16684 0

Confirmados Parceiros de Pagamentos no GSMA NFC Experience

No âmbito da NFC Experience no Mobile World Congress  quatro parceiros juntam-se para oferecer uma experiência de pagamento móvel contactless

A CaixaBank, Gemalto, Telefónica e a Visa Europe irão oferecer uma aplicação de pagamento a 3.500 delegados no Mobile World Congress, que tem lugar de 25 a 28 fevereiro, em Barcelona. A aplicação, desenvolvida pela Telefónica Digital, vai permitir que os delegados façam pagamentos móveis contactless através de um cartão pré-pago desenvolvido especialmente para pagamentos móveis, capaz de funcionar com a tecnologia de pagamentos contactless da Visa. O cartão é emitido pela MoneyToPay, a nova subsidiária no negócio dos pré-pagos, criado pela CaixaBank.

Os delegados vão experimentar este serviço através de um smartphone Xperia ™ fornecido pela Sony Mobile Communications e utilizando tecnologia desenvolvida pela Telefónica Digital.

A aplicação está pré-carregada com 15 euros, permitindo que os delegados possam fazer pagamentos através dos terminais de pagamentos contactless na Fira Gran Via. Para além disso, a aplicação irá permitir pagamentos em qualquer ponto de venda disponibilizado pela CaixaBank em Barcelona incluindo 16.000 terminais de pagamento contactless em lojas, centros comerciais e mercados da cidade, bem como em 1.000 táxis.

Michael O´Hara, Chief Marketing Officier na GSMA, afirmou: “A GSMA está muito contente com o lançamento da NFC Experience no Mobile World Congress 2013, oferecendo aos participantes a oportunidade de experimentar em primeira mão o potencial que a tecnologia NFC apresenta, tanto no MWC como na cidade de Barcelona. Esperamos que todos os participantes tenham a oportunidade de experimentar os inúmeros benefícios da tecnologia NFC, desde o acesso local às transações no retalho, transportes e muito mais.”

Sandra Alzetta, Senior Vice President da Visa Europa, afirmou: “Os números de transações contactless quadruplicaram em toda a Europa em 2012 e irão quadruplicar novamente este ano. No Reino Unido existem perto de 4 milhões de transações contactless mensalmente. Há uma evolução natural de cartões contacless para dispositivos móveis e temos assistido a uma resposta fantástica dos mercados onde este serviço está disponível.”

Miguel Ángel Pozuelo, chefe de novos produtos e serviços da CaixaBank afirmou: “A estratégia de inovação é crucial para a CaixaBank. O desenvolvimento de novos produtos de pagamento tem como objetivo dar resposta a todos os tipos de necessidades dos seus 13 milhões de clientes. A CaixaBank promoveu a criação da Money to Pay, a primeira operadora espanhola de dinheiro eletrónico, exclusivamente para o setor do cartão pré-pago, com o objetivo de impulsionar novos métodos de pagamento ligados ao desenvolvimento tecnológico, como os dispositivos móveis da NFC e carteiras online.”

Jean-Claude Deturche, Senior Vice President Mobile Financial Services na Gemalto, afirmou: “Repleto de atividades e pessoas movimentando-se de reuniões para demonstrações, o MWC é o ambiente perfeito para experimentar a velocidade e conveniência dos serviços contacless. A Gemalto é a base de 50 projetos mobile NFC, em parceria com empresas líderes mundiais em diversos setores como: Operadores Móveis, Bancos, Retalhistas, Transportes e Prestadores de serviços. A adoção global deste serviço está a caminho com os pagamentos a serem um dos pilares do ecossistema NFC.”

Fernando Abella, Head of Telefónica Digital em Espanha, afirmou: “A Carteira tecnológica da Telefónica Digital permitirá aos nossos clientes realizar pagamentos com o seu telemóvel de forma fácil e segura. A Telefónica está empenhada em oferecer ferramentas de pagamento móvel aos seus clientes em toda a Europa, incluindo o lançamento de serviços NFC nos mercados chave, como Espanha”.

O potencial de mercado da NFC é significativo – cerca de 1,5 mil milhões de aparelhos SIM terão sido vendidos no mundo entre 2010 e 2016, apoiando operações de mais de 50 mil milhões de dólares a nível mundial no mesmo período*, sendo este um movimento em crescimento. Além disso, a implementação de terminais de ponto de venda NFC está a aumentar exponencialmente, passando de 3,9 milhões em 2011 para 43,4 milhões em 2017, altura em que 53% de todos os terminais de ponto de venda em todo o mundo estarão preparados para NFC.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Alidata debate redução de custos e aumento da eficiência nas empresas

A Alidata vai estar presente na 24ª Convenção da Anecra – Associação Nacional das Empresas de Comércio e da Reparação Automóvel – no Centro de Congressos de Lisboa,

GSTEP distinguida como uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal

A GSTEP foi distinguida pela prestigiada revista EXAME como uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal. O processo teve início em março e foi realizado a

Vodafone Portugal integra maior comunidade de executivos de TI na Europa

A CIONET dá as boas-vindas ao seu mais recente Business Partner em Portugal – a Vodafone Portugal junta-se a maior rede europeia e latino-americana de executivos de TI.

ITSector investe no aumento da capacidade de produção em Portugal para crescer nos mercados europeus

A ITSector está determinada a conquistar quota de mercado em países como França, Inglaterra, Suíça, Alemanha e, para tal, vai investir no aumento da sua capacidade de produção

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *