ecrã.

Martin  Gunnarsson,  director  dos IFS Labs, o departamento da IFS responsável por encontrar novas formas de alargar  o  limite  do  que  os  sistemas  ERP  podem  e  devem fazer, reconhece existir uma crescente procura de soluções de controlo de voz nos sistemas ERP por parte das empresas. E vê ainda um forte potencial futuro para que se verifiquem significativos melhoramentos nesta tecnologia.

Após análise aprofundada às aplicações Siri, da Apple, e Cortana, da Microsoft, a IFS Labs desenhou o IPA para os que pretendem encontrar informação e concretizar notificações em IFS Applications através do recurso à voz. Segundo Gunnarsson, são diversas as situações em que os utilizadores podem beneficiar do controlo por voz:

–  Muitas tarefas requerem a utilização de ambas as mãos, ou a protecção das mesmas com luvas, e ao mesmo tempo que se necessita de aceder a informação armazenada no sistema ERP;
–  Quem viaja de carro passa seguramente muitos dias por ano preso no tráfego. Este tempo poderia ser empregue de forma mais produtiva recorrendo ao controlo de voz para aceder ao seu ERP;
–  Há um crescente número de utilizadores que se sentem profundamente atraídos pela forma rápida e fácil proporcionada pelo controlo de voz quando da pesquisa de informação num sistema ERP.

Resumidamente,  o  IPA  é  especialmente  útil  para  aquelas  empresas  e  sectores  que  requerem  que  os  seus colaboradores  estejam  permanentemente  em  trabalho  de  campo,  atribuídos  a  projectos  externos  fora  do escritório,  e  que  requeiram  um  interface  de  utilizador  com  dispositivo  mãos  libres.  O  Intelligent  Personal Assistant,  ao  facilitar  o  acesso  aos  dados,  está  indicado  para  aqueles  que  estão menos habituados a utilizar aplicações  ERP.  Adicionalmente,  não  é  necessário  saber  onde  está  localizada  a informação, o utilizador tem simplesmente de perguntar.

O reconhecimento de voz é uma tecnologia conhecida em outras soluções de ERP, embora limitado à gestão de armazéns. A IFS alargou a utilização desta tecnologia, aplicando-a à gestão de novos processos, como a busca de contactos  e  a  introdução  de  dados.  No  futuro,  esta  utilização  poderá  ser  alargada  a  outras  áreas.  A  nova funcionalidade do IFS Applications permite ao utilizador perguntar por qualquer informação contida no sistema de forma similar à que faz quando desenvolve uma pesquisa no Google. Também é possível dar comandos como, por exemplo, realizar o pedido para um cliente.

A aplicação IPA é actualmente um protótipo, encontrando-se em avaliação para inclusão como produto na próxima versão do IFS Applications.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário