Conheça uma ligação óptica de 400 Gbps por comprimento de onda

8360
0
Share:

A France Telecom-Orange e a Alcatel-Lucent anunciam a implementação da primeira ligação óptica do mundo que oferece uma capacidade de 400 Gigabits por segundo (Gbps) por comprimento. Após um bem sucedido teste no terreno, esta ligação de 400 Gbps de comprimento de onda óptica está agora operacional entre Paris e Lyon. Nesta ligação, que foi implementada no ambiente operacional da France Telecom-Orange, representa um marco inovador para tecnologia de redes terrestres de longa distância.

Com uma capacidade quatro vezes maior do que as larguras de banda actualmente disponíveis e utilizando 44 larguras de banda, a nova ligação óptica pode transmitir até 17,6 Terabits por segundo (Tbps) de tráfego, no total.

Esta conquista reflecte o compromisso da France Telecom-Orange de aumentar o seu desempenho da rede de forma sustentável para ir aio encontro das necessidades de banda larga de alta capacidade e a flexibilidade adicional necessária para o seu mercado de massa e clientes empresariais. Assim, para as empresas, o desenvolvimento das infra-estruturas de redes para desenvolver as utilizações actuais. Favorecem igualmente a aparição de novas utilizações que exigem velocidades significativas e grande fluidez, como vídeo (vídeo on demand, telepresence).

A RENATER, O Grupo de Interesse Público que gere a rede de telecomunicações para a Tecnologia, o Ensino e a Investigação, instituição ‘cliente’ da Orange Business Services será o primeiro a testar o funcionamento desta evolução tecnológica.

Patrick Donath, Managing Director da RENATER, explica: como parte do nosso programa de inovação, pretendemos testar esta ligação de fibra óptica em condições reais, utilizando-a para a rota de tráfego através de uma das nossas artérias backbone principais entre Paris e Lyon. Esta ligação transporta a maior parte dos dados científicos franceses, que passa através da nossa rede. Esta fase piloto também tem como objectivo testar o equipamento de comutação mais recente fornecido por grandes OEMs em redes a funcionar com esta capacidade e também nos permitirá antecipar a arquitectura de rede da RENATER nos próximos anos. Uma rede de 400 Gbps é um passo importante para as redes e os projectos de pesquisa futuros.

Didier Duriez, Senior Vice-President International and Backbone Networks Factory da France Telecom-Orange, explica: esta descoberta aumentará consideravelmente a capacidade da nossa rede de fibra óptica ligando as duas maiores regiões económicas em França. Ao implementar uma ligação de 400 Gbps, a France Telecom-Orange dá continuidade ao seu investimento no desenvolvimento de infra-estrutura de alto débito para suportar o aparecimento de novas utilizações, como conteúdos multimédia, redes sociais e cloud e garantir a qualidade de transmissão, mantendo uma economia de custos.

Philippe Keryer, Presidente Networks & Platforms disse: “A utilização por parte da France Telecom-Orange da nossa solução óptica de 400 Gbps, baseada no nosso serviço Photonic Service Engine 400 Gbps, ressalta a urgência de uma nova largura de banda, de serviços residenciais e empresariais com um alto desempenho, como conteúdo multimédia on-demand, redes sociais e serviços Cloud. Esta última conquista é uma demonstração da capacidade de inovação da Alcatel-Lucent e da France Telecom-Orange um testemunho da longa parceria formada entre estas duas empresas. ”

Além disso, esta inovadora tecnologia, que economiza energia, vai ajudar a France Telecom-Orange a cumprir o seu compromisso de reduzir o seu consumo de energia e ao mesmo tempo optimizar custos de operação e manutenção de rede.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário