Connect with us

Leak Business

Consumidores portugueses são os mais alternativos entre os europeus

Bruno Fonseca

Publicado a

A propósito do Dia Mundial da Poupança, que se assinala amanhã, o Observador Cetelem apresenta conclusões de um estudo no qual o consumidor atual surge num modo alternativo: com novas restrições financeiras, mais racional na hora de comprar, maiores preocupações pelo meio ambiente e sem dispensar a consulta de informação na Internet. Tendência cuja expressão é mais acentuada em Portugal, país que tem os consumidores com maiores intenções de trocas de serviços ou produtos (75% comparativamente com uma média europeia de 55%) e utilização de sites de compras em grupo (81% comparativamente com uma média europeia de 61%).

A crise económica é apontada pelo Observador Cetelem como o fator que ajudou a criar este consumidor mais consciente e responsável. Fator que leva 66% dos portugueses a colocar dinheiro de parte para proteção no futuro, em vez de consumir, e 95% a limitar as despesas ao essencial nos próximos anos (média europeia: 67% e 87%, respetivamente). Nesta análise, os portugueses estão ainda entre os europeus com maiores tendências de compra de produtos menos caros (como produtos de marca branca ou de distribuidores): 97% contra uma média europeia de 85%. “A crise incita as famílias a aproveitarem as oportunidades económicas para continuar a consumir melhor, mas com menos”, expõe o estudo.

Por outro lado, a Internet é considerada a ferramenta que tem proporcionado as grandes alterações nos padrões de comportamento do consumidor europeu. É um meio mais utilizado para otimizar as despesas e exigir mais, melhor e preços competitivos aos distribuidores. A análise do Observador Cetelem indica que 88% dos portugueses utilizam comparadores de preços na Internet (média europeia: 78%) e 41% espera recorrer com maior frequência às redes sociais no futuro para fazer compras (média europeia de 29%). Para um quarto dos europeus, as opiniões de estranhos na Internet sobre um determinado produto tendem a ter uma importância cada vez maior, em detrimento das opiniões das pessoas próximas que, para quatro em cada 10, deixariam de ter importância.

«A Internet aproximou os consumidores das marcas, o que as obriga a ter um comportamento mais responsável e contato direto com os seus clientes. Neste sentido, mesmo com o aliviar da crise, a revolução tecnológica já alterou definitivamente o ato de consumo tradicional e a imagem do consumidor vinculado, desinformado e condicionado deixará de existir no futuro», afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

O consumo torna-se também cada vez mais responsável ou sustentável, refletindo as preocupações pelo meio ambiente da sociedade atual. Os portugueses estão despertos para esta realidade e encontram-se entre os europeus que mais procuram reciclar: 88% já o fazem atualmente e 87% espera fazê-lo frequentemente no futuro (média europeia: 63% e 73%, respetivamente).

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias2 mins atrás

QNAP completa gama NAS de 9 baías com NAS multimédia TVS-951X

Após o lançamento da série TS-932X (equipada com um CPU da AnnapurnaLabs) e da série TS-963X (equipada com um CPU da AMD), a QNAP...

Notícias23 horas atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias23 horas atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...

Notícias23 horas atrás

MetLife seleciona LUCEP como vencedora do desafio Collab 3.0 EMEA

A MetLife anuncia a eleição da Lucep como a startup vencedora do seu programa de inovação global COLAB 3.0 EMEA,...

Notícias7 dias atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias7 dias atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...

Notícias1 semana atrás

OutSystems ganha prémio de inovação pelo terceiro ano consecutivo

A OutSystems  foi considerada a Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018 nos SIIA CODiE Awards. Estes prémios destacam empresas que,...

Notícias1 semana atrás

BI4ALL associa-se à DSPA

A BI4ALL é o novo membro da comunidade de associados da DSPA. Enquanto empresa líder no desenvolvimento de soluções de...